16 de fevereiro de 2010

Percy Jackson e os Olimpianos - O Ladrão de Raios - Livro vs. Filme


O Ladrão de Raios foi outro caso de "não julgue um livro pela capa".
Bati o olho, adorei a sinopse mas - como sempre - tinha outro na fila de livros antes dele. Só depois de ver o trailer do filme baseado na série percebi que não podia esperar mais para tê-lo em mãos.
O primeiro volume da série ganhou vários premiações, entra elas Best-seller do New York Times
e Publishers Weekly e Melhor livro Juvenil da American Library Association.

A estória é contada por Percy - ou Perseu, seu nome verdadeiro - Jackson, o protagonista. Ele vive com a mãe e o padrasto e está cursando a sexta série em uma nova escola.
Acontece que Percy foi expulso das escolas anteriores por mau comportamento.

Quando as coisas pareciam ir bem, Percy faz uma excursão com a escola, lugar onde sua professora de matemática, a Sr. Dodds, se transforma em uma criatura gigante e feia e tenta matá-lo. É aí que ele descobre ser um semi-deus, nome dado à filhos de deuses com humanos.
As coisas não andam nada bem no Olimpo. O Raio de Zeus foi roubado e Percy é o seu principal suspeito.
Para se proteger até estar pronto para enfrentar os monstros que atrái, Percy e Grover - seu guardião - precisam chegar a colina Meio-Sangue, o único lugar onde Percy estará seguro. Lá conhece Annabeth, filha de Atena, e tornam-se amigos.
Os três recebem a missão de encontrar e devolver o Raio para Zeus antes do solstício de verão, ao contrário, começará uma grande guerra entre os Deuses do Olimpo.

Este livro é cheio de aventuras, só senti falta de um pouco de romance.

Livro vs. Filme.

O filme é bom. Só não espere fidelidade total ao livro.

Acredito que Harry Potter não tem o que temer, pois o filme baseado no livro "O Ladrão de Raios", na minha opinião - que li o livro antes de assistir ao filme -, deixou um pouco a desejar.
O ponto crucial foi que o verdadeiro vilão da estória não é, nem ao menos, mencionado no filme. Outros detalhes, talvez nem tão importantes, como o cabelo de
Annabeth, que no livro é loiro, a idade dos personagens, e Chris Columbus ter deixado Ares - o deus da guerra - e Clarisse - sua filha encrenqueira - de fora podem deixar os fãs dos livros de Rick Riordan irritados.

Mas, como tudo tem seu lado positivo, uma das coisas que mais me agradou foram as divertidas piadinhas de Grover, nas horas mais impróprias! Uma Thurman estava linda de Medusa e os - de- efeitos especias foram muito bons.
Alguns fatos foram adicionados a trama para dar ritmo e nexo a estória. Vamos combinar que não é possível que sejam colocados todos os detalhes de um livro num filme de apenas 2 horas.
Para os fãs da série, só nos resta esperar que o verdadeiro vilão seja revelado nos próximos filmes.

E vocês, o que acharam?

Compartilhe

  • Delicious

29 comentários:

  1. uuuuh. Adorei.
    Eu não li o livro ainda... Mas eu quero ler.
    Parece que verei o filme primeiro..

    Bom, a estória me parece ser muito interessante, e algo que realmente consegue prender o leitor.
    Fará muito sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Eh, eu ando meio decepcionada com os filmes baseados em livro. A gente espera um tempão, vê o trailer umas 423 mil vezes, pra depois assistir algo com um monte de cortes, e que sempre deixa a desejar alguma coisa, embroa eu ainda não tenha assistido o filme, e nem lido o livro (mas cada vez to mais curiosa pelos dois). Vou ler o livro primeiro, com certeza, e torço pra que o filme seja bom. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Uauuu.. parece ser bem interessante, vou conferir o filme primeiro...

    Bjus..

    ResponderExcluir
  4. Nossa amei tua resenha tanto do livro quanto do filme. amei mesmo . eu tó mega anciosa para ver o filme.

    ResponderExcluir
  5. Oii Carol,
    queroo muitooo ler o livro e ver o filme! hahaha
    Mas acho que vou ver o filme primeiro! hauhauhauha ^^ :D
    ótimas resenhas! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Mila: é muito boa mesmo, deuses gregos, mitologia hehe

    Bruna Britti: É verdade mesmo, a maioria dos filmes que estão sendo baseados nos livros cortam umas partes que a gente só pode dizer: POOOR QUÊÊ?

    Mariane: O filme é bom sim, vai rir muito com o Grover!

    Karlinha: Brigadão Karlinha! :D

    Giu Fernandes: Oii Giu, muito obridada! Depois me diz o que achou dos dois hein?

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Pretendo assistir ao filme essa semana, não estava sabendo de tantas mudanças, eu queria ver o Ares e a Clarisse :(
    Adorei a resenha!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Cláudia: Cláudia que bom que você gostou! Eu também estava mutio ansiosa para ver Ares e Clarisse, quem sabe eles não aparecem nos próximos filmes né?! Bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Carol!
    Vim dizer "obrigada" pela sua adesão a brincadeira e também para conhecer seu cantinho...
    Adorei! Estou seguindo...
    Beijos,
    Náh

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei do filme mas de uma maneira diferente do livro. Para mim são totalmente diferentes, mas a partir do momento que a gente se desprende um pouco do livro, dá pra curtir muito o filme. Adorei a atuação da Daddario, apesar dela não ser minha Annabeth. A Annabeth do filme é completamente diferente da Annabeth do livro, mas eu gostei das duas. E o Brandon como Grover ficou hilário!
    Adorei o blog.
    :*

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da resenha e do post. Gostei pra caramba do livro, mas ainda não tive oportunidade de ver o filme. Já me disseram que é muito diferente. Já estou te seguindo! Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Náh: Que bom que gostou :D Aliás adorei a brincadeira literária, viu?!

    Iris: Obrigada! Concordo com você, temos que pensar no livro e no filme como coisas diferentes. Dessa forma, o filme é ótimo. Adorei o Grover tb!

    Karine: Quando ver o filme, volta aqui pra dizer o que achou viu?

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Ei Carol,
    Seu blog está muito legal parabéns ;)

    Eu amei este livro mas o filme eca, fiquei com muita raiva. Fora isso q vc fala ainda tem aquelas pérolas sem noção e aquele super carro en rsrsrs

    Estou te seguindo tbm :)

    bjoo

    ResponderExcluir
  14. Nanda: Nanda obrigada por vir fazer uma visitinha hehehe. É verdade oque foi aquele super carro? kkkk

    bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol,
    Acho que você já sabe que eu sou uma super fã da série e inclusive já li até o quarto volume. Infelizmente ainda não assisti o filme, mas ouvi muito comentários de que fãs dos livros ficaram decepcionados! Mas acho que essa é uma reação muito comum e que acontece com a maioria dos livros de sucesso. E inclusive, quando o primeiro filme do Harry Potter foi lançado, muita gente criticou! Como você disse, é impossível trazer tantos detalhes assim num filme de duas horas. Quando o Senhor dos Anéis foi lançado, muita gente disse que o Tolkien devia estar se remoendo no túmulo, mas no final os filmes foram vencedores de não sei quantos Oscars, né?! hehehehe
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  16. Mila: (Olha eu com intimidade haisahisa)Adorei seu comentário! Difícil mesmo agradar a gregos e troianos. O bom é levarmos o filme como um acréscimo do livro. E escolhermos, depois, qual gostamos mais :D

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Nossa, eu adorei o filme! Eu e uma amiga saímos do cinema e fomos direto pra uma livraria comprar o livro! hauahu Estou esperando ela terminar a leitura pra me emprestar, seu post me deixou com mais vontade ainda de ler, adorei :D beijão

    ResponderExcluir
  18. G.G: Que legal você gostar do filme, sempre existem os dois lados né? Depois me conta o que achou bjs!

    ResponderExcluir
  19. Comecei a ler esse livro ontem. Comprei pra meu sobrinho, mas não resisti e comecei a ler antes de dar de presente. kkk

    ResponderExcluir
  20. Legal, gostei e agora to curioso e louco para ler esse livro, e olhar o filme!

    ResponderExcluir
  21. Lissandra: hahaha a gente nao se controla, não é mesmo?

    Fábio: Hehe! é bem legal viu Fábio, acho que você vai gostar!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Oi Carol!
    Estou louca para ler e assistir o filme. Mas primeiro tenho que ler, porque geralmente, quando o filme é baseado em livro, não fica tão bom assim, mas é legal porque daí da para você ver se aquilo que tinha imaginado enquanto lia, é parecido com o que mostra no filme!
    Muito legal o seu blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Carol!
    Estou super ansiosa pra ver o filme,mesno sabendo
    que vou me decepcionar muito com o filme.Espero que eles não tenham cortado partes importantes do
    livro.Como assim cortaram Ares e Clarissa do filme?Vão ter que colocá-la no filme,já que no último livro ela tem uma participação importante.
    Carol,amei o seu blog,estou te seguindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Eu ja estou no terceiro livro da serie, é muuuito bom.Bem melhor que o filme.Cada vez que começo a ler esse livro nao consigo parar, a historia é muito envolvente!

    ResponderExcluir
  25. Eu toda a série, eu realmente me decepcionei com o filme, eu prefiro muito mais o livro mesmo, o ultimo eu li duas vezes [:

    ResponderExcluir
  26. Eu vi o filme primeiro e amei, sério ahei bem legal, logo depois eu comprei o livro e quando terminei de ler fiquei com raiva eu achei legal o filme, mas não posso comparra-lo ao livro nem parece ter sido baseado no Ladrão de Raios, claro que o assunto é o mesmo mas a história foi totalmente alterada, não acho o filme ruim, afinal o livro tem muitos acontecimentos, realmente poderia ter sido melhor o vilão poderia ter pelo menos uma pontinha no filme! Emfim eu acho que tanto o filme quanto o livro são ótimos mas continuo do lado do livro que eu amei de paixão e estou louquinha pra terminar de ler os livros da série

    ResponderExcluir
  27. Primeiro eu li o livro e depois vi o filme e , apesar de um ser bem diferente do outro, gostei dos dois, já que a mitologia Grega é uma coisa que me interessa profundamente.
    Quanto ao romantismo, deixou a desejar sim.Mas isso é só no primeiro livro, porque no segundo, Percy e Annabeth já estão mais próximos, mas não admitem que se gostam.

    ResponderExcluir
  28. Já li toda a serie do Percy Jackson, e com certeza, o filme teve muitas mudanças, desde o real motivo da missão até a aparência das personagens. Apesar disso, filme e livro são muito bons, onde a trama é constituida por humor e aventura!!

    ResponderExcluir
  29. ja estou no quarto livro da serie e é muito loko, nesse q estou lendo tem varias revelações sobre pecy e anabeth.
    não vou contar mais nada pra não estragar a surpresa!!!!

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo