11 de agosto de 2013

Resenha Adeus Por Enquanto - Laurie Frankel

Título: Adeus por Enquanto | Autor: Laurie Frankel | Editora: Paralela | Nº de páginas: 320 | Ano: 2013 | Compre: Livraria Cultura | Leia um trecho |
Sam, nosso protagonista, trabalha em uma empresa de encontros de casais, mas ele já está cansado dos questionários inúteis que os usuários devem preencher na busca por um parceiro ideal. Para ele nada daquilo funciona de verdade. Assim ele resolve desenvolver um novo algoritmo que teria o objetivo de indicar a pessoa mais próxima (fisicamente) e com maior nível de compatibilidade com aquele que estivesse usando o programa. Sam é o primeiro a usá-lo e é Meredith (do departamento de marketing) quem o programa sugere para ele.

Já no primeiro encontro dos dois, de forma imediata e surpreendente, Sam e Meredith se dão super bem e iniciam um romance, provando que o programa funciona perfeitamente bem, e até melhor do que o esperado por Sam. Mas em meio ao terceiro encontro do casal, um acontecimento abala o momento: a avó de Meredith, Evvie, morre.

Ao inventar um programa que permite que as pessoas possam conversar com seus entes queridos já falecidos, Sam só pensava em, de alguma forma, ajudar sua namorada a superar a perda repentina da avó. A intenção era boa, a ideia também, tanto que logo surge a oportunidade de expandir a tecnologia para que outras pessoas possam usá-la. Mas será que “reviver” os mortos por meio de e-mails, vídeos e conteúdo online acessados antes da morte poderia ajudar as famílias a passarem pelo processo de luto e perda ou somente criaria uma ilusão da qual eles não conseguiriam mais fugir?

Sentir saudades é se lembrar.
p.45

Para começar, eu adorei essa capa! Adeus Por Enquanto é daqueles livros que começam como um esperado romance, tudo aparentemente normal, mas que depois vão se tornando cada vez mais tristes até que você é obrigado a interromper a leitura para tomar um ar – e pegar um lencinho dependendo do capítulo e do quão sensível você estiver no dia (rs).

Por mais que se possa discutir sobre o assunto, e acabei pensando muito sobre isso durante a leitura - do que seria saudável ou não nessa situação -, acredito que todos nós teríamos vontade de experimentar essa tecnologia e ver por nós mesmos se ela realmente funciona. Isso acaba acontecendo também no livro e minha maior curiosidade era saber como as pessoas iriam reagir ao usar o programa, e acredito que era um objetivo da autora passar isso também para o leitor.

Apesar do aspecto da tecnologia ser interessante e da narrativa da autora em 3ª pessoa ser fácil, dando até a impressão de uma conversa com o leitor - fiquei curiosa para ler outros livros dela -, a história do livro é até comum e, claro, possui alguns clichês. Mesmo assim, é indicado para aqueles que curtem um drama, já que a história traz um assunto muito delicado, que mexe com os sentimentos das pessoas – personagens e leitores.

Compartilhe

  • Delicious

Um comentário:

  1. Não conhecia esse livro! Achei muito interessante a história e adoro livros que começam como algo simples e vão se desenvolvendo em um ótimo livro.

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo