9 de março de 2011

Fala Leitor! com Ana Clara Vieira

Fala Leitor! é um espaço aberto para o leitor do Open Page, onde ele pode indicar um livro que gostou para que outras pessoas passem a conhecê-lo também. Quer participar? Confira aqui como.

A Leitora: Ana Clara A. Vieira
Venho de: PI
Meu blog: toimagine.tumblr.com

O livro que indico é: O Mundo de Sofia
Autor:
Editora: Cia. das Letras
Sinopse: "Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.

O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo surpreendente."

O livro narra: Sofia Amundsen, uma garota de quatorze anos, que mora com a mãe e possui uma tríade de bichos de estimação, que são eles: seu gato Sherekan, uma tartaruga e seu peixe-dourado. Às vesperas de seu aniversário de 15 anos, Sofia passa a receber mensagens, que aparecem misteriosamente em sua caixa de correio, com diversas perguntas, que trazem questionamentos esquisitos, como: "Quem é você?" e "De onde vem o mundo?". E como se não bastesse tamanho mistério ao decorrer do tempo, postais destinado à "Hilde Møller Knag a/c Sofia Amundsen" vem ao encontro de Sofia. Entre todos os acontecimentos, ela começa a receber um curso prático de filosofia por correspondência, sem ter conhecimento de sua origem. Logo depois dessas comunicações misteriosas torna-se aluna de um filósofo, Alberto Knox, de cinquenta anos. É ele quem escreve as perguntas e envia o curso, mas não os postais, pois são endereçados de alguém chamado Albert Knag, um major que faz a manutenção da paz da ONU. E a trama não para por ai, muito mistério ainda será envolvido nessa história. Só que agora, é com vocês.

Minha Opinião:
O livro é uma ótima oportunidade para a compreeensão da história da filosofia, sem entrar em certa rotina. O mistério e a surpresa que envolve cada página é um ótimo estimulo para que o livro não saia das nossas mãos. É um mundo onde você precisa identificar a lógica, e a partir disso embarcar em uma fascinante história. O encantador romance da história da filosofia.

A palavra que define o livro é:
Surpreendente

A história é recheada de: Aventura, mistério e romance.

Personagem preferido: Sofia Amundsen
Personagem que eu não gostei: Jorunn

O livro vale muito a pena porque: "Há livros de que apenas é preciso provar, outros que têm de se devorar, outros, enfim, mas são poucos, que se tornam indispensáveis, por assim dizer, mastigar e digerir."

Francis Bacon

Indispensável. O mundo de Sofia pode ser resumido nessa palavra.

O que eu achei de participar do Fala Leitor!:
Agradável. É muito bom dividir ideias em um espaço como esse. Agradeço desde já.

Ana muito obrigada pela participação! O Mundo de Sofia é considerado por muitos como um dos clássicos que todo mundo deveria ler. Eu ainda não tive a oportunidade mas adorei saber a sua opinião sobre o livro! Conheço pessoas que não gostaram do livro também então, Leitores se manifestem - risos -!

Compartilhe

  • Delicious

8 comentários:

  1. Carol, faço das suas palavras as minhas.

    Esse livro é realmente considerado um clássico - amado por uns e odiado por outros -. Há muito tempo estou querendo o ler, mas até hoje não tive a oportunidade. E lendo a opinião da Ana, fiquei com mais vontade ainda, rsrsrs... Espero que em 2011 consiga finalmente matar essa minha curiosidade sobre o tão famoso Mundo de Sofia.

    Beijos,
    Nana.
    http://bellosromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!

    Também não tive a oportunidade de ler O Mundo de Sofia, mas ouvi muitas críticas sobre.. Bom, comentários positivos também... Acho que depende muito da maneira como voce enxerga o que está escrito..

    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante mas estudar a história da filosofia não estou afim agora.
    Já tive aulas de filosofia e sociologia e gostei.
    Mas valeu pela dica.

    Bye

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho O Mundo de Sofia, mas depois de ver tanta critica acabei deixando ele de lado, mas uma hora eu leio.
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Já recomendaram esse para mim, e pelo que a Ana disse deve ser do tipo que eu gosto, as opiniões sobre ele são sempre bem fortes né? amam ou não.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Nossa,
    Lembro que li esse livro quando estava na escola, para as aulas de filosofia!! Não lembro muito coisa dele, mas acho que gostei de ler!! rs...
    beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  7. queeeeeeeeero ler!
    http://thingsiloveg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu já conheço o livro faz séculos, é bem aquele tipo de livro que me lembra clássicos, mas nunca li, e, honestamente, não sei por que. Não foi porque eu não quis, foi por simplesmente não lembrar de tal livro quando estou na biblioteca/livraria.
    Maaaas, esse "depoimento" da Ana Clara realmente me fez querer lê-lo e, a próxima vez que for à biblioteca, vou locar esse, certeza!
    P.S.: já comentei que eu a-do-ro o "Fala, Leitor!"? Eu descubro um monte de livros ótimos com ele \o/.
    Bjs,
    Isa ~ Portal dos Livros

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo