30 de dezembro de 2011

Retrospectiva Literária 2011 e Expectativas 2012

Hey! E então pessoal, preparados para o ano novo? Contagem regressiva!
Para fechar o ano literário de 2011, nada melhor que uma retrospectiva com todos os livros que nos marcaram esse ano não é mesmo? E para arrematar, uma listinha de perguntas de Expectativas Literárias para o ano novo!

A Angélica do Pensamento Tangencial foi quem organizou as perguntas para a retrospectiva literária.

RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2011

O livro infanto-juvenil que mais gostei: Hex Hall!
Hex Hall foi um livro que li em algumas horas! A história é bem legal e tem magia, mistério e um romance que, até o momento parece ser, proibido (muahaha!) - o que dará trabalho para a protagonista. Com certeza vou acompanhar os próximos livros :)

A aventura que me tirou o fôlego: Jogos Vorazes e Julieta!
Nesse quesito os dois livros, para mim, ficam empatados! Tanto Katniss correndo por entre as árvores fugindo dos outros tributos para se manter viva, quanto Julie pelas ruas históricas de Siena em busca de um tesouro de família e fugindo de um motoqueiro misterioso me deixaram grudada nos livros. Claro que "aventura" vai é do gosto de cada um, mas eu considero os dois tipos!

O terror que me deixou sem dormir:
Não li nada de terror esse ano, o mais próximo disso foi o romance Os 13 porquês que não me deixou sem dormir, mas me fez pensar bastante sobre tudo.

O suspense mais eletrizante: Amanhã Você Vai Entender
Bem, não é um suspense convencional das histórias policiais mas nos deixa com um pulga atrás da orelha a cada capítulo e ficamos ainda mais curiosos para descobrir quem está escrevendo os bilhetes para Miranda e conseguir juntar todo o quebra-cabeça. E é claro, todo o mistério do tempo. Outro livro, de suspense policial (único que li no ano - que vergonha!) é 4 de julho.

O romance que me fez suspirar: Julieta
Romeu e Julieta, aiai.. qual leitor de romances nunca teve - ou tem - vontade de ler a história de William Shakespeare? O livro Julieta é tudo de bom, tem volta no passado, relíquias misteriosas, famílias cheias de tradição, e romance! E o melhor é quando você descobre que todos os lugares onde a história se passa existem mesmo, e que a autora teve um cuidado especial em fazer uma super pesquisa histórica antes de escrever o livro. *-*

A saga que me conquistou: A Mediadora
Já tinha lido os dois primeiros livros da série há algum tempo, mas foi só esse ano que aproveitei - e me empolguei - para ler todos! Romance entre uma mediadora e um fantasma? Só a Meg para escrever uma história tão "complicada" dar certo (risos) e ser leve ao mesmo tempo. Estava sentindo falta dessa atmosfera de livro juvenil, e isso foi o que, principalmente, me conquistou nessa saga. ;) O clássico que me marcou: Orgulho e Preconceito
Esqueçamos o fato de que só li um clássico esse ano... Mas me supreendi por gostar da narrativa de Jane Austen e colocar todos os outros livros dela (junto com outros tantos clássicos) na minha lista de futuras leituras!

O livro que me fez refletir: Os 13 porquês
Os 13 porquês foi uma das leituras mais marcantes de 2011. Trouxe a questão do bullying e do suicídio de uma forma tão interessante e intensa que é impossível não sentir "nada"enquanto se está lendo. Queria ler há bastante tempo e não me decepcionei. Claro que é uma história triste, então leia com moderação. ;)

O livro que me fez rir: Boa pergunta! Não me vem nenhum a mente agora! Talvez um pouco tenha sido Como Se Livrar de Um Vampiro Apaixonado, e vocês?

O livro que me fez chorar: ??
Se estivessemos falando de filmes essa pergunta já teria três respostas certas (risos). Mas sobre livros, que eu me lembre, nenhum me fez chorar esse ano kkk.

O melhor livro juvenil não sobrenatural (mudei porque só li um livro de fantasia): É muito fácil um livro de fantasia, ou com história sobrenatural, prender a gente, pois eles vêm acompanhados de vários elementos interessantes. Agora, para um livro sem nada disso fica muito mais complicado! Por isso nessa categoria ficam empatados dois livros que eu gostei bastante que se encaixam na categoria Juvenil-não-sobrenatural: Star-Crossed (água com açucar, mas super fofo) e Anna e o Beijo Francês (me manda pra frança mãe!)

O livro que me decepcionou: Impecáveis (Pretty Little Liars)
Gosto bastante da série Pretty Little Liars e Maldosas - o primeiro livro - me animou bastante, mas o segundo volume, Impecáveis, foi tão parado, sem nada de interessante que até me desanimei em escrever a resenha. Desisti dos livros da série por enquanto e só vou acompanhar a de tv.

O livro que me surpreendeu: Jogos Vorazes

Nem preciso falar nada né? Achava que não ia gostar da história, torcia o nariz, nem queria saber de adolescentes lutando pela vida em um jogo orquestrado por uma sociedade futurista que assistia tudo pela televisão... mas Jogos Vorazes está longe de ser só isso! Tanto que está ai fazendo o maior sucesso e vai até parar nos cinemas em março de 2012 :D

A frase que não saiu da minha cabeça: Não sou muito de guardar frases, mas essa aqui - que a gente tem até que tomar fôlego para conseguir ler em voz alta - ficou marcada! De Elizabeth diretamente para o Sr. Darcy:

Posso dizer que desde o começo… quase desde o primeiro momento em que vi você pela primeira vez, eram tais os seus modos, que me impressionaram com a mais profunda convicção da sua arrogância, do seu desprezo e do seu desdém egoísta dos sentimentos dos outros, que formaram a base de desaprovação sobre a quais os sucessivos acontecimentos construíram uma tão inabalável antipatia; e um mês depois de conhecer você, eu já sentia que você era o último homem do mundo com quem eu poderia ser convencida a me casar."
- Elizabeth, página 352.

O(a) personagem do ano:
Poderia dizer Peeta ou Harry, mas pensando um pouco mais, eu acredito que deveria escolher o Sr. Darcy. Quando vi o filme - pela metade - eu o via de forma bastante diferente do que passei a perceber depois do livro. Minha visão sobre ele foi mudando durante a leitura, quando consegui entender seus motivos, o que não o torna um personagem tão transparente e mais encantador. :D

O casal perfeito: Jay e Violet de Ecos da Morte
Ainda estou lendo Ecos da Morte, mas o que dizer desses dois? Fofos, fofos!! Vamos terminar logo para voltar a minha leitura (risos).

O(a) autor(a) revelação: Anne Fortier
De Julieta, quem mais poderia ser? Estou doida para ler outro livro dela, tomara que ela escreve né?! (risos)


O melhor livro nacional: O primeiro-ministro
Que vergonha! Li poucos livros nacionais esse ano... Mesmo sendo tão rapidinho, meu voto vai para As Crônicas da Terra do Lago.

O melhor livro que li em 2011: Jogos Vorazes.

Li em 2011 40 livros.

A minha meta literária para 2012 é:
Ler menos é ler melhor. Como agora vou ter que me preocupar - bastante - com a faculdade, provavelmente, vou ter que escolher melhor as leituras por causa da falta de tempo (Risos) e também quero me envolver mais com as histórias etc.

---------

A Adriane do Arquivo Cult indicou o Open para responder o meme da natpuga. Vamos lá.
EXPECTATIVA:
  • Meta de Leitura: No mínimo 12 livros! (risos);
  • Primeiro do ano: ;
  • Gênero que vou ler mais: Juvenis e Ya :);
  • Gênero que vou ler menos: Suspense Policial (?);
  • Lançamento internacional mais aguardado: -
  • Lançamento Nacional mais aguardado: Nossa, são vários: Runaway (Cabeça de Vento #3) da Meg Cabot, Silence (Sussurro #3), Demonglass (Hex Hall #2) ;
  • Lançamento de livro brasileiro mais aguardado: Fazendo Meu Filme 4 – Paula Pimenta e o segundo livro de As Crônicas da Terra do Lago;
  • Continuação de saga mais aguardada: Já escrevi acima.
  • Final de saga mais aguardado: Silence e Runaway.
  • Próximas compras: Fiquei curiosa com Labirinto - Kate Mosse e preciso comprar Lestat para começar a leitura das Crônicas Vampirescas. kkkk
Para continuar a brincadeira, passo para:
Leitora Compulsiva | A Leitora | Coffie And Movies | Garota das Letras | Hangover at 16 | Lendo e Comentando | Leitoras Anônimas | Mundo de Papel | Livraria Outubro | Livros e Vagalumes | Uma Janela Secreta | Ler, Dormir, Comer | e para todo mundo que quiser responder :)


Lista de leituras 2011
40. A Mediadora #6 - Crepúsculo
39. A Mediadora #5 - Assombrado
38. O Preço de uma lição
37. Beijos Infernais
36. Imortal
35. Orgulho e Preconceito ♥
34. Star-Crossed: Romeu e Julieta
33. Antes que eu vá
32. Diários de Stefan - Origens
31. As Crônicas da Terra do Lago
30. 4 de julho
29. Fazendo Meu Filme 3
28. O Céu está em todo lugar
27. Os 13 porquês
26. Como se livrar de um vampiro apaixonado ♥
25. A Mediadora #4 - A hora mais sombria ♥
24. A Mediadora #3 - Reunião
23.Anna e o Beijo Francês ♥
22. Aprendendo a Seduzir
21. Rostinho Bonito
20. Amanhã você vai entender
19. Amores Infernais
18. Sendo Nikki
17. Em Chamas
16. O Céu Vai Ter Que Esperar
15. Jogos Vorazes ♥
14. Destino
13. Lonely Heats Club
12. Hex Hall ♥
11. Julieta ♥
10. Impecáveis (PLL#2)
09. Eu Sou o Número Quatro
08. Quando Cai o Raio
07. Como Fui Esquecer Você
06. Harry Potter e a Pedra Filosofal
05. Crescendo
04. Horizontes - Revelações
03. Maldosas (PLL#1) ♥
02. Diários do Vampiro - Anoitecer
01. A Bandeja - Qual Pecado Te Seduz?

Créditos imagens:
Deviantart - First Impressions by free-energy
Deviantart - Berries by Ratgirlstudios

Compartilhe

  • Delicious

13 comentários:

  1. Realmente Jogos vorazes foi um dos melhores livros do ano! Gostei da sua "retrospectiva", bem centrada e bem feita....

    ResponderExcluir
  2. Estou super ansiosa para ler Runaway. Estou louca para que esse livro chegue ao Brasil, desde a hora que terminei Sendo Nikki *0*

    http://thelovekingdom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol!!! Voltei só p te falar sobre Os Homens Que Não Amavam as Mulheres. O livro possui algumas trecho fortes de violência, por assim dizer. Já tem o filme produzido na Rússia, mas hollywood vai lançar o remake... abraços

    ResponderExcluir
  4. A Mediadora é lindo, mesmo. <3

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm me decepcionei com impecáveis vou tentar voltar a ler os livros da série nesse ano que esta chegando mas não garanto nada a série de tv esta mil vezes melhor

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, adorei a sua retrospectiva 2011! Concordo com você, Orgulho e Preconceito é ótimo =D Que bom que topou em realizar a "Expectativa literária 2012"! Carol, só uma correção, meu nome é ADRIANE e não Adriana (relaxa, todo mundo confunde haha)!! Feliz ano novo, muita paz, sucesso e boa sorte com o vestibular!!
    Bjs, Dri

    http://arquivocult.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. adorei suas respostas! Estou loooooooouca pra que FMF 4 seja lançado! <3

    Feliz Ano Novo!
    @CamilaCandomil
    | SELEÇÃO LITERÁRIA | http://selecaoliteraria.blogspot.com |

    ResponderExcluir
  8. Jogos está em todas as retrospectivas, acho que não li nenhuma que ele não constasse hehehhee

    Aproveito para lhe desejar um feliz ano novo, que este novo ano que se inicia seja repleto de felicidade e regado por bons livros.

    Beijocas,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  9. Amei suas respostas, todas esse livro são ótimos!
    O personagem do ano para mim foi o Peeta, isso porque não li orgulho e Preconceito :)
    Me interessei muito por Julieta!
    Super concordo com você, ler menos e ler melhor!! :)

    Feliz Ano Novo!

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico - http://gabiiem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol,
    Obrigada pela indicação!!
    Eu até tentei fazer uma lista com os melhores de 2011, mas não consegui!! Eu sempre acabo escolhendo os livros que li mais recentemente e isso seria injusto com os livros do começo do ano!! hehehehe
    Mas vou ver se monto um post com as expectativas literárias!
    beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Oopa, adoro essas retrospectivas *-*
    A Mediadora é maravilhoso, eu li a série inteira super rápido pelo quanto me conquistou!Jogos Vorazes eu também achava que não ia gostar, mas ao menos continuo com a mesma opnião em relação a personagem principal...

    xx carol

    ResponderExcluir
  12. Jogos Vorazes me conquistou esse ano. Li a série num piscar de olhos e estou ansiosa pela versão cinematográfica (e torcendo para ser bem fiel)!
    Bjocas e Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  13. Haha Carol, respondi hoje inclusive um meme bem semelhante a esse... se não tivesse respondido juro que respondia o seu! Mas já foi, fazer o quê? Adorei suas respostas, como a gente bate! Eu também elegi Julieta como um dos melhores livros que li no ano, só perdendo pra veja só, a série Jogos Vorazes!! Julieta é genial, incrível, lindo, mistura magistralmente romance, vintage, suspense... tudo que um bom livro tem de ter, amo ele! E JV também é genialidade pura! Maravilhoso, criativo, chocante... sem palavras pra descrevê-lo!! E também adoro a trilogia Cabeça de Vento, é simplesmente muito engraçada, louca... adoro o enredo, os personagens, tudo tudo!

    Enfim... obrigado por me indicar... adorei suas respostinhas!!

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo