28 de janeiro de 2013

200 anos de Orgulho e Preconceito!

fanart por kakao-bean

Boa noite pessoal! O dia de hoje não podia passar em branco, afinal de contas há 200 anos foi publicado um dos livros mais queridos dos românticos (rs) e que continua atraindo leitores curiosos depois de tanto tempo: o filho amado da autora inglesa Jane Austen, Pride And Prejudice - Orgulho e Preconceito, em português.

De acordo com o site Jane Austen em Português, há indicações em algumas biografias de Jane Austen que o livro teria sido publicado no final de 1813, embora não se saiba o dia exato. O mais próximo que se chegou para determinar a data - que foi adicionada na edição de 1923 da Oxford Press - pode ser observado na publicação do jornal da época Morning Chronicle datando de de 28 de janeiro de 1813, que teria sido o primeiro a anunciar a publicação do romance.


Para quem quiser conhecer mais sobre, leia a minha humilde resenha nesse link, que não chega nem aos pés desse brilhante livro, mas espero que gostem mesmo assim! A Karlinha do Coffee And Movies, também falou sobre 10 filmes inspirados nas obras de Jane Austen pelo mundo. Quem tiver escrito mais posts sobre Jane Austen, pode divulgar a vontade nos comentários, viu? Vamos saudar esse aniversário! :)


10 motivos para ler Orgulho e Preconceito por Roberta Ávila.
1- Orgulho e Preconceito continua a atrair os leitores 200 anos depois de sua publicação porque o romance é capaz de despertar o interesse de pessoas com os mais diferentes gostos.
2- Você gosta de contos de fadas? Temos um duplo no livro, com o inocente amor à primeira vista de Jane e Bingley em contraste com o caminho tortuoso, que passa do desdém ao amor entre Elizabeth e Mr. Darcy. 
3 - Você quer crítica moral? A cáustica lenda da irmã mais nova que foge com o amante serve a esse propósito. 
4 - Você prefere sátiras astutas? Elizabeth faz algumas e seu pai outras sobre as tolices humanas. 
5 - E temos o pomposo Mr. Collins e a impetuosa Lady Catherine De Bourgh direto de uma tradição cômica do século 18 que nos permite rir ao mesmo tempo em que reconhecemos as inerentes fraquezas da nobreza e do clero.
6 - Além disso os personagens em geral são profundos. Poucos deles podem ser explicados facilmente. Há bom e mau em cada um deles. 
7 - Por todos esses motivos, acredito que Orgulho e Preconceito pode ser classificado como o melhor livro de sátira social escrito em inglês em todos os tempos e um dos dez melhores romances em qualquer língua.

Susannah Fullerton, australiana autora de Happily Ever After (Felizes Para Sempre, em tradução literal) sobre os 200 anos de Orgulho e Preconceito. 
8 - Orgulho e Preconceito é um livro que desperta o interesse de muitos tipos de pessoas. Ele tem humor e é um livro muito engraçado, tem romance e uma das mais belas histórias de amor da história. 
9 - O livro tem um grande entendimento da natureza humana em cada página e tudo isso escrito em um estilo maravilhoso. 

10 - A sensação em Orgulho e Preconceito é a de que nenhuma palavra poderia ser alterada ou retirada para melhorar o livro, já quando se lê Dickens ou as irmãs Brontes temos a impressão de que os autores são muito prolixos, usam mais palavras do que seria necessário para transmitir uma ideia ou mesmo são muito religiosos ou moralistas. Com Jane Austen você tem o pacote perfeito!

Compartilhe

  • Delicious

6 comentários:

  1. Eu amo Jane Austen! Eu acho que todo mundo que me conhece sabe disso.Mas é verdade! Eu amo tudo oq ela escreveu eu amo seus personagens eu amo Jane. Obrigada por ter citado o Coffee and Movies nesse post maravilhoso. Obrigada mesmo!

    E que venham mais anos de Orgulho e Preconceito!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol,
    Vergonhosamente ainda não li Orgulho e Preconceito e nem nada escrito pela Jane Austen. Mas agora não tenho mais desculpas. Vou procurar meu exemplar na estante e começar a ler!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. acreditas que eu ainda nao li? xp vou ver se leio esse ano

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol!

    Tenho até vergonha de admitir, mas não li nada da Jane Austen até hoje. Tenho muita curiosidade para ler "Orgulho e Preconceito", afinal, nunca achei alguém capaz de criticar o livro.

    Não sabia que o aniversário era ontem! Adorei o post!

    Um beijo,
    Inara - http://www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este é meu livro número UM. Amo demais.
    Gostei muito da resenha de homenagem que você fez.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre gostei do filme, mas depois de ler o livro simplesmente me apaixonei.

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo