15 de outubro de 2013

Resenha Os Adoráveis - Sarra Manning

Título: Os Adoráveis | Autor: Sarra Manning | Editora: Novo Conceito | Número de páginas: 384 | Ano: 2013 | Compre: Livraria Cultura | Leia um trecho |
Jeane Smith é uma garota que as pessoas poderiam descrever como excêntrica. Para começar ela tem o cabelo tingido de cinza, suas roupas são todas adquiridas em brechós, é dona de uma opiniões fortes e é louca por balas de goma. Ela também mora sozinha desde que seus pais se separaram já que a irmã mais velha conseguiu uma bolsa de estudos do outro lado do mundo. Além disso, Jeane tem um blog chamado Adorkable onde dita moda e compartilha seu estilo de vida com milhares de seguidores, aliás, ela não consegue passar muito tempo sem twittar alguma coisa, mesmo se estiver na escola

Michael Lee é totalmente o oposto de nossa protagonista, que é todo certinho, o orgulho dos pais, esportista, tem vários amigos no mundo real e detalhe, só compra roupas de marca. A única coisa que poderia levá-lo a conversar com Jeane é sua desconfiança em relação a sua namorada, Scarlett, e seu suposto envolvimento com o namorado de Jeane, o aparentemente não tão tímido assim, Barney. O contato, claro, só poderia dar em discussão. O que ambos poderiam ter em comum, enfim, além de estudarem na mesma escola? Até que um incidente com a bicicleta de Jeane, e um beijo imprevisto, acabam aproximando os dois de maneira inesperada.

Os Adoráveis é o primeiro livro que leio da autora britânica Sarra Manning e me surpreendi bastante com a velocidade com que devorei o livro, que tem 384 páginas! A trama é super bem escrita e conta com personagens adolescentes realistas, ou seja, você provavelmente pode encontrar um Michael, Scarlett, Barney, Heidi, andando por aí. Seria um pouco mais complicado ver uma estilo Jeane, já que no mundo de hoje é mais difícil ver pessoas que seguem uma filosofia de vida própria, distinta da massa, sem ligar para o que os outros vão dizer - mas elas existem!

A grande sacada da autora, foi trazer o ponto de vista dos dois personagens. É realmente engraçado ver o que Jeane e Michael acham um do outro a princípio, e todo aquele fervor de “Eu odeio Jeane Smith” para cá e “- Você está sendo ridículo” para lá, e a total transformação do casal. Aliás, eles não são tão adoráveis assim, ao contrário, são extremamente teimosos.

Gostei bastante de Jeane apesar de, em alguns momentos, ela ser extremamente grosseira sem necessidade, mas é muito legal ver também um outro lado dela, aquele que embaixo de toda aquela roupa colorida vintage, que mostra uma garota cheia de atitude, há uma que se sente extremamente sozinha, mesmo sendo famosa na web, e mesmo não admitindo isso. E fama, claro, não é tudo.

O comentário sobre uma tal geração Y também traz diversas questões sobre que jovens estamos “criando” para o nosso planeta. Afinal, serão apenas seres que não saem da frente do computador, conformistas, não criativos e que só vivem preocupados com a nova tendência de roupas e eletrônicos? (Precisamos mudar esse conceito minha gente!)

Acredito que o livro tenta trazer, também, a mensagem: seja quem você quer ser, independente de convenções sociais e preconceitos. Afinal, quem disse que precisamos ser todos iguais?!

>> Leia outras resenhas de livros YA.

Compartilhe

  • Delicious

2 comentários:

  1. Oi, Carol.
    Já é a segunda resenha desse livro que leio hoje e me parece que a Jeane é mesmo irritante em alguns momentos, porque as duas resenhas falaram isso! hehehehehe
    Mesmo assim estou curiosa para ler esse livro!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse livro, mesmo a Jeane me irritando em várias partes.
    Gostei desse estilo adorkable de vida que ela prega, apesar de ser exagerado em alguns conceitos, algumas coisas são bacanas.
    BJo

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo