29 de setembro de 2013

Resenha Tipo Destino - Susane Colasanti

Título: Tipo Destino | Autor: Susane Colasanti | Editora: Novo Conceito | Número de páginas: 288 | Ano: 2013 | Compre: Livraria Cultura | Leia um trecho |
Em Tipo Destino temos duas amigas unidas por um acontecimento marcante, ambas são ligadas em assuntos esotéricos, porém enquanto Lani é mais na dela, Erin atrai todo os olhares por onde passa. Uma completava a outra, até porque os gostos delas não eras totalmente iguais, inclusive em relação aos meninos...até que Erin aparece com um namorado novo, Jason, e o pior de tudo é que Lani sente uma inexplicável conexão com o garoto. E agora?

Tipo Destino tem todas as características para ser um romance juvenil leve e interessante – perfeito para relaxar: uma protagonista ligada em astrologia, um garoto aparentemente fofo, a história se passando em ambiente escolar e, claro, um draminha básico.

Esse é o terceiro livro que leio de Susane Colasanti e assim como aconteceu em Bem Mais Perto (leia a resenha aqui), a autora, ao meu ver, acabou pecando em relação a maturidade dos personagens. Infelizmente, pois algumas coisas poderiam ter tomado um rumo totalmente diferente. E a história estava indo tão bem... até Jason se tornar um tremendo banana, e Lani tomar atitudes dignas de uma garota de 12 anos, e não uma de 17, que é a idade que ela tem. Tenho que dizer, isso me irritou bastante. Assim, ainda fico preferindo Esperando por Você.

O final também deixa uma sensação de muitas lágrimas para pouco drama, e a gente fica pensando como a solução estava tão na cara dos protagonistas o tempo todo. Mas, enfim, talvez eu esteja sendo muito crítica...

As questões supersticiosas trazidas pela personagem são bacanas, e a autora bem que tentou mostrar que não devemos esperar pelo destino, ao contrário, na vida é necessário agir e correr atrás dos nossos objetivos. Pena que Lani demore a perceber isso e fique em casa de braços cruzados esperando um milagre. Nem comentarei sobre Jason...

No mais fica de bom a discussão levantada no livro, embora não de forma profunda por não ser esse o foco, que é a situação delicada do melhor amigo de Lani, Blake, que devido a sua homossexualidade vive com medo que seu próprio pai descubra seu “segredo” e o expulse de casa, além da provável rejeição que enfrentaria na escola por isso. É complicado que no século XXI, depois de todas as transformações na visão de nossa sociedade sobre esse e outros assuntos, coisas assim continuem acontecendo.

>> Leia resenhas de outros livros de Susane Colasanti

Compartilhe

  • Delicious

4 comentários:

  1. Li esse livro, mas as opiniões e crenças da autora são o oposto das minhas. O livro não fez muito sentido...

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Um romance juvenil e light, pra distrair a mente. Que coisa, se apaixonar pelo namorado da amiga! Eu não sei se teria coragem de enfrentar minha amiga por causa de um homem. Homens tem de montão, mas amizade verdadeira, essa é mais difícil. Vou experimentar ler e saber qual vai ser o final desse romance.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nada da autora e minhas sobrinhas têm lido e gostado da história, acho que é mesmo voltado para um público mais adolescente. De qualquer forma, Tipo Destino parece que aborda umas situações interessantes e dá um bom enfoque. Mas acho que falta profundidade mesmo e maturidade, como você disse.

    ResponderExcluir
  4. Esse é um livro realmente juvenil e acho que é por isso que a maturidade dos personagens não é muito aguçada, eu não li nada da autora ainda, mas fiquei com vontade de ler esse livro, pelo enredo, uma típica historia pra se ler numa tarde, quando estamos querendo algo leve pra distração, ótima resenha! :)

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo