4 de novembro de 2013

Resenha Todo Dia - David Levithan


Título: Todo Dia | Autor: David Levithan | Editora: Galera | Número de páginas: 280 | Ano: 2013 | Compre: Livraria Cultura | Leia um trecho |
Todo Dia, do autor David Levithan, tem um plot inovador, já que o personagem principal não tem, necessariamente, seu próprio corpo, ou uma família, ou uma vida convencional. Na verdade, A é um adolescente que, entretanto, passou todos os anos da sua vida vivendo cada dia em um corpo diferente, no corpo de outra pessoa. O mais interessante de tudo é que ele só permanece no mesmo corpo por apenas um dia, e a partir da meia noite ele é “transportado”, sem nenhum controle, para outro.

A não faz ideia do porque isso acontece, ele só sabe que a idade do hospedeiro acompanha a sua. Dessa forma, agora com 16 anos, ele só pode habitar as vidas de outros adolescentes. Um dia, quando está vivendo como Justin, ele se apaixona por Rhiannon, a namorada do garoto. Mas como ele poderia viver esse amor? Como contar a ela o que ele é? Como ela poderia amar alguém que cada dia está em um novo corpo, podendo num dia estar como um menino e no outro como uma menina?

O livro aborda como pano de fundo para o romance, questões muito comuns que os adolescentes têm, por exemplo: Como se sentir confortável em sua própria pele? A não tem como se adaptar como um jovem normal, já que sempre ao final do dia terá de “pular” para outro corpo, outra vida.

Um aspecto muito bacana é que cada capítulo é um dia da vida de A, e como cada dia ele está no lugar de outra pessoa, podemos conhecer diversas realidades, vários jovens, cada um com uma dificuldade ou questão em particular. Há problemas com a família, dificuldades de relacionamento até abuso de drogas e tentativas de suicídio (uma delas é realmente emocionante!) e A caindo praticamente de paraquedas no meio da situação toda e tentando interferir o menos possível.

O personagem A, além disso, ainda tenta agir de forma correta/ética. Mesmo tendo o controle e podendo fazer o que bem entender, procura agir como a pessoa normalmente o faria, isso se baseando nas memórias do sujeito que ficam disponíveis para ele.

O final, para mim, surpreendeu bastante, embora tivesse esperado que outra coisa iria acontecer (e a história iria dar muito pano para uma trilogia, ou uma série, rs). Mesmo assim, gostei, e acredito que foi um bom encerramento (ou continuação?) para a história de A.

Para quem é fã, o autor já está com um novo livro intitulado "Two Boys Kissing", que traz a história de Crag e Harry, dois garotos que decidem, como uma forma de protesto, quebrar o recorde do Guinness Book do beijo mais longo do mundo.

Compartilhe

  • Delicious

6 comentários:

  1. Essa é a primeira resenha desse livro que eu leio.
    E agora eu preciso urgentemente desse livro, adorei.
    Adoro o fato de cada dia ele viver num corpo diferente e já estou extremamente curiosa pra saber como essa história termina.
    Parabéns pela resenha Flor!

    http://apequenaquele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. UAU!
    Quando eu olhei para a capa deste livro eu fiquei sem entender o porque de todas as pessoas "caindo" do céu, isso me deixou extremamente curiosa para ler a resenha.
    Eu sou católica, mas acredito em reencarnação, por isto o livro me chamou muito a atenção, além de claro, o romance impossível de A, quando você disse na resenha que o final do livro era agridoce e que não há como ser perfeitamente feliz isso me deixou pensando se A vai arranjar alguma maneira de ficar com Rhiannon no final ou este é mais um livro ao qual vou morrer de chorar por não ter um final que me deixe feliz. Eu amei muito a resenha que você fez, me deu muita vontade de ler, espero poder ter o livro em mão algum dia para isto.

    ResponderExcluir
  3. Já estou apaixonada antes de ler o livro suas palavras fizeram isso e não vejo a hora de ler Todo dia, eu passaria fácil por uma experiência assim , por pouco dias é claro, gosto de saber o que se passa no mundo das pessoas e seria interessante pra mim.
    Esse livro está na minha cabeça desde que foi lançado fico lendo tudo a respeito e gostei muito da sua resenha, mais explicativa, os cotes são muito bons, parabéns pela escolha.Gostei muito da capa.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse livro! Bem diferente da maioria dos livros que li, uma estória surpreendente, de tirar o fôlego você acaba vivendo em todos corpos por onde A passa.

    ResponderExcluir
  5. Meu me encantei com essa ideia de viver cada dia no corpo de outra pessoa, quero muito ler, deve ser fascinante narrar a cada pagina uma experiencia diferente, unica, com uma perspectiva totalmente nova;

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o enredo desse livro!
    Pela capa, parece um livro mais adulto do que juvenil mas fiquei interessada de qualquer maneira.
    A história me lembra 'A Hospedeira' com a diferença de que ele não tenta controlar o corpo da pessoa. rs
    A resenha me deixou curiosa! ;)

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo