16 de janeiro de 2013

Resenha A Corrida de Escorpião



Título: A Corrida de Escorpião
Autor: Maggie Stiefvater
Editora: Verus
Número de páginas: 378
Ano: 2012
Contra-capa: Algumas corridas são feitas para vencer. Outras, para sobreviver.
A cada novembro, os cavalos d’água emergem do oceano e galopam na areia sob os penhascos de Thisby. E, a cada novembro, os homens capturam esses cavalos para uma corrida eletrizante e mortal. Alguns cavaleiros sobrevivem. Outros, não.
Aos 19 anos, Sean Kendrick já foi quatro vezes campeão. Ele é um jovem de poucas palavras e, se tem medos, guarda-os bem escondidos, onde ninguém possa vê-los. Puck Connolly é uma novata nas Corridas de Escorpião. Ela nunca quis participar da competição, mas o destino não lhe deu muita escolha.
Sean e Puck vão competir neste ano, e ambos têm mais a ganhar – ou a perder – do que jamais pensaram. Mas apenas um deles pode vencer.
Em A Corrida de Escorpião, Maggie Stiefvater nos leva até o limite, em que o amor e a vida encontram seus maiores obstáculos e apenas os fortes de coração podem sobreviver. A Corrida de Escorpião é uma leitura inesquecível.
A Corrida de Escorpião é um livro difícil de resenhar. O motivo é que ele nos desperta sentimentos e opiniões opostas. Por um lado a mitologia que a autora aborda é interessante apesar de sanguinária, mas a narrativa desanima.

A primeira leitura concluída do ano! :D

Mais um mês de novembro se aproxima, e nossa protagonista Puck toma a decisão de participar das Corrida de Escorpião, mas em vês de montar em um capall uisce, ela decide competir com sua fiél égua Dove. O primeiro lugar lhe renderia um prêmio em dinheiro, além de que, desse modo, seguraria o irmão mais velho, Gabe, mais tempo na ilha, antes que ele partisse definitivamente para o continente. Mas nenhuma mulher jamais participou da corrida.

Sean Kendrick é um cara misterioso, quieto e que leva o maior jeito com cavalos. Ele participa todos os anos da Corrida de Escorpião e já foi campeão quatro vezes. Já Puck Connolly é apenas uma garota orfã de dezenove anos, uma dos quatro mil habitantes da ilha (fictícia) Thisby em que vive com os irmãos, o único lugar do mundo onde os cavalos d'água aparecem. Puck e Sean são personagens fortes, que trazem na bagagem história -trágicas -, ambos perderam seus pais vítimas de um capall uisce.

Os capaill uisce são cavalos carnívoros que em todo mês de novembro surgem do mar na ilha de Thisby. Enfrentando essas perigosas criaturas, várias pessoas tentam capturá-los para competir na corrida. O problema é que além de carnívoros, esses animais são difíceis de controlar ainda mais pelo fato de que são magicamente chamados pelo oceano, à regressarem de onde vieram.

O maior problema durante a leitura do livro, para mim, foi a narrativa. Embora o intercalar dos pontos de vista dos personagens principais - Puck e Sean - seja interessante, a trama demora muito para deslanchar. De fato, a história chega onde interessa para mais da metade do livro, mas como divergências existem, leitores com mais paciência e tempo podem vir a curtir mais a viagem pelas descrições um tanto poéticas da autora.

Quando li a sinopse desse livro fiquei ansiosa e acreditei que a trama se desenrolaria numa perspectiva diferente, que a corrida já aconteceria logo nos primeiros capítulos, trazendo uma "competição", como a contra-capa da a entender, entre os dois protagonistas.

A Corrida de Escorpião não é um livro tão fácil de ler por ser mais denso que a maioria dos YAs, e como a autora conclui em seus comentários, também não é  - de longe - um conto de fadas! A quase todo o momento somos bombardeados com informações sobre o clima da ilha, do cheiro de peixe, do mar e de sangue, além dos ruídos dos cavalos carnívoros. Resumindo: tenso!

Compartilhe

  • Delicious

Um comentário:

  1. Oi, Caroline :)
    Acho que só lendo pra saber mesmo. Por exemplo, a narrativa da Cornelia Funke pode ser considerada densa para algumas pessoas, mas para mim, eu gosto. Então só lendo "A Corrida de Escorpião" pra saber se eu iria gostar.
    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo