15 de julho de 2013

Desafio Revirando a Estante: Resenha Ghostgirl - Tonya Hurley

Título: Ghostgirl | Autor: Tonya Hurley | Editora: Agir | Nº de páginas: 328 | Ano: 2011 | Compre: Livraria Cultura | Site oficial |
Charlotte Usher nunca foi a garota mais popular da escola, nem teve muito amigos, aliás, ele não tem nenhum amigo, mas também não chega a ser a garota reijatada... Na verdade ela é a garota invisível. Não que ela tivesse algum poder ou habilidade especial, ela simplesmente nunca foi notada.

Para mudar sua situação de uma vez por todas, Charlotte começa o ano escolar determinada a ser popular. Com novas roupas e visual repaginado, ela até pensa em entrar para o grupo das líderes de torcida, mas quando as coisas parecem que vão melhorar ela morre. Engasgada com uma bala de goma.

Um tempo atrás descobri o livro em uma resenha em um dos nossos blogs amigos e fiquei curiosa para lê-lo. Ano passado finalmente consegui o exemplar por uma troca do Skoob e só faltava uma ocasião para começar a leitura [ Desafio Revirando a Estante ] e mesmo com expectativas altas, o livro me surpreendeu muito.

Ghostgirl, da autora americana Tonya Hurley, traz uma história despretensiosamente trágica, cômica e fofa ao mesmo tempo. O assunto da morte, que poderia ter um enfoque totalmente diferente em outras histórias, é tratado aqui de forma leve e engraçada, apesar do acontecimento trágico da protagonista ter ocorrido bem na hora em que ela, enfim, começaria a dar aulas particulares para o garoto mais bonito da escola, por quem, aliás, ela sempre foi apaixonada.

A leitura é rápida e fluída e a edição é outro elemento positivo a parte. A capa, para quem tiver a oportunidade de ter o livro em mãos, é vazada em um formato de caixão com Charlotte dentro dele. As páginas de início de capítulos trazem frases de outros autores e são seguidas de páginas pretas com um comentário sobre o capítulo, que ficaram ótimas.

Apesar da obsessão de Charlotte por Damen (o garoto popular) ficar um tanto engraçada ao longo do livro quando toda a situação da protagonista começa a mudar ela, a princípio, me incomodou. E como ela não conseguiu fazer um amigo sequer enquanto estava viva? Por esse motivo, entre outros, o posto de minha personagem preferida ficou com Scarlet, a garota gótica que é a irmã mais nova da namorada de Damen, Petula, vale a pena comentar, que foi modelo e inspiração de Charlotte em seu plano de se destacar na escola. Scarlet entra na história de maneira inusitada e, já que ela consegue ver o fantasma de Charlotte, acaba ajudando a morta.


Apesar de o final parece ter encerrado a história de Charlotte e Scarlet, ele deixa uma brecha para a continuação, sendo que Ghostgirl é o primeiro volume da série que já tem três livros - já lançados em outros países porém ainda não no Brasil.

Este livro faz parte da minha lista de 10 livros do Desafio Literário Revirando a Estante 2013. Saiba mais e participe aqui.

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo