3 de março de 2010

Entrevista Nacional: Laura Henriques!

Oiii pessoal! Consegui fugir um pouquinho das lições, trabalhos e estudos para provas (essa semana tá complicada!) para vir postar pra vocês a entrevista com a autora Laura Henriques. Sim. Do livro A Bonitona Encalhada!

Agradeço a atenção da Laura, e deixo o endereço do blog dela pra vocês visitarem: A Bonitona Encalhada.

Laura Henriques é uma Jovem escritora, cheia de sonhos, desejos e teorias sobre a vida e os relacionamentos. Tentando ver seu cotidiano pelo lado mais leve, fazer seus dias e os dias de suas amigas mais felizes, e entender de forma bem-humorada os bonitões dos dias de hoje, começou a escrever emails que se transformaram num blog e, hoje, dão origem a seu primeiro livro. (contra-capa, aba, do livro A Bonitona Encalhada.)

O.P.: Primeiramente gostaria de agradacer a você, Laura por aceitar fazer essa entrevista (diretamente da Escócia, hehe!).
L.H.: Nossa, muito obrigada você! Fiquei super feliz com o convite!

O.P.: Como surgiu a ideia de criar o blog que deu origem ao livro A Bonitona Encalhada?
L.H.: Meu sonho desde crianca era ser escritora, mas eu tinha muita vergonha das coisas que eu escrevia. Assim, minhas amigas liam e gostavam, mas eu nunca achava que era legal mesmo (achava que, por serem minhas amigas, as pessoas não eram totalmente sinceras, com medo de me magoar). Então, uma amiga minha, publicitária, me sugeriu criar um blog, em que eu postaria os textos e veria a reação de terceiros, pessoas que nunca tinham me visto. No começo, o blog era anônimo, eu so assinava Laura H. Não tinha foto nem email, nada. Mas depois, com o tempo, comecei a me expor mais, me soltar, e o blog foi virando uma mistura de textos, pensamentos, noticias, novidades, um pouco de muitas coisas...

O.P.: Algum fato te influenciou na escolha do nome "A Bonitona Encalhada"?
L.H.: Essa é uma longa historia. No primeiro post eu conto direitinho... mas, resumindo, eu estava assistindo com meu pai um programa de Tv que se chama Tres Noivas Gordas e um Vestido Magro. É um reality show, em que três moças gordinhas tem que emagrecer pra ganharem um vestido lindo de casamento...Ai, eu estava assistindo e meu pai disse assim: mas essas mocas tem noivo? E eu disse que sim, que pra inscrever no programa, tinha que ter noivo, data, tudo...Ele riu e disse: as gordinhas estao todas casando, e a bonitona aqui de casa encalhada... E ai, eu fui contando o caso pras amigas, elas começaram a me chamar de bonitona (felizmente, bonitona encalhada e muito grande, fiquei so com a parte boa do apelido, rsrsrsrsrsrsrs). Ai, quando decidi criar o blog, não tive dúvidas!

O.P.: Você cursou direito e é advogada. Tornar-se escritora foi um sonho que surgiu antes ou depois?
L.H.: Acho que ser escritora e o maior sonho da minha vida, desde sempre.

O.P.: O que achou da experiência de ter escrito um livro e qual parte você mais gostou de escrever?
L.H.: Nossa, que pergunta difícil! Cada parte foi escrita num momento, mas eu gostei muito de escrever o texto das Jabuticabas Congeladas, que e sobre meus avós, porque e uma história real e reflete bem o que eu penso sobre o amor, sabe?

O.P.: Você pretende, ou tem em mente, escrever outro livro? (Diz que sim!...)
L.H.: Ah, eu gostaria muito! Tenho algumas ideias novas, mas assim que elas tiverem mais encaminhadas eu prometo que dou notícias!

O.P.: Acompanho seu blog e li que agora Laura Henriques é uma bonitona casada! E está morando na Escócia. O que você está achando de mudar de país? Aí é muito diferente do Brasil?
L.H.: Nossa, morar fora e uma experiencia e tanto. A comecar pelo clima (gelado!!!) a Escócia e muito diferente do Brasil. Felizmente, os escoceses são muito simpaticos e atenciosos, o país é lindo e eu recomendo a todos que queiram conhecer que venham aqui. A parte mais difícil é a saudade enooooooorme que eu sinto das minhas amigas e da minha família, mas pretendo voltar pro Brasil ano que vem... se Deus quiser!

O.P.: Uma autora que você admira e seu livro favorito é?
L.H.: Uma so? Clarice Lispector. Felicidade Clandestina.

O.P.: Uma mensagem para todas as Bonitonas que estão lendo esta entrevista?
L.H.: Sabe, parece um pouco batido o que eu vou dizer, mas independentemente de qual for seu sonho: acredite nele. Nao existem roteiros prontos, nem fórmulas de felicidade, sabe? A gente tem que se conhecer e descobrir qual e o nosso caminho, o que nos faz felizes... Muitas vezes as pessoas me perguntam qual e a fórmula para desencalhar...e eu acho que não tem formula, não tem receita...nem tem que desencalhar necessariamente. O dia mais feliz da minha vida foi o dia do lançamento do meu livro. Não se compara com nenhum outro dia (e olha que o dia do meu casamento foi muito feliz tambem, viu?). Mas é porque foi um dia muito sonhado, muito esperado. Antigamente eu achava que enquanto não escrevesse uma coisa consistente, filosofica, literaria como os textos da Clarice Lispector eu não merecia publicar nada. Mas depois, comecei a pensar que eu tinha que ser eu, e reconhecer que, apesar de eu não ser uma grande escritora, que eu poderia ter meus meritos tambem e que alguém poderia concordar com as minhas ideias, porque tudo o que eu escrevo e do coraçãoo, sabe? E que, sendo assim deveria haver alguem que sentisse coisas parecidas. O segredo e saber levar a vida com bom humor, encontrar alegria nas pequenas coisas e valorizar o que temos de bacana.

O.P.: Obrigada Laura, fiquei realmente muito feliz por ter essa oportunidade. Finalizo a entrevista te desejando muito sucesso, você merece!
L.H.: Muito obrigada e muito sucesso para voce tambem!
beijocas, Laura.


Clique aqui para ler a resenha que fiz sobre o livro A Bonitona Encalhada.

P.s.:Logo logo volto com a resenha de Carie, A estranha e uma nova área para o blog :D

Compartilhe

  • Delicious

8 comentários:

  1. Nossa Guria amei a entrevista eu já tive a oportunidade de falar com a Laura por email, e ela é um amor sabe?
    Vem cá ela está na escócia, que chique que doer!
    Amei tua entrevista , amei saber mais um pouco da Laura.
    E guria eu sei o quanto é dificil estudar( faculdade) tem uma vida social e familia e um blog, mais acredite vale muito a pena.
    Bjinhos
    Karlinha.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!

    Adorei a entrevista!

    Muito interessante o modo como ela teve inspiração para escrever o livro.. Através de um programa de televisão..

    Uaau, bonitona casada e morando na Escócia :D

    Parabéns pelo seu blog, e a entrevista ;)

    ResponderExcluir
  3. Ual, que bacana. Ela é super simpática. Adorei a entrevista. Obrigada por compatilhar conosco essa experiência. ;)

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista!!! Parabéns pela iniciativa!!!
    A Autora me pareceu muito simpática e acgora estou com mais vontade ainda de ler o livro dela!!!!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  5. Karlinha: Ela é um amor mesmo! Olha é verdade, escola é dificil mais o blog vale a pena msmo :D

    Mi: Obrigada Milaa :*

    Dominique: E não é? Obrigada fofa :D

    Mila: Hahaha essa era a intensão!

    Obrigada mesmo, vocês sabem como são importantes né?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da entrevista com Laura Henriques.
    Também adorei o post com a Poesia de Clarice Pacheco, convidando para viajar pela leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol!


    Obrigada pelo convite pra conhecer seu blog, adorei :)

    Já acompanho o blog da Laura e o livro está na lá em casa, só esperando uma brechinha na fila gigantesca!
    Gostei d+ da entrevista.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Carol,

    Atrasada mais aqui estou rs

    Adorei saber mais sobre a autora, como eu te disse eu quero ler este livro, adoro o título (afff rsrs).

    bjoo

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo