[Desafio Revirando a Estante] Resenha A Hospedeira

19:44

Título: A Hospedeira | Autor: Stephenie Meyer | Editora: Instrínseca | Número de páginas: 560 | Ano: 2009 | Compre: Livraria Cultura |

Podem falar o que for de Stephenie Meyer por ter escrito a saga Crepúsculo, mas ninguém pode negar que ela sabe criar uma história envolvente.

A trama do livro A Hospedeira (“The Host”) se passa no futuro, e na Terra quase já não existem mais humanos. Bem, na verdade isso se deve ao fato de que uma raça alienígena, conhecida como Almas, chegou ao nosso planeta para salvá-lo. As Almas são muito frágeis e, assim, precisam viver por meio de hospedeiros humanos.

Desde que as Almas “colonizaram” boa parte da Terra, já não há mais doença, fome ou violência, porém, alguns grupos humanos, que restaram, ainda lutam contra a invasão. Melanie e seu irmão, Jamie, são dois dos sobreviventes que vivem mudando de lugar como forma de evitar os buscadores (aquelas Almas que patrulham com o objetivo de resgatar os humanos que ainda não se tornaram hospedeiros), mas em uma de suas buscas por comida, ela se vê em uma situação difícil: ser pega pelos buscadores e correr o risco de que a existência do irmão seja revelada ou pular para a morte. Ela escolhe a segunda opção.


Milagrosamente ela não morre, e é aí que surge Peregrina, uma Alma que está prestes a começar uma nova vida na Terra, repleta de sentimentos intensos como ela nunca antes (nas suas outras vidas em outros planetas) havia experimentado.

Assisti o filme A Hospedeira no cinema antes de ler o livro e digo que não me arrependi. Ambos, filme e livro, me agradaram bastante! Não cheguei a sentir falta de nada muito significativo que tenha ficado de fora do filme, por exemplo. E os atores são um bônus a parte. ;)

 
Jared ou Ian? Dúvida cruel...

Em minha opinião, A Hospedeira, traz muito mais do que um quarteto amoroso (que a gente adora, aliás), traz uma crítica a nossa sociedade em relação a situação do planeta, cuidados ambientais, etc.

Além disso, há o interessante aspecto do drama que envolve a improvável amizade de Peg e Mel numa condição que é complicada para ambas. Se por um lado temos uma Peregrina desejando desfrutar de seu novo corpo humano em oposição a incessante voz de sua hospedeira gritando em sua mente, de outro temos uma garota de 17 anos, Melanie, lutando para sobreviver e ter o controle de sua vida de volta e correr para os braços de Jared e às pessoas importantes para ela.

É muito curioso ver/ler também as contradições de Peg, as diferenças de julgamento entre ela, uma alienígena (!!!), e Meg, e perceber que ela acaba sendo mais humana na maioria das situações, no aspecto literal do sentido da palavra, do que muitos humanos de fato que aparecem na história. Adorei   o tio de Melanie, Jamie e, principalmente, Ian. *_*

Achei encantador! Tive de rever o filme algumas vezes depois de ler o livro porque não conseguia esquecer a história!
Este livro faz parte da minha lista de 10 livros do Desafio Literário Revirando a Estante 2013. Saiba mais e veja outras resenhas aqui.

Outros posts legais

1 comentários

  1. Oi, Carol.
    Como uma boa fã de Crepúsculo, assim que esse livro foi lançado fui correndo comprar!
    O início do livro foi um pouco difícil, mas valeu a pena insistir. O livro é maravilhoso!!! Queria muito que tivesse uma continuação!
    E assim como você, não achei que faltou nada no filme!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, escreva para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Leitores do Open

Nossa página no facebook

Cópia atribuida


Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Se usar algum texto não esqueça de citar a fonte.


Translate here: Google-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to English