26 de agosto de 2013

Resenha Através do Universo - Beth Revis

Título: Através do Universo | Autor: Beth Revis | Editora: Novo Século | Nº de páginas: 408 | Ano: 2012 | Compre: Livraria Cultura | Leia um trecho |
Amy é uma garota americana do futuro, e na realidade em que ela vive logo não será mais possível viver na Terra. Junto com o pai, um militar, e a mãe, uma cientista, Amy acaba embarcando em uma expedição com destino a um outro planeta com a expectativa de construir uma nova vida para a humanidade. O problema é que essa viagem irá levar 300 anos para terminar e para sobreviverem todo esse tempo eles precisam ser congelados em um processo muito doloroso. Além disso, no meio da viagem e antes do previsto, Amy é acordada e sua única certeza é a de que alguém causou isso, ela poderia ter morrido.


Nos primeiros capítulos de Através do Universo somos levados por Elder a conhecer sobre o funcionamento da nave e como vivem os habitantes da Godspeed. Um sol artificial, ar e água reciclados, um período específico para a procriação; esses são alguns aspectos da realidade da nave. Em contrapartida, por outro ângulo temos os pensamentos desconexos de uma Amy congelada, em meio a lembranças, sonhos e expectativas para a chegada no novo planeta.

A princípio, admito, não estava muito empolgada com a leitura já que a história demora um pouco para realmente engrenar – o que ocorre quando Amy é “acordada” de seu sono criogênico – e quando isso acontece não dá mais para parar de ler!

A história fica mesmo interessante quando Amy tem seu tubo desligado e ela acorda no mundo futurístico da nave, muito tempo antes do que era previsto. Os problemas da garota são vários, para começar: 1) Ela acordou mas, infelizmente, não se encontra na “nova terra” que foi prometida antes de seu congelamento; 2) Seus pais continuam congelados e não há ninguém que ela conheceu que ainda esteja vivo; 3) Ela é a única pessoa diferente em toda a população da nave, assim seus cabelos ruivos e pele branca contrastam com o mesmo tom castanho e pele cor de oliva do restante da tripulação; 4) O líder da nave, Eldest (o mais velho), está ameaçando jogá-la para o espaço caso ela comece a causar problemas; e 5) Ainda restam, pelo menos, 50 anos para que a viagem termine e eles consigam atingir o objetivo de chegar a Terra-Century.

Tudo é muito complexo e interessante no universo criado pela autora. O melhor é que ela não esconde todas as respostas das perguntas levantas até o livro seguinte, e revela muita coisa já nesse primeiro volume que, aposto, vai deixar muita gente de cabelo em pé, assim como eu! Há muita história e, além da identidade do assassino abordo, há muitos outros segredos escondidos em Godspeed. Para os ansiosos de plantão o segundo livro da série, Um Milhão de Sóis já foi lançado pela Novo Século.

Além de romance – é claro que não podia faltar um clima entre Amy e Elder que, provavelmente irá se intensificar no próximo livro -, há também mistério, elementos de ficção científica e um toque de distopia em Através do Universo.

Vale a pena ler!

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo