Divulgação negativa? Comentando sobre o spam no Skoob

21:07

É assim que você fica quando vê a sua página de recados cheia de propaganda?

Quem é cadastrado no site já deve ter percebido que é cada vez mais raro receber recados de outros usuários, ao contrário, só o que há é uma enxurrada de spam!


Para quem não conhece, o Skoob é uma rede social sobre livros, onde você pode marcar os livros que você já tem, os que está lendo e também conhecer a opinião de outras pessoas sobre o que elas leram. É uma ferramenta muito útil antes de comprar um livro, por exemplo, e para divulgar um blog literário também. Afinal, não é muito mais fácil achar diversos amantes de leitura como você por lá?

Admito que já fiz divulgação pelo Skoob quando comecei o Open Page. Convidei algumas pessoas para conhecerem-no, isso no começo do ano passado. Parei quando percebi que existem outras formas de tornar um blog conhecido. Spam, diferente do E-marketing, ou newsletters, acontece quando a pessoa não pediu ou se cadastrou para receber tal informação. Isso ocorre muito no Skoob atualmente, onde uma verdadeira epidemia de blogs e a apelação de fazer divulgações vem crescendo considerávelmente. Até dizer chega...

Claro, spam existe em todo lugar, no Orkut e no twitter não é diferente, mas o problema é que a maioria - senão todo mundo - está se sentindo incomodado com isso. Até os próprios blogueiros que divulgam (enchendo a página dos usuários com a mesma mensagem) percebem a situação, colocando a famosa frase “eu sei que divulgar é chato e que não deveria fazer spam mas...” e mesmo assim continuam fazendo.

Existem várias maneiras de tornar seu blog conhecido, sem ser chato. Uma dica é comentar em blogs que você admira. Se passa tanto tempo dando “ctrl+c e ctrl+v” por toda a lista de usuários do Skoob, porque não aproveitar para visitar blogs legais?! É quase 90% certo de que o autor vai entrar no perfil daquele leitor que deixou um comentário bacana no seu post - eu, por exemplo, procuro retribuir as visitas assim! Quem sabe deixar para divulgar nos grupos que existem especificamente para isso? E o melhor é que você não fica conhecido como “o cara chato que faz spam”.

Créditos para a Camila do Leitora Compulsiva, junto com a Íris do Literalmente Falando, e a outras tantas reclamações feitas sobre o enorme número de spam que está sendo feito no Skoob, que me levaram a escrever sobre o assunto. :D Agora quero saber a opinião de vocês!


imagem.

Outros posts legais

17 comentários

  1. Oi Carol!

    Eu sei que é chato e só faço para o pessoal que se cadastrou recentemente no skoob, para eles conhecerem. Mas evito mandar pra quem já não aguenta mais esse tipo de coisa, os novos usuários são mais relax pra essas coisas. Acho que, se você não gostou do comentário, é só apagar. Não vai quebrar o dedo. Eu também comento nos blogs e dos dois jeitos eu consigo visitas pro meu blog.

    - Matheus, Bobagens e Livros

    ResponderExcluir
  2. Matheus Sim. E como o pessoal que não quer anda respondendo é bom ficar de olho nos avisos do perfil dos usuários mais antigos. Apagar um recado só não tem problema, mas imagina ter ver sua página lotada com mais de 10 recados seguidos só de propaganda? Não é chato?
    :D

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,

    Concordo contudo dito
    Pq não tem coisa mais chata do que SPAM x.x
    Meu Deus, eu acho que fiz isso uma única vez, convidando o povo para participar da Promoção no blog e nunca mais
    EU DETESTO
    Não suporto, não leio, não entro no blog...
    Rejeição total

    Acho muito chato isso..
    Não me estimula UIHSAUIASHSAUISA

    Adorei o q vc disse \o

    beijos

    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol,
    Parabéns pela iniciativa!!
    Assim que terminar de comentar em todos os meus blogs prediletos, vou escrever um post sobre isso também!!
    O pessoal não entende o quanto esse negócio de spam é chato! Pior é que nem se dão ao trabalho de verificar se há qualquer tipo de mensagem no mural da pessoa!
    Eu já escrevi no meu mural que não quero receber nenhuma propaganda de blog, e mesmo assim recebo umas cinco por dia!! Pior é gente que fica convidando a gente a participar de promoções de livros que a gente já tem e já leu!!
    Antes eu só deletava a mensagem, agora comecei a responder para as pessoas, para ver se elas se ligam!
    Beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Que post ótimo Carol.
    Eu mesmo odeio essa coisa toda de SPAM no Skoob, me estressa só de ver, nem chego a ler e já excluo direto! :S
    É uma estratégia que chama vizualizações, mas não seguidores/ leitores. Então podemos concluir que é uma propaganda que não serve para nada né? hahaha

    Beijão
    William
    www.viciodecultura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol,

    Quando vejo spam desse gênero na minha estante do skoob, eu simplesmente ignoro, marco como spam e não visito um blog assim, eles acham que estão chamando seguidores e no fim, estão os espantando rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Acho ridículo SPAM. É legal divulgar pros amigos, "olha eu fiz um blog, se quiser entra lá" uma vez só e não ficar enchendo o saco TODA HORA. Se a pessoa entrar, nem vai ler direito, pois vai achar a pessoa que escreveu muuuito chata e nem vai dar atenção. O sucesso e reconhecimento de um blog e de um blogeiro demora bastante. É preciso ter pacicência e parar de pensar no tal "sucesso de 15 minutos".

    Beijoo ;*

    ResponderExcluir
  8. Quando me cadastrei no skoob, eu não estava seguindo ninguém e ninguém me seguia, mas na hora de fazer propaganda de blog ha, sempre tinha um!

    ResponderExcluir
  9. Olha, sinceramente eu não tenho muito o que reclamar. Já fiz muito spam no skoob, mas parei justamente porque muita gente vem reclamando desses recados de divulgação. Mas eu, quando recebo, nem ligo muito. Pra mim é até útil! Já fiquei sabendo de muitas promoções boas através do skoob,e inclusive, cheguei a ganhar um bocado! :)
    Acho que as pessoas recorrem aos spams quando vêem que não tem outro jeito mais eficiente de divulgação... o twitter, por exemplo, nem é tão viável se você tiver poucos seguidores (que é o mais comum para quem está começando).

    Mas essa é só a minha opinião! Acredito que muita gente vá discordar dela... rsrs

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa é chato demais,incomoda ter que ficar apagando,e fora que quase ninguém lê né,pelo menos eu não leio.
    Os blogueiros acabam perdendo seus créditos e ficando com uma imagem ruim :/

    ResponderExcluir
  11. Odeio spams também. Acho que o povo precisa maneirar... Tem lugar pra tudo...

    ResponderExcluir
  12. Eu tb estou notando a quantidade assustaora de SPAMS no skoob. É muito chato...
    quando tenho interesse no skoob de determinado blog eu vou atrás, no próprio link do skoob do blog e dou uma olhada, não acho necessário ficar deixando recadinho para ir visitar.

    ResponderExcluir
  13. Oi!! seguidora nova aqui. xD

    eu acho que "spam" não deve ser levado tanto assim na maldade... até porque, a maior parte de blogueiros já fez spam. Muitas pessoas fazem spam no começo do blog, e depois que não precisam mais de divulgação, diz que spam é ridículo e que odeiam isso (não estou dizendo que alguém aqui fez, mas não dá pra negar que muitos fazem né?)
    Esses recados de divulgação, prefiro dizer assim, é muito útil pra quem gosta de ficar ligado em novas promoções e blogs novos, eu mesma adoro!! Não sigo todos que mandam recado, entro no blog e se for bom sigo.

    O que eu acho é que o skoob deveria criar um jeito de ao entrar na página de recado da pessoa, apareça um aviso antes da caixa de texto...Só assim para dar certo!

    Enfim, sempre terá quem mande spam, mesmo se tivesse esse recado, o jeito mesmo, pra quem não gosta é apagar e pronto!

    (falei demais né?)

    rsrsrs beijos, Camila

    ResponderExcluir
  14. quem já fez spam tem direito de reclamar.

    ResponderExcluir
  15. Todo internauta já fez spam uma vez na vida. Isso é totalmente normal e não vejo problema nenhum nisso. Concordo com o que "Emoções em páginas" comentou. "a maior parte de blogueiros já fez spam. Muitas pessoas fazem spam no começo do blog, e depois que não precisam mais de divulgação, diz que spam é ridículo e que odeiam isso" EXATO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr.(a) anônimo, acho que você não entendeu o que eu quis dizer com esse post. Não acho, de nenhuma forma, que seja ruim o blogueiro divulgar seu blog, o problema acontece quando se começa a postar a torto e a direito, e em lugares inapropiados, DIVERSOS links do seu blog sem nenhum critério. Ao meu ver, isso não é uma bom convite para que as pessoas queiram ler o que você escreve. Tem gente que não se importa com isso, então é uma questão de opinião e bom senso. ;)

      Excluir
  16. Antes eu detestava receber SPAM, mas aos poucos fui me tornando ''chata'' também. Querendo ou não é a única forma certeira de você divulgar, porque ou a pessoa gosta e vê ou a pessoa não gosta e não vê. E fazendo comentários bacanas a pessoa pode ou não gostar e pode ou não visitar o seu blog, é muito incerto! Mas admito que é chato receber esse tipo de recado, sei lá, sou estranha ;S

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Leitores do Open

Nossa página no facebook

Cópia atribuida


Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Se usar algum texto não esqueça de citar a fonte.


Translate here: Google-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to English