9 de janeiro de 2011

Resenha: A Bandeja - Qual Pecado Te Seduz?



Título: A Bandeja - Qual Pecado Te Seduz?
Autor: Lycia Barros
Editora: Danprewan
Número de páginas: 251
Ano: 2010
Sinopse: A Bandeja conta a história de Angelina, jovem de 19 anos, que ao entrar para a universidade, inicia um apaixonado envolvimento amoroso com um de seus professores, Alderico – mais conhecido por Rico. Por conta de toda a avassaladora e descontrolada paixão que envolve esse relacionamento, Angelina começa a viver somente para Rico, colocando seus estudos, seus amigos, sua família, sua religião e até mesmo a si própria em segundo plano. Angelina é evangélica por tradição familiar e não exatamente por convicção religiosa.
Porém, inesperadamente, tem um estranho sonho, cujas revelações possuem um forte e marcante significado, que ela somente conseguirá compreenderá mais tarde. Quando a grande verdade é revelada para Angelina no momento certo, ela finalmente compreende o que significa o amor de Deus em sua vida.
Leia o primeiro capítulo aqui.

"A Bandeja" foi o primeiro livro considerado cristão que eu li, já que o mais perto que tinha chegado disso era com os livros do Nicholas Spaks onde, na maioria das vezes, os personagens têm alguma ligação especial com Deus.

Estava receosa no início, e logo após ler a sinopse fiquei pensando se livro seria maçante no sentido de ficar impondo a todo o momento ensinamentos e mensagens, mas me enganei (ainda bem!).

Angelina é uma garota de família religiosa que está saindo da casa dos pais em Petrópolis, temporariamente, para cursar a faculdade no Rio de Janeiro. Chegando lá, ela se acomoda no quarto de uma garota que está longe de seguir os preceitos que Angelina tanto preza e um garoto aparece no seu caminho. Na verdade esse garoto é um pouco mais velho que a nossa protagonista, mas isso não impede que os dois comecem uma arrebatadora paixão.

Como numa primeira paixão - ou primeiro amor, quem não teve o seu, vai ter um dia - Angelina se vê deslumbrada pelas sensações, emoções e sentimentos novos e acaba negligenciando de seu contato com a família e outras coisas que eram importantes pra ela. Isso, é claro, não poderia acabar bem.

O mistério do livro gira em torno dos sonhos persistentes de Angelina, onde vários anjos a estão esperando em pé numa escadaria, cada um com uma bandeja contendo um objeto do seu interesse nas mãos. A cada vez que um sonho começa, só conseguimos pensar qual será o próximo objeto que ela encontrará sobre a bandeja. Segue um trecho:

“Subitamente, enxerguei uma escada de sete degraus, que descia em direção a uma floresta distante. Era como se eu estivesse no segundo andar do parque. Do lado esquerdo de cada degrau da escada havia sete homens altos e vestidos de branco. Todos olhavam na minha direção. Na minha concepção, pareciam anjos. Cada um deles segurava uma bandeja de prata e em cima delas havia uma maçã. Por algum motivo insondável, aquelas não eram como as outras maçãs. Eram magnificamente vermelhas e extremamente aromáticas, reluziam ao sol ainda mais do que a própria bandeja, destacando-se na paisagem verde. Seu perfume me atraiu intensamente. Incitada, resolvi me aproximar e desci o primeiro degrau, pois cobiçava vê-las mais de perto. O primeiro homem estendeu a bandeja para mim e, amistoso, ofereceu-me. Retribuí a simpatia, mas fiquei em dúvida se deveria pegá-la. Ele se posicionou diante de mim, fitando-me nos olhos, e mais uma vez ofereceu-me a fruta. Ela era tão apetitosa, e eu estava com tanta fome... O desejo de obtê-la era quase inevitável. Argumentei comigo mesma que não haveria problema em somente tocá-la e o aparente anjo continuou me encorajando. Trouxe-a para mais perto da boca e fechei os olhos, inspirando profundamente. Não podia resistir a tamanha formosura. Queria ter liberdade de comê-la, não vi nada nem ninguém que pudesse me impedir...”

"A Bandeja - Qual Pecado Te Seduz?" foi uma surpresa. O livro é simples, mas ao mesmo tempo faz nos identificarmos com as situações, com a personagem Angelina. Ela não é perfeita, com níguém é, e comete seus pecados. Dante foi um dos personagens que eu mais gostei.

A leitura também faz repensar, claro, em nosso relacionamento com Deus, com as outras pessoas, e com nós mesmos. Após o fim da leitura me vi pensando sobre várias coisas. Um ótimo livro para o começo de ano!

Confira o que a autora, Lycia Barros, fala em seu site sobre a Coleção Despertares:

"Este será o primeiro livro da Coleção Despertares, que terá (a princípio) 5 livros. Não seguirá a linha de séries ou trilogias pois será sempre sobre personagens diferentes que se cruzam, ou seja, personagens do livro “A Bandeja” serão protagonistas dos próximos livros. Cada livro abordará um tema específico da vida dos jovens como por exemplo: escolhas, sexo, drogas, preconceito, problemas familiares etc… Espero com isso não só entreter mas também edificar a vida desse público, que é sempre tão ligado a tudo a sua volta."

Compartilhe

  • Delicious

20 comentários:

  1. Já ouvi falar muito bem, mas não me interessa, e os livros do Licholas Sparks são M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! Quero poder ler esse livro... já varias outras resenhas, com opiniões variadas... mas eu acho q vou gostar da história!

    bjuss

    ResponderExcluir
  3. Não li ainda, mas pretendo, todo blog fala bem dele ;)

    ResponderExcluir
  4. Carol, na promoção de ontem, valia a capa do Doce Vampiro?

    ResponderExcluir
  5. Não sei porque, mas livros religiosos não e atraem :S
    Foi o motivo de eu ter desistido de A Cabana tendo mal começado a ler

    ResponderExcluir
  6. Beli Depois você passa aqui pra me dizer se gostou :D

    Mariana Verdade né, kkk

    Gabriela Valia sim.

    Vulcka eu achei que não ia gostar do livro, por ser meio religioso, e eu também desisti de A Cabana rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Caraca.. É mó bom esse livro né? Tipo.. Te fazer refletir sobre a vida e tudo.. Eu gostei (:
    Posso querer lê-lo.

    bjs.

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo fala bem desse livro, todas as resenhas que eu leio dizem que todo mundo achava que ia ser maçante, mas acabou sendo ótimo. Então eu estou bem ansiosa pra ler o livro, espero gostar dele. Aliás, eu nunca vi ele nas livrarias... Uma pena :(
    Bjs,
    Isa.

    ResponderExcluir
  9. Sarah Jéssica kkkkk

    Isa Pina Verdade, eu também nunca vi nas livrarias, mas você pode ganhá-lo na promo aqui do blog :D

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa, a história parece ser bem legal, eu quero õ/

    ResponderExcluir
  11. adorei a resenha,fiquei com mais vontade de ler esse livro,parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Achei sua resenha bem interessante, mas não é o tipo de livro que me agrada não! rs...
    beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  13. Eu também não gosto muito de livros que falem sobre religião mas é a segunda resenha que leio que fala que mesmo falando desse assunto não é ruim e eu gostei tanto da resenha que fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  14. OI Carol, se o livro é religioso sem ser tedioso ou maçante, eu acredito que valha a pena arriscar.
    Só não dá pra começar a leitura tendo as expectativas que lançamos aos livros de leitura comum. Temos que ir sem preconceitos ou idéias pre-concebidas, talvez assim consigamos ver o que ele tem de verdade.

    Xero.

    ResponderExcluir
  15. Pela resenha parece ser legal.
    Quero muito ler

    ResponderExcluir
  16. Uma série, que legal, gostei bastante que cada livro terá personagens diferentes e assuntos diferentes abordados. Bem sabia que o livro envolvia todo um rito religioso, mas não sabia sobre os sonhos, nossa fiquei mais curiosa.
    Bjo

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler este livro.
    Porque além de se passar na minha cidade, tem uma história que fiquei interessada em ler.
    Só vi boas críticas ao livro.

    Bye

    ResponderExcluir
  18. Parece interessante e adorei saber que o livro se passa no RJ!!!!!!
    Fiquei curiosa pra conhecer a história!
    As críticas que vi até hoje foram boas!!
    Bjs.

    @desapd

    ResponderExcluir
  19. Este livro é muito bom, ameiiiiiii, quero mais livros da Lycia

    Bjkss
    Ká Guimaraes

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo