Jogos Vorazes nas telonas (eu vi)!

14:57

Pela primeira vez em tempos sai satisfeita de uma sessão de cinema. Como falei no twitter ontem, a história contada na tela ficou bem próxima ao livro e, acredito, não irá desapontar os fãs da trilogia.
Na América do Norte do futuro, o país Panem mantém o controle sobre os cidadãos através de uma competição. 24 jovens, representantes de 12 distritos, têm que lutar entre si por sobrevivência. Depois que a irmã mais nova é convocada a participar no jogo, a garota de 16 anos Katniss Everdeen se voluntaria para substituí-la. Na competição, Katniss se vê obrigada a tomar uma série de decisões críticas para sobreviver, entre questões morais de amor e humanidade.
A minha maior preocupação, desde quando o filme foi anunciado, era a classificação etária do filme. Como passar toda aquela crueldade de 24 crianças e adolescentes lutando até a morte numa arena, que é nitidamente descrita no livro, quando o filme é indicado para o público jovem?

Com as cenas das batalhas, ficou bem claro que não era a intenção do filme se focar nas lutas em si – e nem poderia. O filme deu espaço para mostrar toda a manipulação da Capital com o seu “show“, distribuído em massa por toda Panem, como recurso para conter possíveis revoltas dos distritos. Com as cenas adicionais de Seneca e o Presidente Snow esse fato fica ainda mais evidente. E como não ficar com lágrimas nos olhos naquela cena na arena? (não vou contar spoilers.)

Os (de)efeitos especiais deixam a desejar? Em parte. Claro que a gente queria ver uma Capital mais real e cheia de detalhes, mas – esperamos - a produção terá tempo para deixar tudo isso prontinho até o terceiro filme. ;) A câmera em movimento “tremido“ incomoda no começo, em compensação, adorei o contraste das cores das pessoas da capital com a pobreza do distrito 12.

Na minha humilde opinião de casual cinéfila, a atuação de todos os personagens foram condizentes com a imagem que criei deles através dos livros. Vi várias reclamações de que Jennifer Lawrence teria sido uma Katniss mecânica, mas quem leu o livro sabe que Katniss é muito centrada e dificilmente deixa transparecer suas emoções - pelo menos essa é minha impressão sobre a personagem.

Josh Hutcherson também deixou no ar as reais intenções de Peeta, o que é ótimo para a continuação e àqueles que ainda não leram os livros.

Cinna
e Haymitch ficaram ótimos, e eu adorei as caras e bocas de Stanley Tucci como Caesar apresentando os Jogos. Uma dúvida: o nome da Effie foi citado durante o filme?

Numa adaptação é sempre normal que detalhes sejam cortados, mas em Jogos Vorazes a história principal está presente e não dá a impressão de que ficou faltando alguma coisa muito importante.

Para aqueles que acharam esse post por curiosidade sobre a obra que originou o filme, sempre é bom ler os livros para enriquecer a sua percepção sobre a realidade desenvolvida por Suzanne Collins.

Olhando pelos números de bilheteria internacionais, é esperado que Jogos Vorazes seja um sucesso e que logo logo teremos mais dois filmes :D

Só sinto por aqueles que foram ao cinemas esperando ver uma super história de romance arrebatador, que é como a imprensa vem vendendo Jogos Vorazes desde o anúncio do filme. E não há como haver comparações entre Harry Potter, Crepúsculo e Jogos Vorazes, pois mesmo os três sendo, a princípio, direcionados ao mesmo público, os três seguem por caminhos totalmente distintos. Há muito mais que um “triângulo amoroso” em Jogos Vorazes, como questões de poder, manipulação, mídia e política.

E vai dar o que falar!

Já quero assistir de novo, alguém me convida?!
Clove, Cato, Marvel

Outros posts legais

9 comentários

  1. Oi amiga, que bom que você saiu feliz do cinema. Eu também sai!

    Não vejo a hora de ver o segundo filme, que com certeza será maravilhoso. Um beijo viu? Adorei seu post.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carool, ainda não li os livros por isso não vou ver agora o filme. Minha filha viu ontem e simplesmente adorou, voltou para casa dizendo que não posso perder. Ela também é fã do Josh Hutcherson e isso ajudou a gostar mais ainda do filme.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  3. Há muito mais que um “triângulo amoroso”....

    isso é completamente verdade... se olharmos os livros pq no filme isso não ficou muito claro... aquela raiva e nojo q temos.. aquele aviso q vai crescendo dentro de nós e da Katniss para fazer algo.. não é possível ver qse q nunca no filme....

    A violência infelizmente faz falta sim... pq afinal seria 'Hunger Games'?? Poderia ser bastante impactante... e tipo ficar para história com o livro faz o filme só virou um sessão da tarde infelizmente

    bjssssssss (ah mas adorei o q escreveu dando seu ponto de vista)

    ResponderExcluir
  4. Nossa, assisti o filem ontem e ADOREI!!!
    uma parte porque ja amava o Josh Hutcherson e a história toda, me apaixonei. Esperava muito menos do que eu vi e, sinceramente, vou ver milhões e milhões de vezes quando eu comprar. Amei o post, parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Eu sai frustrada do cinema, mas agora eu quero ver de novo kkkk. Achei também que ficou bem fiel e as atuações foram ótimas! Principalmente o Stanley como Caesar! Sei que é difícil fazer uma adaptação pra terceira pessoa, mas não ficou tão intenso o filme, e do meio pro final foi tão rápido! Mal deu pra se encantar pela Rue!!! E as cenas da caverna.... no coments. Mas no geraaal, foi bom =D Faltou algumas coisas que pra mim, seriam importantes para os outros filmes, mas fazer o que.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol,
    Estou animadíssima para ver esse filme. Ainda mais com as notícias de que ele está bem fiel ao livro! Seria ridículo se tentasse impor um triângulo amoroso, como fizeram com o Twilight!
    E concordo com você, impossível comparar HP, Twilight e Hunger Games!!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu amei muito este filme. Saí do cinema com vontade de assistir novamente. Todas minhas reclamações sobre o elenco foram esquecidas. Eles fizeram um ótimo trabalho.
    As caras do Caesar eram hilárias.

    ResponderExcluir
  8. De fato, os efeitos deixaram bastante a desejar >< Uma katniss mecânica? NOSSA! Quem fala isso nunca leu o livro e não sabe o robô irritante que a katniss é, a Jennifer pelo contrario, fez ela fez com emoção e mil vezes melhor! Só achei que comparado ao livro, tudo acabou passando meio rapido demais, e ate entendo, pois no livro tem muitas partes iguais, mas tem algumas partes que nao colocaram e eu achava importante...

    xx carol

    ResponderExcluir
  9. Oie!! Eu amei ver o filme, mas gostaria de te perguntar qual é o melhor livro destes abaixo? Vinte e mil légua submarinas de Julio Verne OU Viagem ao centro da Terra de Julio Verne OU Pindorama:terra das palmeiras de Marilda Castanha

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Leitores do Open

Nossa página no facebook

Cópia atribuida


Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Se usar algum texto não esqueça de citar a fonte.


Translate here: Google-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to English