[Desafio Revirando a Estante] Resenha A Princesinha

18:01

Título: Se Você Fosse Minha | Autor: Bella Andre | Editora: Editora 34 | Número de páginas: 320 | Ano: 2013 |
A Princesinha conta a história de uma menina rica que perde seu pai e toda sua a fortuna. Ela acaba, então, vivendo como empregada no internato onde antes estudava. Assim que descobri que o filme A Princesinha (1997) tinha sido baseado em um livro fiquei com vontade de lê-lo. Não era para menos, já que ele foi um dos filmes mais marcantes da minha infância! Pesquisei e comprei o livro há algum tempo, mas vinha adiando a leitura até que aproveitei para colocá-lo na lista do desafio.


Preciso dizer que o livro, de certo modo, me decepcionou. Minhas ressalvas quanto a ele tem muito a ver com a minha visão do filme, e por ter gostar muito deste! Senti falta dos detalhes que marcaram e fizeram o filme tão especial já que quase nenhum deles, infelizmente, está presente no livro. E as histórias indianas, o mito de Parvati, a guerra e o relicário? Todos esses elementos provavelmente foram acrescentados pela produção do filme.

A única menção feita as narrativas só aparece nas situações que trazem a personagem Sarah como uma ótima contadora de histórias, porém não há a descrição dessas histórias que ela contaria para entreter as outras meninas do internato com o seu “faz de conta”.

A realidade do Sr. Crew, o pai da pequena Sarah, também é diferente. No filme, ele precisa sair da Índia, onde vivia, e levar a filha para um colégio interno para meninas, pois serviria seu país na guerra. O fato dá lugar, no livro, à um homem que investe em minas de diamantes e sofre um acidente. Concluindo: O filme é muito mais emocionante.

Deixando esses detalhes de lado, que podem não ter muita importância para aqueles leitores que não assistiram ao filme...

A Princesinha é um bom livro. Sarah Crew é uma personagem forte e determinada, extremamente positiva para uma menina em uma situação como a dela e, concordando com as palavras da própria autora, “de um caráter impecável”. Da mesma autora de O Jardim Secreto, nem preciso dizer que a história é fofa e triste ao mesmo tempo. A narrativa também é fácil, e bem voltada para o público infanto-juvenil.

Cenas do filme A Princesinha (1997)

Outros posts legais

1 comentários

  1. Oi, Carol.
    Eu vi o filme baseado nesse livro e achei tudo muito lindo! Não sabia que era inspirado em um livro e agora fiquei curiosa para ler... O problema é que tenho muitos livros na fila aqui, então vou ficar na vontade por agora! hehehe
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Leitores do Open

Nossa página no facebook

Cópia atribuida


Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Se usar algum texto não esqueça de citar a fonte.


Translate here: Google-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to English