6 de março de 2013

Resenha O Corpo Fala - Pierre Weil

Título: O Corpo Fala - a linguagem silenciosa da comunicação não verbal | Autor: Pierre Weil Editora: Vozes | Número de páginas: 287 | Ano: 2011 | Compre: Livraria Cultura e Vozes |

O Corpo Fala é um livro muito legal que eu acabei conhecendo por causa da faculdade e que a editora Vozes disponibilizou para a resenha aqui no blog.

Após cinco anos de pesquisas para a publicação do livro, em O Corpo fala os autores trazem o ser humano dividido em três partes: Boi, Leão e Águia, e que cada um dos animais teria um papel diferente:

O Boi -> que se concentra no abdómem, está relacionado com os instintos – fome, sexo;
O Leão -> retratado no corpo pelo tórax, representa o “eu” e nossa vida emocional;
A Águia -> ou a cabeça, significa a vida mental, nossos pensamentos.

O objetivo do livro é, basicamente, o de trazer ferramentas para que o leitor consiga compreender melhor a linguagem do corpo. Mas o que seria essa linguagem do corpo? A linguagem do corpo envolve os sentimentos e emoções - até pensamentos - que expressamos por meio de gestos, postura e por nossas ações.

páginas 28-29: O Corpo Fala

Logo de cara eu adorei a proposta do autor Pierre Weil pois sempre tive curiosidade pelo tema da comunicação não-verbal que pretendo ler mais para,  quem sabe, conseguir incorporá-lo na minha profissão no futuro. Acredito que o livro seja mais simplificado por ser voltado para o público geral.

A comunicação corporal é muito presente no nosso dia-a-dia, mas quase sempre nós a interpretamos num nível sub-consciente. Alguns sinais são fáceis de interpretar, mas confesso que alguns eu desconhecia. Outro fator importante é que a os gestos podem mudar muito rápido no decorrer de uma  conversa, e acontecem de forma mais sútil do que nas caricaturas presentes no livro.

O que ajuda muito pra quem está começando a observar melhor o comportamento e gestual das pessoas é que o livro é ilustrado, então fica muito mais fácil compreender e perceber no que é necessário prestar mais atenção. As explicações são de fácil entendimento, se repetem, e complementam os desenhos, além de nos orientar a praticar várias vezes ao longo da leitura.

Recomendado para aqueles que tem interesse mas não conhecem muito sobre o assunto. :)


Ps. Gostaram da nova corujinha? *__*

Compartilhe

  • Delicious

4 comentários:

  1. Oi Carol

    Linda a coruja, adoro corujar. Eu também curto o tema desse livro, vi um programa muito legal sobre linguagem corporal e fiquei interessada em aprender mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláu!
      Linda né :) Vou ver se trago mais resenhas ou materiais sobre o assunto ao longo do tempo.
      bjs

      Excluir
  2. Oi Carol! Fazia um tempo que eu não comentava aqui :/
    Meu, li esse livro há uns 4 ou 5 anos. É muuuuito interessante cara, você começa a reparar muito nas outras pessoas e no que elas querem dizer através do corpo :DD
    Beijoo ;*

    ResponderExcluir
  3. Olá carol adorei a resenha, tô no primeiro ano de psicologia também se puder resenhar mais livros nessa vibe eu iria amar!

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo