5 de janeiro de 2012

Resenha: O Preço de Uma Lição e amor



Título: O Preço de Uma Lição - Ás vezes amar muito não basta
Autor: Federico Devito e Gutti Mendonça
Editora: Novo Conceito - Jovem
Número de páginas: 366
Ano: 2011
Sinopse: Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.”
Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.

O preço de uma lição traz a história de um garoto de 20 anos que se apaixona pela primeira vez. Antes de chegar no romance principal, o garoto nos conta sobre seus relacionamentos anteriores, que não chegaram a ser namoros de verdade.

A história começa de um modo muito interessante, mostrando como surge a amizade especial do Quarteto 21, enquanto o protagonista ainda é uma criança. A característica particular do grupo é que, todos eles, o garoto e os outros três amigos – Paulinho, Cláudia e Manuela –, fazem aniversário no dia 21. Mas, infelizmente, logo nos primeiros capítulos, os três amigos do protagonista, graças a boa posição financeira, se mudam para o exterior.

Ainda morando em São Paulo, o garoto, que curiosamente não tem seu nome citado durante a história, decide sair com outros amigos e acaba conhecendo Juliana na casa de uma amiga. Superinteressado, ele começa a manter contato com ela por meio de mensagens e os dois acabam namorando depois de um tempo.

Ali, descobri o significado da palavra amor. Soube finalmente porque existem tantas explicações de tantos poetas diferentes para uma mesma palavra . É impossível explicar, é algo que só pode ser entendido por quem sente. É uma alegria que não se imagina que possa ser sentida com tanta necessidade.
personagem - pág 99

A maior parte do livro se concentra na história de amor dos dois e os sentimentos são tema constante, e os personagens amam – muito! -, vibram com as conquistas, choram de tristeza, sentem ciúmes e também se arrependem. E há aquela dorzinha quando chega o fim do relacionamento.

Achei muito interessante o fato de que o personagem é caracterizado como um perfeito humano. Mesmo sendo bonito, é egoísta e metido a conquistador, mas também se mostra fiel e romântico quando está com Juliana.

Contudo, como O preço de uma lição não tem muitas descrições de cenário e sensações, focando-se mais nos sentimentos - tem várias frases ótimas -, ele não é um livro que te transporta para um universo diferente, mas procede mais como uma conversa, como se o protagonista estivesse nos contando a sua história. Esse estilo de narrativa, até as vezes meio corrido, usado pelos autores é explicado no final do livro e a ideia é muito interessante!

Como a narrativa é rápida, a leitura não é cansativa, embora tenha algumas partes arrastadas, como por exemplo alguns diálogos meio infantis. Como Juliana é bem mais nova que o garoto, isso é até compreensível. Para aqueles que, assim como eu, gostam de dar aquele INCEPTION no livro, a narrativa se torna um ponto negativo e não é tão interessante. Não é muito meu tipo de livro.

Uma pena, não ter uma notinha dos autores nos contando o que acontece depois da última página... XD

Hiper-romântico a história está recheada de diálogos e declarações, então se você não estiver numa maré romântica e se irritar com coisas meio piegas, passe longe! Mas se você curte e se interessa por esse tipo de história, vá em frente :)

Compartilhe

  • Delicious

14 comentários:

  1. Eu gosto de coisas romântica, mas hiper-românticas, eu passo longe! haha [acho que isso foi meia mentira, enfim]. Mesmo com a ua reseha o livro não me cativou =/ Mas eu acho que nuncavi esse tipo de narração, acho. E focar demais nos sentimentos, sei não.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol! Este livro parece ser legal *--* desde o seu lançamento me interessei por ele! O que eu acho interessante é que a história não parece ser clichê, e, também , porque foi escrita por dois garotos :0 E o melhor, o preço dele é acessível!!!
    Gostei MUITO da resenha! Bjs... Dri

    arquivocult.blogspot.com/
    @arquivocult

    ResponderExcluir
  3. comprei esse livro pro meu amor... eu ia comprar pra mim, mas ele é tão romantico e fofo que resolvi dar o livro pra ele *-*
    espero que ele goste... quando ele termina eu leio *-*
    é bom saber que tem autores excelentes no Brasil :D

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi dizer que é meloso ao extremo heheheh Mas, eu acho, que talvez eu goste hahahah romântica ao extremo eu :D

    Beijocas,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol,
    Vi esse livro na Cultura ontem e até dei uma olhada para comprar, mas depois desisti! Não rolou aquele amor à primeira vista!! E com a quantidade de livros que tenho para ler, estou ficando cada vez mais seletiva!
    Quem sabe mais para frente??
    beijos
    Camis
    Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Eu não tive interesse em ler esse livro, e até agora não tenho, mas fico feliz que vc tenha gostado Carol. Gostei muito da tua resenha.

    ResponderExcluir
  7. Eu não ouvi comentários muito bons a respeito desse livro não :/ Exatamente por a partir de uma parte, ficar muito arrastado, e acho que isso sempre acaba estragando um livro ><

    xx carol

    ResponderExcluir
  8. Essa é a primeira resenha que leio desse lançamento, e sinceramente não fiquei muito interessada... gosto de diálogos mais elaborados, não muito infantis. Acho que esse simplesmente não é o meu tipo de livro, rsrs

    Mas gostei da sua sinceridade na resenha!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol!

    Estou com um pé atrás para ler esse, acho que não faz o meu estilo, e os pontos que você comentou como negativos também me incomodariam, mas o que falou do enredo (mais do que tinha ouvido até agora) pareceu legal, ele ser normal e não perfeitinho.

    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Já vi esse livro nas livrarias e nunca me interessei por ele, mas quem sabe agora eu dou uma chance?
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. humm, não faço o tipo melosa (aliás, detesto pessoas assim), mas a história pareceu interessante. Posso até dar uma chance pro livro!

    Beijoo ;*

    ResponderExcluir
  12. Eu não amei esse livro. Foi uma leitura agrádavel, mas não consegui gostar dos personagens. Acho que o personagem é muito santinho sabe? Sei lá, não consegui acreditar realmente na história.

    Gabi

    ResponderExcluir
  13. To louca pra comprar esse livro , ele me chamou mtt mtt atenção desde da primeira ves que eu ouvi falar nele .Parace ser execelente .como adoro coisas melosas.

    ResponderExcluir
  14. Estou louca para lê esse livro *--* amo romance *--*

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo