28 de maio de 2011

Resenha Jogos Vorazes


Título: Jogos Vorazes
Autor:
Suzanne Collins
Editora:
Rocco
Número de páginas:
400
Ano:
2010
Contracapa:

Matar ou morrer. Não há escolha.
Na arena, o mais capaz vence.
Que os Jogos Vorazes comecem!


Quando dizem que Jogos Vorazes é surpreendente, eles não estão brincando. Aliás, surpreendente é apelido!

Eis que eu estava numa ressaca literária - quando nenhum livro lhe chama atenção -, e surge um vale-livro. Como estava sem ideias, foi a procura na blogosfera e no skoob. Nunca tinha me interessado de verdade por Jogos Vorazes até ser convencida após a maioria de opiniões positivas sobre ele. E é realmente injusto que esse livro se encontre na bancada intitulada "para meninos" nas livrarias...

Pra começar a protagonista é uma garota, Katniss, de 16 anos, outra coisa são os personagens masculinos, sonho de consumo de várias meninas. Junte isso a batalhas e ficção científica pra ter um livro perfeitamente sedutor para ambos os sexos.

A sociedade em Jogos Vorazes é um tanto diferente das encontradas nas histórias futurísticas de outros livros (Feios, Destino), onde a característica principal é a tecnologia e a vida fácil, digamos assim, dos habitantes. Mas Katniss está longe de ter refeições prontinhas e preparadas especialmente para ela.

Praticamente voltando à idade média, os moradores do Distrito 12 vivem na miséria. Quem não tem dinheiro para comprar alimento precisa caçá-lo. Essa é a realidade de Katniss, que sustenta sua família desde que o pai morreu num acidente na mina de carvão. Ela e Gale, que também é responsável por manter sua família viva, ultrapassam as cercas da Costura e entram na floresta para conseguir alimento. Essa convivência faz crescer uma amizade entre eles.

Todo ano acontece o Dia da Colheita, onde dois jovens de cada um dos 12 distritos – uma garota e um garoto entre 12 e 18 anos – são escolhidos para participarem dos Jogos Vorazes, transmitidos a toda Panem pela televisão. Tudo é controlado pela Capital que usa os Jogos como uma forma de mostrar seu poder àqueles que querem se rebelar contra eles.

“Os vinte e quatro tributos serão aprisionados em uma vasta arena a céu aberto que pode conter qualquer coisa: de um deserto em chamas a um descampado congelado. Por várias semanas os competidores deverão lutar até a morte. O último tributo restante será o vencedor.”

Ninguém esperava, mas a irmã mais nova de Katniss, Prim, é sorteada e para protegê-la, Katniss se oferece para ir no lugar dela.

A narrativa é super envolvente - isso se deve também ao fato de uma ótimo trabalho de tradução -, e é muito difícil largar o livro depois que você começa a ler. Vamos conhecendo toda essa nova sociedade através dos olhos de Katniss, e é por ela também por quem torcemos nos Jogos Vorazes. (risos).

Gostei de todos os personagens, além de Katniss, Peeta, o garoto do pão (aiai), Rue, a garotinha do distrito 11, Cinna, o estilista de Katniss nos Jogos. Agora só preciso conhecer melhor o Gale! (risos).

Estou me segurando para não sair correndo para comprar "Em Chamas" – continuação do livro – agora mesmo. Sem dúvidas, está entre as melhores leituras de 2011! Preciso dizer recomendadíssimo?

A trilogia Jogos Vorazes irá ganhar uma adaptação cinematográfica que tem previsão para ir aos cinemas em 2012.

Compartilhe

  • Delicious

26 comentários:

  1. Cinna é amooooooor demais, quem não queria um estilista daquele? haha
    O incrível desse livro é que, pelo menos no meu caso, mesmo quando eu não estava lendo, estava pensando nele. Ficava imaginando como a Katniss iria sobreviver, e o que estava aocntecendo com o Peeta. Torci pela Rue, Quis matar os Carreiristas... Enfim, eu fiquei fissurada mesmo nele HAHA
    Olha, se eu fosse você corria mesmo pra comprar Em Chamas :x

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  2. Carol É verdade! Hahah Olha, eu não conseguia nem pensar nele porque engatei a leitura ontem de manhã e terminei a noite então não deu nem tempo! kkk Li o primeiro capítulo de Em Chamas na internet e fiquei: Quero mais!!! kkk
    É muito bom mesmo!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Este livro, ao lado de Cidade dos Ossos, foi o que me deixou mais alucinada e fazia tempo que não me EMPOLGAVA tanto com uma leitura (desde os tempos de Harry Potter).

    ResponderExcluir
  4. Sarita Eu pensei a mesma coisa quando terminei de ler! kkkk Pena que é só uma trilogia e não uma saga de 7 livros kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro... mas com certeza quero ler!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ah, Carol, o que dizer sobre esse livro? É um dos melhores que já li esse ano, também estou quase correndo comprar Em Chamas... Li o primeiro capítulo e fiquei querendo mais!! Katniss é diva, com toda aquela coragem de pegar o lugar da irmã e Peeta... O que falar sobre Peeta? *suspiros*. Realmente, só falta Gale! E pelo que falam dele, é tão interessante quanto Peeta (ou mais, às vezes). De tanto ver as notícias do filme que vai lançar ano que vem, estou quase relendo Jogos Vorazes... falando sério!
    Ótima resenha :D
    Bjs ;*
    Isa Pina ~ Portal dos Livros

    ResponderExcluir
  7. Luiza Leia sim, Lu. :D

    Isa Pina Isa, vai ficar difícil pra Katniss escolher se o Gale for tão encantador quanto o Peeta, mas tem um monte de gente que fala tão bem dele que eu só estou esperando coisas boas kkkk C:

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro! O problema mesmo é o preço dele (nem em sebos eu estou achando mais barato pra comprar) :( Vontade de ler não me falta, já que todo mundo fala tão bem dessa série ^^

    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ahh, mas alguem falando bem desse livro não dá!! Eu quero muito ler, mas eu não tenho dinheiiiirooo ToT. Todo mundo fala bem dele,e minha vontade só aumenta. Estou me remoendo pra ler, concerteza minha próxima compra vai ser ele, só não sei quando kkk.

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo fala maravilhas desse livro e já tenho os dois primeiros volumes da série! O que falta mesmo é tempo!! rs... Vou ter que resolver "esse problema" em breve! rs...
    beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Meu deus, já nem sei mais ha quanto tempo eu tô pra ler esse livro, mas acho bom ler logo né? Porque só vejo críticas positivas, deve valer muito a pena!

    xx carol

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito ler esse livro! Mas acabo passando outros na frente.
    Adorei a resenha.

    Gabi
    Livros & Vagalumes

    ResponderExcluir
  13. Todo mundo fala tão bem desse livro, preciso lê-lo logo!
    Vou aproveitar que o preço abaixou um pouquinho, porque né... hahaha
    Ótima resenha!

    beeijo ;*

    ResponderExcluir
  14. Leitoras Anônimas O jeito é aproveitar as promos que tem nos sites por aí. Na Saraiva as vezes dá pra conseguir um desconto no livro se você tiver o cadastro na loja ;).

    Le_tih hhahaha É muito bom! Leia sim! Pede de presente pra sua mãe! kkk

    Leitora compulsiva Mila! Assim que arrumar um tempinho, leia sim hein? :D Quero ver o que você vai achar *_*

    Hangover at 16 Carol, leia sim! Ainda mais agora que a série vai estourar ainda mais por causa do filme :D

    Gabi Dá uma chance pra ele Gabi! kkk

    Gabi Costa Verdade! Pra dar conta de todos os livros tem que aproveitar quando abaixa o preço mesmo. Mas é muito legal o livro, vale a pena =D

    beijos gente!

    ResponderExcluir
  15. Hey, Carol!

    Eu comprei esse livro assim que lançou e ainda não consegui ler, acredita?
    Os livros de parceria vão passando na frente e outros que eu quero ler mais... e esse acaba ficando pra trás. Mas é bom, porque assim já posso ler Em Chamas em seguida... rsrs. Odeio esperar continuação de livro.
    Leia Soul Love, vc vai adorar!

    E sim, eu entendo bem o que é falta de tempo... rsrs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Ai Carol, acredita que ele esta na estante desde o ano passado??? que vergonha, a parte boa é que agora já tem o 2º e o 3º esta a caminho, tenho que ler - não li nada que me convencesse de que não é tudo isso, vamos ver.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  17. ainda não li esse livro Carol, mas só ouço coisas boas sobre ele.
    vou ver se leio esse ano e espero gostar. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  18. Eu acabei lendo Jogos Vorazes por que TODO MUNDO estava comentando sobre ele. E realmente, é como você disse: "surpreendente é apelido!". Nunca achei que eu poderia me envolver tanto e ler em tão pouco tempo esse livro.

    Katniss me consquitou logo no primeiro capítulo. E sim, sou Team Gale até o fim. To muito curioso para saber mais da história dele. u_u E tenho que confessar que a Rue me fez chorar. SHAUUSHAUHSHSAU .

    ResponderExcluir
  19. ok, só para explicar por que foram 3 comentários. SHAUHUHSAUHSAHSUAHSUAH . Esse é só pra avisar que no primeiro eu não tinha lido seu recado e acabei pondo propaganda, então MIL DESCULPAS MESMO DDD: Entra no automático. Q O segundo comentário tah certinho. <3

    ResponderExcluir
  20. Nossa, pelo book trailler, parece ser aqueles livros que te deixam presa uma madrugada só pra saber o que acontece no fim, hein!
    Vai pra minha lista de leituras (:

    ResponderExcluir
  21. Parece ser muito legal, tenho vontade de lê-lo. *-*
    Mas a capa é um tanto estranha.

    (:

    ResponderExcluir
  22. Essas resenhas e comentários de Jogos Vorazes viu...
    Já sou louco pra ler a série faz tempo, e ainda fico vendo todo mundo falar bem e o elenco sendo escolhido.
    Porque a Rocco tem que colocar preços tão altos nos livros :(

    http://outroconceito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Aiaiaiai sou doida pra ler esse livro ... pena que é tão caro.
    Acho que vou esperar o box ser lançado aqui!
    =D

    ResponderExcluir
  24. Esse livro está na minha lista há um tempão, mas eu estava esperando uma promoção para poder comprá-lo. Finalmente o dia chegou e hoje recebi minha edição de Jogos Vorazes e de Em Chamas. Espero gostar tanto quanto todos que já leram!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  25. Eu li esse e o segundo livros, Em Chamas, e amei, agora estou mais anciosa ainda para o terceito livro!!*-*

    ResponderExcluir
  26. O livro é maravilhoooso, divertido e viciante! A narrative no presente fica diferente e original, e os personagens são muito bons: Katniss, Gale, Peeta... Vai ter um triângulo amoroso no próximo livro?

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo