18 de março de 2012

Diário de Leitura #4 Mitologia e Tragédias Gregas

Eros e Psique, escultura de Antônio Canova, no Museu do Louvre, em Paris.

No primeiro semestre do curso de Psicologia, a gente tem uma matéria chamada Epistemologia Da Psicologia. O que seria Epistemologia? De acordo com o ementário, a definição para a disciplina seria "Fundamentos epistemológicos para análise e compreensão da diversidade teórico-metodológica em Psicologia. Modernidade e transformações sócio-culturais e epistemológicas associadas à constituição da Psicologia como ciência natural e social." Mas para simplificar, é tratar como a Psicologia se tornou uma ciência.

A Psicologia, assim como outras ciências, veio da Filosofia. Mas porquê estou falando tudo isso? Só para situar e contar um pouquinho pra vocês sobre as aulas que já tive dessa disciplina e como elas influenciaram a minha meta de leitura desse ano (risos).

Imaginem quando vi a grade de aulas e me deparei com esse nome superestranho. Mal podia imaginar que o professor falaria sobre Filosofia e, já nas primeiras aulas, sobre um assunto que sempre me despertou interesse: Mitos!

Foram duas aulas - que passaram curiosamente rápido de mais. O que sempre acontece quando estamos gostando do assunto -, o professor nos contando o mito de Eros e Psiquê. Eros significa Amor em grego, e Psiquê vem de Alma Humana. Pausa dramática: Leiam esse mito! A história é linda e parece até conto de fadas.

Assim como o mito de Eros e Psiquê, o professor nos contou a Tragédia do Édipo Rei, escrita por Sófocles em 450 a.C. E lá fui eu atrás de outras obras do autor grego, depois da aula, e descobri que a história de Édipo tinha continuação. Mas especificamente duas: Édipo em Colono e Antígona. Mais do que depressa comecei a ler o livro Trilogia Tebana, que contém as três histórias.

Diferentemente do que aconteceu com o texto Medéia, em que boiei na maior parte da história (risos) graças às muitas palavras desconhecidas, Édipo Rei foi uma leitura bem fácil - dentro do que se pode dizer sobre uma história no formato para teatro - de se fazer. Não tenho certeza se isso tem a ver mais com a escrita de Sofócles ou a tradução de Mário da Gama Kury. Acho que àqueles pretendem começar a ler tragédias gregas podem optar por essa edição. :)

Medéia, Jasão e os dois filhos.

Agora, estou lendo Edipo em Colono e logo passarei para Antigona - que é filha de Épido com própria mãe, Jocasta. E vocês gostam de mitologia grega? Já leram comédias e tragédias gregas? Contem nos comentários. :)

Compartilhe

  • Delicious

6 comentários:

  1. Eu não sou muito antenada nas mitologias gregas, mas eu adoro. Estava procurando livros que contassem os mitos e tivessem uma leitura de fácil compreensão, mas ainda não tive a oportunidade de comprar! *-*

    ResponderExcluir
  2. Varelapilar O livro que eu descobri que fala sobre os mitos e deuses gregos é o Livro de Ouro da Mitologia - que tbm está na minha lista de leitura kkk :D Devem existir outros tbm, quem souber pode contar pra gente :)

    ResponderExcluir
  3. Meu contato com mitologia grega foi quando era criança vendo Cavaleiros dos Zodíacos kkk
    Eu não fiquei só naquela de ver algumas lendas sendo retratadas no anime, fui atrás de livros pra ver cada nome mencionado nele e suas lendas. Depois na escola aprendi mais sobre isso e adorei.
    Gosto muito de mitologia grega mas ler as obras originais ainda nãoo rola pra mim. Prefiro mesmo de livros que retratam essas lendas sobre diferentes tipos de pontos de vista.

    Fora os livros de História tem alguns interessantes de ficção como Percy Jackson que adorei o modo como o autor uniu o antigo com o moderno.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre aprendo sobre epistemologia e sempre esqueço o significado dela =/ Eu ADORO mitologia. Tive aulas sobre o mito de Édipo, minha rpofessara contou a história, mas não falou da continuação, apesar de ter contado sobre Antígona. Li o mito de Eros, lindo mesmo ♥ Já li muitas histórias no Wikipédia, mas queria pegar um livro mesmo e ler, seria muito divertido!

    ResponderExcluir
  5. Oieee.

    Quando fazia faculdade de Pedagogia também tinha a matéria de Epistemologa, mas com o tema um pouc mais abrangente. O que eu adorei, foi fácil, fácil, não abordamos varios temas dos gregos, mas deu para conhecer bastante.

    eu amo tudo sobre mitologia grega, é facinante. Mas atualmente livros para ler, ainda fico com Persy Jackson... que é muito didático e atual ao mesmo tempo... rsrsrs

    Bjkas
    Lala ;)
    Blog Mundo Literário

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Já li todas as tragédias citadas, e até algumas outras, e gostei bastante do post.
    Medeia é sim,uma peça um tanto complexa, sempre há um impacto quando se inicia a leitura, isso por que não estamos acostumados com esse tipo de literatura, mas no geral eu gosto muito... Recomendo para você as peças de Eurípedes, das que eu Li (As troianas e Andromaca) eu amei, mas já fique sabendo, são mais difíceis de se achar...
    bjos e boas leituras!!!

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo