2 de fevereiro de 2013

Desafio Revirando a Estante: Resenha O Código da Inteligência

Título: O Código da Inteligência | Autor: Augusto Cury | Editora: Ediouro | Número de páginas: 235 | Ano: 2008 | Flickr | Leituras 2013 |

A primeira leitura concluída do Desafio Revirando a Estante foi uma grata surpresa! Para começar, eu não estava procurando "estudar" (psicologia) logo no começo das férias, e devo confessar que tinha um pé atrás com o autor por ser considerado de auto-ajuda. Puro preconceito infundado! rs

Acabei gostando mais da leitura do que o esperado e fiquei interessada em outros livros do Cury. Primeiro porque o livro não é tão voltado a auto-ajuda quanto aparenta ser, já que ao longo dos capítulos, apesar de algumas repetições, o autor vai mais apresentando a sua teoria da mente do que dizendo "faça isso" ou "faça aquilo". A Teoria da Inteligência Multifocal, e os códigos da inteligência que a compõe são: O Código do Eu como Gestor do Intelecto; da Autocrítica; da Psicoadaptação; do Altruísmo; do Debate de Ideias; do Carisma; da Intuição Criativa; do Eu como Gestor da Emoção. Além das quatro armadilhas da mente - parte muito boa!

Segundo, porque A Teoria da Inteligência Multifocal é interessante, olhando-a como estudante de psicologia - e psicóloga em desenvolvimento, rs -, pois tenta explicar o funcionamento da mente por diversos ângulos e nos faz abrir um pouco a mente. A escrita é simples assim como o conteúdo é bem introdutório, visando leitores do público em geral, que não precisam ter um conhecimento prévio para compreendê-la. Dessa forma não entra em tantos detalhes específicos e que seriam mais complicados.

"A mente humana é um terreno inóspito, sinuoso e cheio de segredos, um espaço infinito e ao mesmo tempo tão pequeno que cabe dentro de um cérebro, um fenômeno tão concreto e ao mesmo tempo tão impalpável." p.31

Para tornar a leitura ainda mais fácil, Cury geralmente usa como exemplos partes de sua própria vida, tanto pessoal quanto a profissional, mostrando as dificuldades que enfrentou como escritor - para divulgar sua teoria - e alguns casos que presenciou no consultório - ele tem formação em psiquiatria e psicoterapia, além de situações vivenciadas com suas duas filhas.

Claro que não uma teoria tão surpreendente e mirabolante assim, como tenta vender a sinopse, - apesar de acreditar que a tese do autor deva ser mais interessante e detalhada - e acredito que para que o sucesso e excelência profissional/pessoal pudessem ser alcançados através do livro apenas, ele deveria ter, além da explicação do que é cada código e como ele funciona, alguns capítulos com exercícios para a prática na vida real.

Para deixar o preconceito de lado com o autor, é só olhar a lista de bibliografia do livro, que traz nomes como Marilena Chauí, Paulo Freire, Descartes, Foucault, Freud, Jung, Sartre, entre outros.


Este livro faz parte da minha lista de 10 livros do Desafio Literário Revirando a Estante 2013. Saiba mais e participe aqui.

Compartilhe

  • Delicious

6 comentários:

  1. Parabéns pelo primeiro livro do Desafio.
    Como estou participando do Desafio Realmente Desafiante de 2013 e ele só pode ser cumprido com livros que já tinha na estante até 2012, então já vou ter que revirar a estante de qualquer jeito!! hehehehe
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis! Muito obrigada :)
      É bom de mais não é rsrs

      bjs!

      Excluir
  2. Eu estou muito surpresa com a resenha! de forma positiva, claro. Já tive curiosidade em relação à alguns livros dele, mas nada demais. Também tinha um "pé atrás" por dizerem que eram todos muito religiosos. Mas, pela sua resenha não é o que parece!

    Estou criando coragem para participar do desafio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Le, cria sim vai!! :DD Realmente eu me surpreendi positivamente com esse livro.
      bjs!

      Excluir
  3. Oi, Carol!

    Sempre tive curiosidade de ler um dos livros do Augusto Cury! Tinha um pé atrás também, mas sua resenha me fez ficar ainda mais curiosa! Não faço psicologia, mas o tema também me atrai!

    beijos,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inara! O tema é muito interessante né?! Bom, acho que é legal pra quem tem curiosidade já que não é tão complexo quanto alguns outros que falam sobre a mente.
      bjs!

      Excluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo