18 de agosto de 2013

Resenha O Projeto Rosie - Graeme Simsion

Título: O Projeto Rosie | Autor: Graeme Simsion | Editora: Record | Nº de páginas: 319 | Ano: 2013 | Compre: Livraria Cultura | Leia um trecho |
Don Tilman, professor de genética, é todo metódico e organizado. A pior coisa para ele é perder tempo, por isso ele cronometra tudo o que precisa realizar no dia, e tem separado na geladeira o que irá comer em cada dia da semana – nada de perder tempo pensando no que cozinhar! Mas ainda falta para ele uma esposa e, pensando em encontrar a mulher ideal, ele decide elaborar o Projeto Esposa, um questionário que ele usará para entrevistar mulheres excluindo aquelas que não se encaixem em seus critérios. Por ironia do destino, ou de seu amigo psicólogo Gene, ele conhece Rosie, que já de primeira chega atrasada, é vegetariana e fumante – tudo o que Don não queria em uma mulher!

Don, com toda sua racionalidade e dedicação com o seu Projeto Esposa, e a busca pela mulher ideal para ele, considera imediatamente Rosie como uma candidata inadequada. Mesmo o questionário que Don desenvolveu nos pareça estranho a princípio nós, em nosso dia-a-dia, não acabamos fazendo a mesma coisa, desqualificando futuros namorados(as), amigos(as) de nossa vida por alguma razão ou característica que achamos inadequadas?

Mesmo O Projeto Rosie não sendo um dos meus favoritos, acredito que a leitura acabou sendo para mim, uma referência sobre a síndrome de Asperger (que é um tipo de autismo) pois, a titulo de curiosidade, Don é portador dela. Espero que meu curso ainda aborde sobre o assunto!

Mesmo tendo todo o argumento do Projeto Esposa, o livro não é tão romântico ou meloso, talvez por ter um homem como protagonista, o que pode ser um fato interessante para os meninos leitores que também têm interesse em lê-lo. (:

Além do Projeto Esposa, Don se engaja no Projeto Pai. No primeiro encontro dos dois Rosie lhe conta que sua mãe, antes morrer, não revelou o nome de seu verdadeiro pai, e tudo o que a garota sabe é que a mãe engravidou dela em sua festa de formatura, logo seu pai deveria ser um médico. Com seus conhecimentos em genética, Don irá ajudar Rosie a desvendar a identidade de seu pai.

A falta de tato de Don para interações sociais rende cenas divertidas e a narrativa a partir do seu ponto de vista, lógica e organizada, é bem agradável de se ler.

Compartilhe

  • Delicious

11 comentários:

  1. Oi, Carol.
    Também li esse e fiquei encantada com o Don.
    Apesar das inabilidades sociais, ele é ótimo! Me diverti demais com a cena da festa!! rs...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis, a cena da festa, realmente rs e todas que envolvem algum envolvimento emocional. Bjs!

      Excluir
  2. Olá!
    Venho acompanhando várias resenhas desse livro e cada vez fico com mais vontade de lê-lo. Don parece ser um cara bem chato, mas ao mesmo tempo é bem engraçado e peculiar. Acredito que ele encontra Rosie que é totalmente o oposto dele, justamente para ele aprender que nem todo mundo é perfeito e que podemos nos apaixonar por alguém mesmo que seja tão diferente da gente! Essa é uma mensagem bem bacana que o livro quer passar!
    Quero muito ler!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro...só vejo resenhas positivas dele e até aquelas pessoas que são resistentes a esse genero, se renderam a essa historia! Imagino mesmo que nao seja nada facil a convivência com Dom, com todas as suas manias e chatices, e foi legal o autor abordar isso, pois realmente é uma síndrome muito séria! Gostei de saber que junto com o Projeto Esposa, também tem o Projeto Pai, isso não foi falado nas outras resenhas que li, então fiquei muito curiosa pra saber mais...amei sua resenha! :)

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito interessada pela história, e a sua resenha foi a mais diferente que eu li, abordando um outro lado da história além do humor e do relacionamento. Mesmo assim, tenho muita curiosidade para conhecer a história.

    ResponderExcluir
  5. Lindo livro, deu vontade de conhecer mais

    ResponderExcluir
  6. Já pensou se a moda pega????
    Eu é que não ia querer ser a escolhida por Dom, fiquei bem curiosa.
    Gostaria muito de ler, essa coisa sem amor sem tesão... será o que vai dar?

    ResponderExcluir
  7. Adoro essa história. Mal posso esperar pra ler.
    Don vai descobrir q não há fórmulas nem formulários para o amor acontecer. Rosie é bem diferente do q ele planejou e isso dá um charme a qualquer relação. O bom do amor é a surpresa que ele traz, novas possibilidades e o enriquecimento da troca.
    Quero demais!

    ResponderExcluir
  8. Estou muito curiosa pra saber um pouco mais sobre esse tal 'Projeto Esposa'. Aliás, acabo de ter uma ideia: que tal inventarmos um Projeto Marido também?!

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo