1 de setembro de 2010

Resenha: Poderosa

"Diário de uma garota que tinha o mundo na mão."



Título: Poderosa
Autor: Sérgio Klein
Editora: Fundamento
Número de páginas: 192
Sinopse: O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor.

Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz conseqüências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle.

Para participar desse jogo, não é preciso ter a idade de Joana Dalva nem sentir na pele os conflitos e as espinhas da adolescência. Este romance de Sérgio Klein destina-se a todos os que ainda acreditam no poder transformador das palavras.

Alguns anos atrás, uma amiga tinha lido Poderosa e adorado. Não sei porque, mas o livro não me interessou muito naquela época... E como eu me enganei! O livro é muito bom, quem me acompanha no twitter, viu que eu terminei a leitura dele ontem mesmo e já postei minha opinião (mas a nota vai estar no fim do post, ok?)

Joana Dalva é uma garota de 13 anos comum. Epa! Comum até um certo ponto. Ela vai a escola, tem uma amiga chamada Leninha e acha o professor de história um deus grego! Mas ela percebe que tem um talento especial para literatura, quando cria um novo final para a história de Joana D'ark no seu trabalho de escola: Tudo o que ela escreve com a mão esquerda se torna realidade! Inclusive o fim, ou quase-fim de sua xará, Joana D'ark.

Ao descobrir essa nova possibilidade, de alterar a sua realidade, Joana tenta ajudar o casamentos dos pais a pedido da mãe e resolve dar uma nova oportunidade para a avó... só que quase nada sai como o esperado! Além do mais ela precisa descobrir se Luís Augusto, o carinha mais bonito da classe, gosta dela de verdade e ainda aguentar a menina mais metida da escola, Danielly, dando emcima dele, o seu quase-futuro-namorado!

Quem está procurando por uma leitura leve pode parar de procurar! "Poderosa" é um livro super fofo e divertido. E não (ainda bem ), o livro não é escrito na forma de diário com datas e horas, rs. No início achei Joana meio infantil mas ao longo da história fui gostando cada vez mais dela. Outra personagem que gostei de mais foi a vó Nina!

Acho super interessante essa possibilidade de poder mexer com o futuro, mudar a seu gosto, e fiquei grudada no livro para saber o que Joana faria a seguir, e mal posso esperar para saber o que ela fará quando for crescrendo, amadurecendo... Será que ela irá se meter com questões importantes do mundo, ou só mudar as coisas a sua volta? Nem preciso dizer que estou ansiossíssima para ler Poderosa 2!

Um pouquinho sobre o autor:
Sérgio Klein: Autor de contos e poemas premiados no Brasil e no exterior. Recentemente recebeu o Prêmio Casa da América Latina, conferido pela Radio France Internacionale, de Paris. *

Infelizmente, o autor da série Poderosa faleceu há pouco tempo mas, mesmo assim, acaba de ganhar uma nova fã literária. Como diria minha mãe, "tiro meu chapéu" para a narrativa cativante e inteligente de Sérgio Klein.

Você pode ler a homenagem que a Editora Fundamento fez para o autor no blog.

*texto retirado do site da Editora Fundamento.

Compartilhe

  • Delicious

7 comentários:

  1. adorei a resenha ficou perfeita.

    ResponderExcluir
  2. adooorei a resenhaaaa*-*-*-*-*
    to curtiiooosa pra ler *-*
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!
    Li esse livro há uns quatro anos, acho. Como eu gostei!
    Tinha dado de presente de aniversário pra minha amiga, e ela adorou, aí disse que precisava ler, e me emprestou. Ela estava certa, o livro é ótimo!
    Ainda não li os livros da sequência, mas espero não demorar muito!
    É mesmo uma pena que o autor tenha deixado nosso mundo, né?

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei. Eu também nao tinha me interessado muito nesse livro na época.. Também porque tudo o que sabia dele era que "a menina escrevia e virava realidade", mais nada, rsrs. Mas depois de ler a resenha, bateu vontade de conhecer mais a fundo a história.
    Bjss.

    ResponderExcluir
  5. Aí está uma série que sempre tenho vontade de comprar, mas acabo comprando outra coisa!! Vou ver se me animo na próxima vez que for na livraria!!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  6. Ja peguei esse livro varias vezes na mão..mas acabo levando outro :(
    Não por falta de vontade de ler..falta de dinheiro mesmo :DD mas qualquer hora ele vem pra casa.
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Hummm, estou curiosa. Parece ser bem legal.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo