12 de agosto de 2011

Resenha: Os 13 Porquês. Número um: você escuta. Número dois: você repassa.



Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Número de páginas: 256
Ano: 2009
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

"Os 13 porquês" é um romance duro e, ao mesmo tempo, interessante. Para começar, é um livro que fala sobre um assunto delicado, o suicídio, mas na forma de um suspense que nos deixa curiosos até a última página, mesmo já sabendo o que vai acontecer.

O que me interessou desde que fiquei conhecendo o livro foi o que faz com que uma pessoa, uma garota, tome uma decisão dessas. Podemos pensar que são por motivos bobos e, inclusive pude perceber comentando sobre esse livro, que alguns pensam que as pessoas fazem isso somente para chamar atenção. Eu não concordo. Acredito que há muito mais envolvido nesses casos, mas como não tenho conhecimento técnico no assunto – quem sabe depois de cursar Psicologia? :] - vou me ater somente a história do livro nesse post.

Clay não imaginava que encontrar uma caixa de sapato com sete fitas cassete dentro iria mudar a sua vida. O mais estranho é o fato de que o pacote entregue pelo correio não possui o nome do remetente. As gravações nas fitas, Clay percebe, são de Hannah Baker uma garota da sua escola que cometeu suicídio há algumas semanas. Pior, a garota diz que através delas vai contar os 13 motivos que a levaram a tomar sua decisão e que a pessoa que a estiver ouvindo já saiba, ela é um dos motivos.

Não vou dizer qual fita tem a ver com sua participação na história. Mas, não precisa ter medo. Se você recebeu essa caixinha bonitinha, seu nome vai aparecer...Eu prometo.Afinal, uma garota morta não mentiria.Espera aí! Isso está parecendo uma piada. Por que uma garota morta não mentiria? Resposta: porque ela não pode mais falar!
Será que é um bilhete de suicídio às avessas?
Vai, pode rir.Tudo bem. Eu achei engraçado.
Antes de Hannah morrer, ela gravou este monte de fitas. Mas por quê?
As regras são bem simples. São só duas. Número um: você escuta. Numero dois: você repassa. Espero que nenhuma delas seja fácil para você.

Clay imediatamente começa a ouvir as fitas em choque, é claro, o que ele poderia ter feito àquela garota? Afinal, eles mal se falavam ultimamente, não que Clay quisesse isso...

O autor usou a fórmula do suspense de uma forma muito legal em “Os 13 Porquês”, tanto que é impossível não querer descobrir quais pessoas estão nas fitas – e por que – e, principalmente, qual era a relação de Clay com Hannah. A fita dele, com certeza, foi a mais esperada do livro todo! ;)

A capa e a partes internas do livro tem tudo a ver com a história, desde a fita até o mapa que Hannah menciona nas gravações. Junto com a narrativa há símbolos como|| (play, pause, stop) que ajudam na percepção de quando Clay está escutando as fitas.

O final da história foi uma mistura de alívio, aborrecimento e pesar pois, afinal, Hannah não vai aparecer dizendo que tudo foi uma brincadeira e que ela não se matou. Por mais que desejemos que ela ainda esteja viva, ela não está.

Acredito que seria um bom livro para ser adotado nas escolas, pois dá margem a bastante discussões sobre bullying, amizade e a própria questão do suicídio. O comportamento do jovem, as situações descritas no livro foram baseados em histórias de pessoas próximas e até do próprio autor e que poderiam acontecer com qualquer um, ele destaca o quanto é importante percebermos esses detalhes.

Pesquisando pela internet, fiquei feliz e desapontada ao mesmo tempo ao me deparar com uma notícia. O livro vai ganhar uma versão para o cinemas mas, a única atriz já confirmada para o elenco e que fará o papel da protagonista é Selena Gomez. Não me levem a mal, mas a Selena é muito mais indicada à comédia teen do que para um drama forte como esse. E ainda há a possibilidade de o ator Logan Lerman, de Percy Jackson, ser escolhido para o papel de Clay. Vamos ver no que vai dar!

Segue um fan-trailer bem legal.


Compartilhe

  • Delicious

22 comentários:

  1. To louca para ler...fiquei mais louca ainda...mas devo demorar, ganhei o Antes que eu vá ontem e tem uma temática bem semelhante então vai ter que enfrentar fila! Hahaha

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!

    Caramba, nunca imaginaria que a editora Ática publicaria um livro desses. Lembro de ler meus paradidáticos do primário dessa editora. Primeiro: O livro me chama muito a atenção e, realmente, tem gente que acha que suicídio é só para chamar atenção. Sim, sempre existem coisas bem piores dentro dessa atitude. Super complexa a história desse livro e Logan Lerman e Selena Gomez não tem o perfil para uma interpretação dessas. Indicaria a irmã da Dakota Fanning para o papel principal ou até mesmo a Dakota, essa sim ficaria perfeita no papel dramático!

    - Matheus, Bobagens e Livros (Acesse o site do meu livro, Roleta Russa e saiba mais sobre a campanha de publicação e como ajudar com seu blog)

    ResponderExcluir
  3. Fiquei interessada neste livro (que desconhecia)!
    Rende um filme interessante, mas Selena Gomez?
    Este povo que produz filmes em Hollywood escolhe elenco com base na fama, nem olha se fulana tem a ver com a personagem. E apesar de não ter lido o livro, não consigo vê-la num filme 'não-disney'.

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita curiosidade por esse livro. E quando li vc falando sobre não encontrar a Hannah no final, lembrei de Anne Frank. Vc lê tudo já sabendo o desfecho. O segredo é só o que levou a isso acontecer....

    Se for adaptado pro cinema, espero que mudem os atores ^^

    ResponderExcluir
  5. Desde que li a sinopse desse livro, há muito tempo atrás, fiquei com vontade de ler. Até hoje nem comprei, mas cada ve que leio uma resenha dele (acho que só li umas 3 até hoje) a vontade volta com tudo.

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  6. Eu estou muito muito ansiosa para ler esse livro, e não faz pouco tempo. Só que eu ainda não consegui comprar ele. Desde a primeira vez que eu li a sinopse já gostei do livro e ele já entrou pra minha lista. Lembro também que entrei no site do autor eu acho, ou alguma coisa assim e lá tinha as fitas para escutar só não quiz escutar pra não estragar a história quando eu lesse.
    Adorei sua resenha, ficou ótima e me deixou com mais vontade de ler o livro!
    Beijos.

    http://www.altamentecoisativo.com

    ResponderExcluir
  7. Não sei por quê, mas esse livro nunca me interessou - digo assim, a capa em português eu acho bem feinha e quando vi a original, eu nem liguei que era o mesmo livro e acabei me interessando.
    No entanto, a sua resenha me surpreendeu! Não achei que fosse um livro tão bom e seria maravilhoso se as escolas adotassem ele... *-*.
    Quanto a adaptação cinematográfica, eu não tenho nada contra a Selena, mas pra mim ela é muito "feliz" pra esse papel. E eu adoro o Logan, mas não sei se os dois juntos sairia alguma coisa boa...
    Beijos,
    Isa Pina ~ portal dos livros

    ResponderExcluir
  8. Li este livro há pouco tempo e adorei. Eu super recomendo.
    Confesso que no começo achei que ela fosse um garota mimada que não tinha motivos convincentes para se matar, mas acredite, é só no começo... Além disso, o livro atenta para o fato de que ela não pediu ajuda abertamente; sofreu calada. E isso agravadou ainda mais os pensamentos dela sobre suicídio.

    Eu não vejo a hora de surgir o filme...

    ResponderExcluir
  9. Olá ~
    Eu sou doida para ler esse livro!! Adoro livros de suspense desse jeito... e a capa é maravilhosa ^^
    Esse está em um dos primeiros lugares da minha lista de desejados, mas sempre deixo ele em segundo plano, não sei porque :( Vou fazer o possível para ler o mais rápido possível xD

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  10. Espero que a minha escola siga o seu conselho.
    Nós já lemos um sobre Bullying pra aula de Ensino Religioso.Não seria nada mal um suspense pra variar um poucao as coisas e fazer algumas pessoas largarem a preguiça de ler...

    ResponderExcluir
  11. Não sou fã de drama, mas fiquei com vontade de ler esse! E está sendo feito o filme do livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol!

    Eu também não me encaixo nesses que subestimam os motivos de uma pessoa que faz algo assim, acho que a questão é bem mais profunda para se precipitar. Ótima a sua resenha, concordo até sobre a Selena :) esse já esta na estante, quero ler logo.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  13. Oie. Suicido é um assunto delicado, mas este livro parece tratar bem dele..tipo..não de forma tão radical. bjuss.

    ResponderExcluir
  14. Achei a tematica muito interessante. Ultimamente estão abordando alguns temas não antes comentados nos livros.
    Porém, vi em algum outro blog que o livro não é tão bom assim. Acho que preciso ler pra comprovar por eu mesmo.

    Abraço

    Luiz Silva
    www.blogueiroleitor.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu quero ler esse livro há muito, muito tempo, mas sempre que eu tento comprar, ou não tem mais na loja, ou está caro demais :(
    Esse livro tem mexido comigo só de ler a sinopse e resenhas´, parece ser tão intenso e tal triste...
    Também fiquei desapontada ao ver que era a Selena Gomez no filme, ainda não li o livro, mas acho que ela não se encaixa em drama de forma alguma.
    Bom, espero que a gente esteja errada, né?

    beeijo ;*

    ResponderExcluir
  16. Eu não consigo processar o Logan como Clay por um motivo super bobo: eu o imaginei com olhos castanhos. Fora isso, acho que Selena fará Hannah como se deve, ela tem duas personagens bem sarcásticas no currículo. E o próprio Jay falou que de todas as atrizes que cogitaram para viver Hannah, ele só consegue enxergar bem na Selena, principalmente depois que assistiu Princcess Protection Program (eu não consigo ver nada da Hannah ali além do sarcasmo), vai saber.
    Voltando ao livro, é sem dúvidas o melhor que eu já li. Eu que sou apaixonada por drama, caí de amores por esse livro desde a primeira página e fiquei realmente marcada pela Hannah. Em nenhum momento, eu fiquei com raiva dela, como muitas pessoas que conheço que leram, e quando ela cita o último porquê, eu realmente achei que as coisas mudariam, que poderia dar certo, que ela poderia estar viva, assim como Clay sentiu. Um ótimo livro, e assim como você falou, deveria ser aplicado nas escolas,

    ResponderExcluir
  17. Eu li esse livro e achei incrível, eu sinceramente sou apaixonada pela historia, e vou confessar li o livro inteiro com a esperança da Hannah está viva..
    Sobre o Filme tô super ansiosa por ele.. compre o livro por saber q ia virar filme. E sobre a Selena fazer o filme, acho q ela vai ser uma otima Hannah, e mesmo o autor disse q quando conversou pela primeira vez com ela, sentiu como se ela fosse realmente a Hannah, e sobre o Logan, acho q ela seria uma grande alternativa pra ser o Clay, acho q pela descrição a fisionomia do Clay lembra a do Logan de garoto bonzinho..

    ResponderExcluir
  18. esse livro é muito bom acabei de ler agora de pouco recomendo

    ResponderExcluir
  19. Steeph Cipriano Mellark18/07/2012 16:38

    Eu tambem acho que nao tem nada haver Selena Gomez naquele filme PPP e Os 13 Porques nada haver,eu acho que a Kristin Bell seria uma boa Hanna,tipo eu achei a Hanna fraca,cara tanta gente tem diario,tem alguem mesmo no pc pra desabafar.
    TEm gente que faz blog e tudo mais,e sim eu chorei muiito !

    ResponderExcluir
  20. já li o livro e gostei muito,e por encrivel que pareça encontrei ele na minha mochila...nao sei que m colocou mais foi assim.

    ResponderExcluir
  21. Tenho esse livro, li até quase a metade, mas logo larguei porque não foi um livro que me atraiu. Particularmente, até onde li, achei bobo demais.

    ResponderExcluir
  22. Ainda quero ler, mesmo a ideia do suicídio me irritar e me deixar inconformado. Uma amiga vive me indicando e indicando, deve ser bom.

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo