4 Lições que a literatura nos ensina! - Inspirando-se nos livros

18:09

AHH os livros. Esses amigos de papel, nosso refúgio, infinito mágico de possibilidades, histórias e emoções. Eles nos trazem lágrimas, sorrisos, alegria, tristeza.... e cada vez são mais idolatrados, vai entender, esse amor de bookaholic só compreende quem sente! E quantas lições lindas já encontramos por essas páginas? Milhares... é o que sempre falo, livros, são incríveis, nos diverte e ainda ensina! Tem como não amar? Vem, vem conferir 4 lições diretamente dos livros para nossa vida! Vem colega!

Não banque o herói!

As vezes quando estamos numa situação difícil, acabamos querendo " carregar o mundo nas costas " resolver tudo sozinhos, se sacrificar... e no fim, as coisas só pioram... é aquela de síndrome Harry Potter, salvador da pátria, o herói, bonzinho que só se ferra! Vejamos, Harry nasce, sofre, cresce, enfrenta o perigo, uma vez, duas vezes, três vezes, e de novo, de novo... e se machuca muito durante essa sina! São inimigos, perigos em cima de perigos... Mas diferentemente da ficção na vida real nem sempre o herói tem um final feliz e tudo se ajeita! A história é outra! Não me levem a mal, não estou dizendo, vamos jogar tudo para o ar e phod...! Não, só cuidado para não exagerar na dose, cuidado para não tomar as dores do mundo e se esquecer de ti...

O amor pode estar onde você menos espera, olhe ao redor!

Mulher é um bicho bobo que fica sonhando acordada com o astro de hollywood gostoso, chora pelos cantos sua " forever alonisse " mas não vê a realidade. A tontinha faz promessa á santo Antônio, apronta mil e umas com a esperança que um deus grego caia do céu diretamente para sua vida mas não abre os olhos e enxerga o carinha super fofo do cursinho ou aquele amigo que dá incrivelmente certo contigo... Acontece é que a maioria sonha com um príncipe, um Edward, Peeta Mellark e vê que aquele garoto HUMANO que você nem dá bola ou nem imagina pode ser o amor de sua vida! É... olhe ao redor, diz o povo que tem sempre alguém interessado em você! Para de chorar a solterise, coloca um sorriso na cara e vai seduzir menina! A Fani de FMF vivia perdida num amor platônico impossivelmente impossível cega por uma ilusão ela nem percebia que tinha um alguém bem próximo dela morrendo de amor por sua pessoa! Quando caiu a ficha, bateu o choque e depois, claro, o love... A gente reclama do cupido, mas facilitar que é bom nada! Né? Pois bem, comece a aceitar a ideia de ter meros mortais como namorado...

A vida é uma eterna superação!

Bancar o herói 24 horas por dia é roubada, temos que saber quando a preocupação, a noia está passando dos limites mas também não podemos esmorecer diante dos desafios da vida. É preciso sempre superar. Buscar forças lá dentro de nós e vencer a batalha. Fácil falar né? Sei que é mega hiper luper difícil seguir em frente, porém acreditem, são necessárias provações, para que nos tornemos melhores, senão a vida, facílima perde o sentido, o valor, suas cores. Seja uma desilusão amorosa, a perda de alguém que amamos, uma doença ou qualquer outra tristeza e obstáculo, devemos continuar, levantar a cabeça, ir a luta acreditando que dias melhores virão. Uma das milhares coisas que Jogos Vorazes me ensinaram e é isso, a arte da superação. Katniss era apenas uma criança quando perdeu o pai e para não morrer de fome teve de passar por cima de toda a dor, o medo tendo a coragem de se arriscar pela floresta, lutando ao lado de animais ferozes por sua sobrevivência, caçando em busca de uma vida mais digna á sua irmãzinha. E ela conseguiu vencer a tempestade, enquanto a mãe vegetava em extrema depressão, ela superou a si mesma e venceu! Por isso que ela é e sempre será uma de minha personagens favoritas. Exemplo... Anotaram o recado? Por pior que seja a batalha, você pode vencê-la, confie em você e lute até o fim! :D

Amigos de verdade estarão ao seu lado até o fim...

Amigos de verdade podemos contar nos dedos, sim! Na hora da festa, da curtição é só alegria, sorrisos, juras... na hora do vamos ver, da dificuldade, poucos vem nos dar uma mão. É triste mas a dura realidade. Muitos chegam em nossa vida e poucos restam no final. Mas é melhor assim. Com o tempo as máscaras caem, conhecemos as pessoas e não se perde amigos, se livra de gente que não nos traz benefício nenhum... pode ter certeza, pode o apocalipse chegar que suas amizades verdadeiras ficarão firmes. Amigos de verdade estarão a seu lado nos bons e más momentos... vão chorar, rir com contigo, colocarão a mão no fogo por ti! Os livros estão lotados de amigos da onça, gentinha falsa da pior espécie mas também transborda de amizades lindas e indestrutíveis... são amigos fazendo cada loucura, ainda além dos limites em nome da amizade... rendendo as melhores cenas e histórias! Rony, Harry, Hermione, Percy, Annabeth, Grover e tantos outros nos ensinam o quanto os amigos de verdade podem ser a diferença...

Bem seres do pântano, espero do fundo da minha alma maligna que tenham gostado deste maravilhoso NOT post! Quase arranquei minhas tripas para fora tentando criá-lo então por favor, comentem, cliquem em " gostei " façam as tripas arrancadas terem valido a pena! Ok? Beijinho e tchau tchau, até o próximo Inspirando-se nos livros... sugestões de temas? envie para @geovannavoeg Fico grata qualquer pitaco!

Outros posts legais

5 comentários

  1. Adorei o post!
    Essas lições mostram que os livros atuais, por mais fúteis que sejam considerados, tem alguma coisa boa para nos ensinar!!
    Sobre a 2ª Lição, esse é um problema que tenho visto em algumas amigas que lêem tanto quanto eu! Várias garotas se entregam aos livros e se apaixonam pelos personagens. Depois olham ao redor e não aceitam dos homens reais menos do que elas encontram nos livros. Resultado: leitoras encalhadas! rs... Cuidado com isso, meninas!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Olá! ^^
    Adorei o post, essa coluna é sempre muito criativa, interessante e inteligente, vale mesmo as tripas arrancadas, hehe! Mas a verdade é que, em alguns momentos, nós estamos tão entertidas com as histórias que nem percebemos tudo o que podemos aprender com os livros, não é mesmo?
    Beijos, Nat || On the Books

    ResponderExcluir
  3. Nossa que emocionante eu amei esse texto super diferente!Os livros falam de amizade,amor e muitas coisas.
    http://jeitointelect.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!!!! As tripas arrancadas valeram realmente a pena ;) É muito bom mostrar que os livros podem nos ensinar muitas coisas, mas que também temos que ter em mente que eles não são a vida real e sendo assim não podemos querer viver as mesmas coisas transcritas em suas páginas. Não sei se vc conhece o termo "bovarismo",ele surgiu graças a personagem Emma de "Madame Bovary", Flaubert. O termo caracteriza aquela pesssoa que, tal qual Emma, quer que a sua vida seja igual a de um personagem de um livro e se isso não acontece tudo se torna uma grande infelicidade.

    Bjinhossss

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Adorei seus posts inspirados em livros. Eu tb adoro ler, então adorei isso. As vezes a gente nem percebe os ensinamentos por tras de toda a historia.
    beijos
    Pqna =](isaepqna.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Leitores do Open

Nossa página no facebook

Cópia atribuida


Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Se usar algum texto não esqueça de citar a fonte.


Translate here: Google-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to English