Resenha Bruxos e Bruxas - James Patterson

16:47

Título: Bruxos e Bruxas (Witch & Wizard #1) | Autor: James Patterson e Gabrielle Charbonnet | Editora: Novo Conceito | Número de páginas: 288 | Ano: 2013 | Compre: Livraria Cultura | Site oficial |
A história de Bruxos e Bruxas começa quando a vida dos irmãos Wisty e Whit muda de uma hora para outra e se transforma num verdadeiro caos. Eles não fazem a mínima ideia do porque homens dizendo ser da Nova Ordem, uma ordem de que eles nunca ouviram falar, para começar, invadem a casa da família Allgood. A menina de 15 anos e o garoto de 17 mal podiam acreditar que estavam sendo presos, e o pior, por crime de bruxaria.

Quem acompanha a Novo Conceito pelas redes sociais deve ter ficado super curioso com as postagens referentes ao lançamento Bruxos e Bruxas. Da mesma, também fiquei empolgada com a sinopse do livro e ainda mais quando soube que era um livro do autor James Patterson, o mesmo que escreveu o livro de suspense 4 de julho (resenhado em 2011) que tive oportunidade de ler e gostei muito!

Bruxos e Bruxas é o primeiro livro de uma série que já conta com quatro livros publicados nos EUA, sendo na sequência, Witch & Wizard: The Gift, Witch & Wizard: The Fire e Witch & Wizard: The Kiss.

Capas americanas da série.

Por um lado, o livro tem uma proposta muito boa, envolvendo jovens com poderes mágicos em oposição a um governo ditatorial chamado de A Nova Ordem que se instala na Superfície, que é governada pelo Único que é o Único. Por outro, as vezes ficamos com a impressão de uma história infantil devido a alguns diálogos entre os personagens.

Outro ponto negativo, para mim, foi que Bruxos e Bruxas tem capítulos curtíssimos, a maioria não passa de duas páginas, o que acabou entrecortando a trama várias vezes, como se ficassem pulando de um fato para outro sem muitos detalhes. Talvez os autores tenham decido assim para poderem alterar mais frequentemente o ponto de vista entre Wisty e Whit, entretanto, várias vezes acontece de o livro ter vários capítulos seguidos na visão do mesmo personagem, que poderiam ter sido unidos em um único capítulo tornando, assim, a história mais linear.

O que compensa a narrativa e estruturação dos capítulos é que a trama tem muitos elementos interessantes que podem ser ainda mais explorados nos próximos da série. Um dos fatores que mais gostei, além da magia e feitiços (claro! rs), foi a existência de uma outra dimensão além da Superfície, ou o mundo “normal” onde os personagens vivem. Há também a Terra das Sombras, o lugar, por sua vez, para onde vão os fantasmas dos mortos. O mais interessante é que existem portais para essa dimensão que somente algumas pessoas conseguem atravessar (os Curvos), e ainda há o perigo de se perder por lá e não conseguir achar a saída para a Superfície novamente.

Apesar de os capítulos alternarem entre a visão de um irmão e outro, há um destaque maior para Wisty, que é brincalhona, um tanto infantil e sarcástica mesmo enfrentando situações tão complicadas, podendo ser descrita também como muito (muito mesmo) poderosa. Ao lado da irmã, e mesmo possuindo magia, Whit fica um pouco apagado em relação à ela nesse primeiro livro, mas provavelmente a importância de seu papel na história toda deve crescer.

Para os cinéfilos de plantão, os direitos dos livros já foram comprados para o cinema, então podemos esperar por um adaptação em breve.

 


Outros posts legais

16 comentários

  1. Claro que fiquei curiosa com todo o marketing que a Novo Conceito fez em cima do livro, mas isso também foi motivo para que eu ficasse com um pé atrás. Não estou esperando muito do livro, até porque já li outras resenhas não muito positivas; pretendo lê-lo, mas sem grandes expectativas.
    A capa brasileira é ok, nada demais, mas as capas americanas também não me atraíram muito. Elas chamam mais atenção, mas não são muito diferentes do estilo de outras capas americanas (às vezes acho que as capas americanas são muito parecidas entre si).

    Bj, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, também tenho essa impressão de que as capas americanas, no geral, são bem parecidas entre si. rs Melhor termos uma expectativa baixa e o livro nos supreender do que o contrário, não é mesmo? bjos!

      Excluir
  2. Esse livro deve ser emocionante, to louco pra ler. Eu não gostei das capas originais, e espero que sejam lançados aqui no Brasil! :)

    ResponderExcluir
  3. Achei a sinopse interessante, e, apesar de não ter encontrado críticas muito positivas estou muito curiosa para ler esse livro, principalmente por ser do James Patterson. Também adorei o 4 de julho =)

    ResponderExcluir
  4. Estou começando a minha "vida literária" agora haha...
    Já li uns 10 livros e esse é o livro que eu mais quero no momento. Mas, infelizmente tô sem "dim dim" pra comprar hehe... Espero ler logo *-*
    E amei a resenha... Alguns dizem ser muuuito bom e outros nem tanto, mas pelo fato de ter magia e essas coisas eu me interessei e muito!

    Rubia ^^
    Obrigada pela resenha >.<

    rubiaassola@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. O kit da editora ficou lindo e eles estão de parabéns pela super propaganda que fizeram. Só que com toda essa propaganda eu fiz uma ideia bem diferente do livro.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo os livros de Patterson e já li vários e quero muito conhecer essa nova forma de escrita dele e nem sabia que era uma série, mas eu que estou fugindo um pouco quero ler, amo tudo que tem nesse livro e misturadas deve estar muito bom..
    A capa é linda.

    ResponderExcluir
  7. o livro parece ser muito bom mesmo, estou procurando pela cidade inteira e ainda nao achei. muito ansioso pra ler.

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler o livro, achei mto interessante e não vejo a hora da historia continuar!!!!

    ResponderExcluir
  9. O livro parece muito bom, estou doido pra ler \o/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  11. As postagens da NC foram d+...
    Ainda não li nenhum livro do James Patterson, + falam muito bem dos livros dele. Estou tentando não criar muitas expectativas com esse livro, pois não é o meu gênero, apesar de ter gostado do que o povo tem falado por aí... Sei lá né, vai que eu não gosto? rs XD
    Não sabia que já compraram os direitos pro filme :O
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Bem legal amei o livro ................
    LOUCA PRA GANHAR

    ResponderExcluir
  13. Tipo: Eu estou doido por esse livro.
    Comprei ontem numa promoção do Extra: 18 reais.
    *-*

    Se puder seguir de volta o meu blog pra ajudar (pois estou começando) agradeço.
    ^^
    http://leiturasdoedu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Leitores do Open

Nossa página no facebook

Cópia atribuida


Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Se usar algum texto não esqueça de citar a fonte.


Translate here: Google-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to English