Resenha Antes que eu vá e a montanha-russa

20:55


Título: Antes que eu vá
Autor: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 358
Ano: 2011
Sinopse: Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta - desde a melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete "segundas chances", na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, ela desvenda o mistério que envolve sua morte - e, finalmente, descobre o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.
Primeiro capítulo.

Tudo começa - e termina - no Dia do Cupido, (o) evento esperado pela escola toda, ou pelo menos, por aqueles que tem certeza que vão receber diversas rosas durante as aulas, confirmando assim sua popularidade. Samantha faz parte do grupo dos populares junto com suas amigas, Elody, Alyson e Lindsay, a mais popular. Para elas todos estão a seus pés e não se sentem nenhum pouco arrependidas em atormentar a vida de Juliet Skyes.

A vida perfeita de Samantha chega ao fim depois de uma festa, quando o carro em que as garotas estavam sofre um acidente mas, ao invés de "passar para o outro lado", Sam acorda novamente no dia do Cupido! No princípio, ela até acredita que o dia anterior tenha sido somente um sonho, mas depois de voltar tantas vezes para o mesmo dia Sam percebe que precisa fazer alguma coisa. Ainda mais quando uma garota comete suicídio.

Esperava gostar bastante de AQEV, mas não foi isso que aconteceu, infelizmente. A sinopse me fez pensar que a história teria uma abordagem diferente. Outro fato é, não sou muito fã de personagens estilo “rebelde sem causa”, que são de boa família e populares mas fumam e bebem muito. Prefiro os personagens certinhos, prontofalei! =D "Antes que eu vá" foi um livro com altos e baixos.

Não me simpatizei com Samantha desde o início, o que piorou quando ela se mostra tão fútil e, antes de tentar descobrir o porque de tudo aquilo estar acontecendo, passa os dias bebendo e gastando dinheiro do cartão de crédito que roubou da mãe. O único personagem que gostei foi Kent. :)

A partir da metade do livro, Sam começa a tomar jeito e história fica muito interessante, até que o final se torna outra queda da montanha-russa que é Antes que eu vá.

Quando você sabe, é como se lhe pedissem para se afastar da beira de um penhasco: tudo o que você quer fazer é cair de joelhos e beijar o chão firme, cheirá-lo, segurar-se nele.
Acho, que se despedir é sempre assim - como pular de um precipício. A pior parte é tomar a decisão de fazê-lo. Depois que você está no ar, não há nada que possa fazer além de se libertar.
pág. 316.


Das coisas boas, além de Kent, outra foi a mensagem que a autora quis passar, que sempre podemos corrigir nossos erros e nos tornarmos pessoas melhores, nem que seja em nosso último dia. O livro também entra na questão do bullying e dos segredos que cada um esconde, aqueles que ninguém imagina.


Ps: ai que dor de cabeça pós Enem! kkkk

Outros posts legais

19 comentários

  1. Confesso que também esperava uma mudança mais drástica, pelo o que todos diziam, Sam sofreria uma mudança quase poética... e simplesmente, não vi essa nova pessoa totalmente... esperava mais da personagem! Será que ela realmente se transformou? Não vi uma motivação verdadeira em se salvar, não vi ela mudando conceitos, de amigos, que só traziam o mal para ela... mas até que simpatizei com ela certas horas, como disse, mais no fim! Ahh Kent, é o que vale a pena no livro, sensível, doce, Kent. Gostei muito da Juliet também, mesmo aparecendo pouco, ela é a causa de tudo, é dramática, a chave da questão. E que draminha mais bobo esse da Lindsay hein?? Poderiam ter explorado melhor pelo amor de Deus!!

    Nâo posso dizer que odiei o livro, mas de verdade, com tantos elogios apaixonados, como você esperava mais.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!

    Que pena que não gostou do livro! :( Eu li faz um tempinho e gostei bastante! Realmente o Kent é muito amor! <3 fofo master! ihihh. A Sam no início é bem fútil mesmo então, fica meio inevitável odiá-la, rs. Mas depois ela evolui bem e tenta "ajeitar" as coisas na medida do possível.
    Enfim, gostei muito do livro, uma pena que não tenha sido bom pra você também. :|

    Beijocas
    E boas leituras!
    Amanda
    Lendo&Comentando

    ResponderExcluir
  3. Estava louca nesse livro desde o lançamento.. confesso que fiquei meio decepcionada depois dessa resenha rs' Mas mesmo assim quero lê-lo
    Parabéns pelo Blog Carol..
    Ele é lindo e a resenha estava muito boa ,
    Beijoos! <3

    Ellis Oliveira (www.cataventodeideias.com)

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi alguns outros comentários que me tiraram a vontade de ler esse livro :X

    Pena, a capa é tão fofa...

    Beijocas.
    Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol,
    Eu fui no evento de lançamento desse livro e tive uma outra impressão da história! Na hora fiquei com vontade de ler, mas depois acabei esquecendo! Agora que li sua resenha acho que foi bom ter esquecido! Hehehe Também gosto mais dos pesonagens bonzinhos! Garotas mimadas me incomodam!
    Beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Primeiro lugar dizer que conheci teu blog hoje e já gostei muito.
    Eu estou muito afim de ler esse livro, mas confesso que não gosto dos rebeldes sem causa, sei que o começo do livro vai ser horrível pra mim.
    Tenho ouvido opiniões bem divergentes sobre esse livro e percebi que ou você ama ou odeia.

    Beijos
    leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ge: Exatamente isso e a Juliet me lembrou um pouco da Carrie de Stephen Kink kkkk.

    Mandinha: Acho que é legal isso, que cada um tenha uma opinião sobre a história kkkk Kent *_* Um livro sobre ele seria legaaaal kkk

    Ellis: Não fique kkk, como eu não gostei, você pode adorar assim como outras pessoas :) Muito obrigada!! *_*

    Lariane: A capa é demais né? E a sinopse também deixa a gente muito curioso, pena que, pelo menos pra mim, não atingiu as expectativas :)

    Leitora incomum: Seja muito bem vinda :D Se quer ler mesmo o livro não é uma opinião negativa que fará você desistir certo? Acho que você deve ler sim kkk e tirar sua própria opinião sobre a história, é legal quando surgem diferentes opiniões :D

    Bjs! E pra quem deseja antes que eu vá vamos ter uma surpresinha em breve :D

    ResponderExcluir
  8. Em todas as resenhas que leio desse livro minha vontade de te-lo cresce, por que né? rsrs
    Estou em dúvida se leio esse ou o "Qual seu número?" =/

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Hm, eu adorei esse livro. Não gostei muito da Samantha como pessoa, mas eu acho que a mensagem que o livro trás é boa. Sei lá, eu gostei da escrita da Lauren Oliver e tudo mais. Lê Delirium dela que a perspectiva é beem diferente. Acho que vai gostar!

    Gabi

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha me fez ficar com um pé atra em relação ao livro. Li o que editora divulgou na internet, e mais umas páginas na livraria e gostei bastante. Mas ela ser uma rebelde sem causa me desagrada tanto =/ Aapesar disso eu vou querer, porque a temática do bullying me agrada, é um assunto "novo" e diferente [no sentido de pesquisa, afinal ele até tem uma definição, mas é bem abstrata], além de abrir os olhos pra muitas ações sociais.

    ResponderExcluir
  12. Lanna Paula13/11/2011 14:04

    Bom, tbm tenho um certo preconceito com personagens mimadas, e como assim 7 chances pra resolver tudo :S
    assim até eu, mas tô muito afim de ler, quero ver como ela resolveu essa historia.
    adorei o trecho que você destacou sobre despedida, isso sempre me toca =/
    quero muuito ler,tbm tem o Kent quero conhece-lo =)

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li o livro, mas eu tinha altas expectativas, porque além da sinopse ser muito interessante (eu até gosto desse tipo de YA, mais pro lado emocional, porque normalmente eles têm mais conteúdo - não que eu não goste de um livro leve e feliz!), tinha uma capa linda e vi resenhas positivas... Uma pena que você não gostou tanto do livro, mas eu achei sua resenha muito boa, porque você foi honesta! E adorei o quote, resume bem o livro né :)
    Espero poder ler ainda, pra poder tirar minhas próprias conclusões
    Bjs ;*
    Isa ~ portal dos livros

    ResponderExcluir
  14. Não li o livro, mas esses dias estava no site da saraiva escolhendo alguns para comprar, e fiquei bem interessada nesse livro, pensei que seria muito interessante, mais agora que li a resenha agradeci por ter escolhido outros livros para comprar... kk Mas ainda assim ainda quero ler. Sou teimosa, quando incuto com algum livro, não descanso enquanto não ler.

    ResponderExcluir
  15. As expectativas em relação ao livro eram altas, agora fiquei com um pé atrás. Mas ainda quero ler, o jeito então é conferir.

    ResponderExcluir
  16. Comprei o livro na Bienal porque a sinopse chamou atenção e a capa é bem fofa! Estou morrendo de vontade de ler. Espero que eu não seja uma decepção.. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Bem, só dra pra saber se o livro é bom lendo, né minha gente (:
    Pela sinopse,parece ser interessante. Não faço o tipo que se apega aos personagens e sim ao modo como a história é contada e se o final faz a história valer a pena. Beijoo ;*

    ResponderExcluir
  18. O livro parece aqueles que tem uma lição de moral no final. Mas, carakaa fiqueii curiossa, todo mundoo falandoo desse livroo o.O
    ALGOO TEM! então achoo que vou ler.. :D

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ler esse livro. Espero gostar, senão vou ficar muito chateada rs
    Adorei a resenha :)
    Beijoooos

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Leitores do Open

Nossa página no facebook

Cópia atribuida


Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Se usar algum texto não esqueça de citar a fonte.


Translate here: Google-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to English