Resenha: Orgulho e Preconceito e Amor e Darcy e Elizabeth

17:05



Título: Orgulho e Preconceito
Autor: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Número de páginas: 231 (total dos três livros: 631)
Ano: 2010
Sinopse: A obra literária de Jane Austen deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns. De aguda percepção psicológica, seu estilo destila sempre uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa.Orgulho e Preconceito (1797) é a obra mais conhecida da autora. Jane Austen mostrou como o amor entre os protagonistas era capaz de superar barreiras de orgulho e preconceito, a diferença social entre eles e o escasso poder de decisão concedido à mulher na sociedade da época.A crítica veio a considerá-la a primeira romancista moderna da literatura inglesa.
Leia aqui o primeiro capítulo

Oi pessoal! Hoje vou falar de um livro superfamoso entre os leitores que adoram romances históricos: Orgulho e Preconceito da autora Jane Austen.

Sempre tive curiosidade em ler as obras de Jane Austen, mas tinha um certo receio quanto a linguagem, já que não tinha me dado bem com outros clássicos antes, mas não achei a leitura difícil tanto quanto esperava, só é um pouquinho mais demorada para aqueles que não estão acostumados com esse tipo de livro.

Nas primeiras vezes em que assisti ao filme Orgulho e Preconceito, acabei perdendo a primeira meia hora e a história parecia confusa, mas depois da terceira vez (essa última peguei do começo) fiquei muito interessada e aproveitei para comprar o livro de uma vez! Acabei comprando a versão com três livros da autora, além de "Orgulho e Preconceito", "Persuasão" e "Razão e Sensibilidade".

A adptação é ótima mas as vantagens que o livro leva sobre ela são várias, para começar, existem muito mais acontecimentos, digamos assim, durante as páginas do que em duas horas de filme, ponto superpositivo para quem gosta de ficar sabendo de tudo - como eu, kkk.

Orgulho e Preconceito traz a vida numa Inglaterra do século XVIII, XIX, onde o maior objetivo das famílias da época parece estar em encontrar um casamento vantajoso para seus filhos e filhas. A Sra. Bennet, de Longbourn, não vê a hora de ver uma das cinco filhas casada mas, com a situação da família, não é possível oferecer um excelente dote para todas.

Entendendo um pouquinho da época, vocês podem imaginar o burburinho que se forma quando um jovem rapaz rico e simpático, o Sr. Bingley e seu amigo Sr. Darcy chegam a Netherfield. Todas as famílias querem conhecê-los e a Sra. Bennet logo encarna no marido para visitar Bingley antes que a vizinha Sra. Lucas tenha a chance. Tudo é claro, visando uma aproximação das filhas com o rapaz.

Um baile feito na cidade deixa claro o interesse do Sr. Bingley em Jane – irmã mais velha de Elizabeth - , e enquanto Lizzy está tomando um chá de cadeira no salão, acaba escutando Sr. Darcy dizendo a outro cavalheiro que no momento não há nenhuma mulher interessante e digna que o faça tirá-la para dançar. O comentário irrita Elizabeth e faz com que a garota crie uma grande antipatia por ele.

Elizabeth Bennet é a segunda filha mais velha dos Bennet, não é tão bonita quanto Jane, tão pouco estudiosa quanto Mary, mas é inteligente e extremamente crítica e sincera em suas opiniões. Depois de observar Darcy durante o sarau, ela já tem o juízo sobre ele formado, mesmo sem tê-lo conhecido direito. E parece que todos da vizinhança concordam que o rapaz é orgulhoso e muito seletivo em suas amizades, graças a sua alta posição social.

Posso dizer que desde o começo… quase desde o primeiro momento em que vi você pela primeira vez, eram tais os seus modos, que me impressionaram com a mais profunda convicção da sua arrogância, do seu desprezo e do seu desdém egoísta dos sentimentos dos outros, que formaram a base de desaprovação sobre a quais os sucessivos acontecimentos construíram uma tão inabalável antipatia; e um mês depois de conhecer você, eu já sentia que você era o último homem do mundo com quem eu poderia ser convencida a me casar."
- Elizabeth, página 352.

O romance que surge dessa “indiferença” é muito interessante, e é muito fácil gostar dos dois personagens – assim como de outros também :). No começo achava que Darcy era o Preconceito e Elizabeth o Orgulho, mas depois a gente vê que os dois têm tanto o orgulho quanto o preconceito. Achei superlegal conhecer os hábito da época, onde é normal ficar hospedado durante um mês – ou mais - na casa de parentes, e que, sempre, é o mais rico que se dirige e começa o relacionamento com as outras pessoas.

Enfim, adorei o livro!! Só o que não entendi são os vários *** em algumas palavras, talvez isso não aconteça em outras edições.

A adaptação e o livro conseguem passar impressões diferentes. Por exemplo, para mim, a Elizabeth do filme chega a ser bem indiferente a Darcy. Já no livro percebemos a mudança dos seus sentimentos gradativamente através dos seus pensamentos e outras cositas más que sepassam no livro. As explicações das ações de Darcy também são melhor entendidas no livro. Se você gostou do filme vai adorar o livro.

Com certeza indico e, quando tiver oportunidade, lerei novamente! :D


Sr. Darcy e Elizabeth

Sr. Bingley e Jane

Outros posts legais

12 comentários

  1. Eu amei os dois! Tive meu primeiro contato através do filme que eu me apaixonei logo de cara (ah Mr. Darcy *-*) e quando li o livro me lembro de ter ficado mais maravilhada ainda. Jane é uma das minhas escritoras prediletas.

    beijos

    Amigas entre livros

    ResponderExcluir
  2. eu sou APAIXONADA por essa obra, tanto o livro quanto o filme. talvez mais o filme, mas só porque ele me fez sentir mais, de alguma maneira. adoro a narrativa da Jane, e o romance que não é proibido, mas é ao mesmo tempo, simplesmente porque eles são orgulhosos demais. e o Darcy, aaaah, o Darcy. sem explicações. amo ♥

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou doida para ler esse livro da Jane Austen! Principalmente porque se trata de um romance histórico (adoro! *-*).
    Não vou negar que a questão da linguagem mais elaborada também me deixa meio receosa, mas ao mesmo tempo eu penso que a "estranheza" é passageira ^^ você logo se acostuma com o estilo da autora!

    Pretendo ler em breve. Aliás, fiquei interessada nessa edição, três em um! Rsrs

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  4. Eu e clássicos somos inimigos!
    Li pouquissímos, tipo assim: 123! :)
    O&P é lindo, um romance que retrata costumes de uma época pode ser meio chateenho, mas esta história aí é boa demais e Elizabeth é uma ótima personagem e Sr Darcy... Alguém me dá ele de Natal!

    ResponderExcluir
  5. Danzinha Adorei o estilo da Jane austen e já estou fazendo fila para ler todos os livros dela :D

    Lady Não é? Não são as famílias - além da tia kkk - que tenta separá-los mas esse orgulho e preconceito! Melhor nome não poderia ter! Darcy s2

    Leitoras Anônimas Ah! Leia sim *_* a narrativa não tem tantos termos difícil não, nem precisa de dicionário kkkk É ótima né?! Nem pensei duas vezes quando vi :D

    Sara HAHAHa inimigos é??! Darcy de natal seria uma boa! O legal dele que é sutil, mas mesmo assim faz de tudo para agradar, aia. Campanha Darcy de natal!


    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu vi esse livro na sala, ein! hahaha. Puts, eu gosto muito do filme, já assisti zilhões de vezes! E não achei difícil de entendê-lo da primeira vez que vi. Tenho muita vontade de ler o livro, mas e a preguiça?! ;_;
    Acho que os ** deve ter sido erro mesmo, eles devem ter esquecido de colocar o rodapé explicando AUHSUHASHUAS
    Apoio total a#CampanhaDarcydeNatal s2s2 UHAHUAHUAHUAUHUAHUAH
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Thais hahahah Vai ver eu tava com bloqueio na primeira vez em que vi o filme. Boiei geral! kkkk Nem fale da preguiça que acompanha... lalala Se acha que eles esqueceram de colocar os comentários no final da página?! Vai ver não houve revisão, mas que ficou estranho ficou esses ***
    bjs!

    Darcy de natal ao cubo. s2

    ResponderExcluir
  8. Nossa, sempre morri de curiosidade para ler algum livro de Jane Austen, mais nunca li porque sempre pensei que seria uma leitura muito difícil mesmo... Acho que ainda não iria querer comprar algum desses livros, pois tenho um monte na fila para serem comprados, kkk mais se eu achar por ai para ler, vou matar minha curiosidade :D

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol,
    Morro de vontade de ler os livros dessa autora!!
    Todo mundo sempre fala que as obras dela são imperdíveis! E acredita que não vi nenhum filme baseado nos seus livros?
    beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Sempre tive vontade de ler os livros dela, por ela ser um ícone e tudo o mais. E depois que eu descobri do filme eu fiquei com mais vontade ainda. Tem tantos comentários positivos sobre! Mas até hoje não li nem vi o filme xD, mas é om ter mais um comentário positivo.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho que parar pra ler esse livro, criar paciência. Eu gosto bastante do filme, e espero gostar muito do livro também!
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, vi o filme antes de ler o livro. Não sei de qual gosto mais. Já vi o filme umas 30 vezes, será qu isso é normal?! Sou apaixonada pelas histórias da Jane Austen. São lindos! Gostaria de recomendar " Little Dorrit" do Charles Dickens. É ótimo! Tem uma minissérie de 14 capítulos que conta toda a história. Vale a pena!!! Amo a literatura inglesa!!! Beijos meninas!!! Cínthia

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Leitores do Open

Nossa página no facebook

Cópia atribuida


Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Se usar algum texto não esqueça de citar a fonte.


Translate here: Google-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to English