31 de dezembro de 2013

Retrospectiva Literária 2013: Melhores Leituras, decepções, lidos, Desafio Revirando a Estante e Feliz 2014!

Hey pessoal, 31 de dezembro, ano acabando e chegou a hora da Retrospectiva Literária! Este post será um apanhado geral para fecharmos 2013 elegendo os melhores e os piores livros do ano, comentando metas e desafios.
Os títulos selecionados não estão em ordem de preferência com um top 10, mas são, no geral, aqueles que considerei os mais gostosos de ler, aqueles que mais me empolgaram. 


A Abadia de Northanger foi minha segunda leitura de uma querida autora, que não me decepcionou! Gostei muito do livro ainda mais porque traz Jane Austen tirando sarro dos livros góticos da sua época, além de ser, claro, um romance super fofo. Não podia ser outra coisa, já que a protagonista Catherine Morland adora livros e é facilmente impressionável pelos romances que lê, chegando a fantasiar coisas.


A Hospedeira foi, sem dúvidas, a história que ficou na minha cabeça por mais tempo depois da leitura. Para vocês terem ideia, depois de terminar o livro não consegui esquecer a situação toda vivida por Melanie e Peregrina então fui correndo assistir ao filme (no mesmo dia!). Assisti mais algumas vezes e voltei para reler algumas partes do livro. Essa reação intensa foi impressionante até para mim! Adorei!


Hex Hall, para mim, tem uma das melhores personagens femininas em comparação à maioria das séries literárias do mesmo gênero. Sophie está longe de ser bobinha e tem um veia sarcástica que me faz gostar bastante dela. Em relação a história, o segundo livro, Hex Hall - A Maldição, é muito bom, bem como seu antecessor. Uma das séries que com certeza irei acompanhar e recomendo!

A série Amada Imortal é outra que gosto muito! O segundo volume dela, Cair das Trevas, não chegou a superar o primeiro mas, mesmo assim, continua sendo ótimo. Nastasya é teimosa e mais uma personagem forte dos YAs, podendo competir com Sophie de HH, rs. O que mais gosto na série é que temos capítulos que trazem flashbacks da protagonista, que é imortal, além do romance intenso de Nasty e Reyn.


Não Pare! e Não Olhe! foram uma das minhas maiores surpresas. Comecei o primeiro sem saber o que esperar da história, que acabou se mostrando bastante interessante durante a leitura. Entrei completamente em um mundo novo criado pela autora Pepper, bem construído e complexo com seu próprio sistema e cultura! Some isso a romance, lutas e fugas por lugares perigosos. Não podia ficar de fora deste post! ;)


O Destino do Tigre encerrou a grande saga dA Maldição do Tigre, repleta de mitologia criada pela autora Coleen Houck. Uma das melhores que tive o prazer de ler nos últimos dois anos. Claro que todos os livros têm detalhes que acabam nos irritando de alguma forma, como a indecisão de Kelsey  entre Kishan e Ren na série, mas os pontos positivos das mágicas aventuras dos personagens fazem valer muito a pena! Será que o filme sai mesmo em 2015?


Fiquei sabendo sobre Ghostgirl por um dos nossos blogs parceiros e, felizmente, consegui adquirí-lo por uma troca. Não conseguia arrumar tempo até que criei o desafio Revirando a Estante e o li, e adorei! A história seria cômica se não fosse tão trágica, porém a autora conseguiu deixá-la bem engraçada. O livro é bem juvenil, e tem duas continuações, que ainda não foram publicadas no Brasil. Uma pena...


Através do Universo, como digo na resenha, começa um pouquinho devagar e quando ganha ritmo não dá mais para parar de ler! É muito interessante ver como os personagens vivem dentro de uma nave e, claro, entender tudo o que está por trás do objetivo da viagem iniciada há tanto tempo. Está entre as melhores leituras pois a autora não nos deixa esperando pelo próximo para obter respostas a todas as perguntas, muitos mistérios já são descobertos no decorrer do livro. Quero muito ler a continuação!


A último leitura do ano, Trono de Vidro, também é um ótimo livro, com direito a mistérios, lutas, castelos, e um pouquinho de romance. A protagonista, Celaena é durona e não fica atrás de ninguém que a proteja, afinal ela sabe se virar, e foi treinada para ser uma assassina desde os 8 anos.


Ah o romance! É realmente impossível ficar indiferente a história de Lake Will e tudo o que acontece com eles durante o livro. A história de Métrica traz personagens que você bem poderia conhecer no mundo real, nada de poderes mágicos. ;)

Além disso, não poderiam faltar...
 As maiores decepções literárias do ano 

Tipo Destino é o primeiro do trio de decepções pelo fato dele ter começado bem, com uma proposta leve de romance juvenil, assim como outros títulos conhecidos da autora, mas tudo começa a desandar quando a protagonista se torna num modelo de garota que não deve ser seguido de jeito nenhum! Ou seja, ela realmente me deu nos nervos, rs. Embora Como Salvar um Vampiro Apaixonado seja a continuação de uma ótima história, o livro me deu a impressão de que estava lendo uma outra bem diferente. Os personagens estão lá, mas ele nos apresenta uma personagem que ficou quase completamente cega de um livro para o outro, sem conseguir enxergar certos fatos óbvios sobre os "misteriosos" assassinatos. Antanasia era tão esperta, o que aconteceu com ela? A Princesinha entra nesse pódio da decepção pois eu esperava muito mais dele devido ao filme que é, praticamente, um clássico para mim. Com certeza gostaria mais dele se a história tivesse sido mais detalhada e contasse alguns fatos da cultura indiana!

 Sobre o Desafio Revirando a Estante... 

A leitora que vos fala quase conseguiu completá-lo! Só ficaram faltando 3 títulos. Gostei da experiência e acredito que valeu bastante a pena me empenhar, embora isso tenha acontecido, rs. Aproveito para agradecer àqueles leitores corajosos que me acompanharam, tanto cumprindo o desafio quanto os que leram as resenhas e comentaram me incentivando. Segue a lista com os títulos.


1. Ghostgirl -Tonya Hurley
2. Ame o que é Seu - Emily Giffin
3. Marina - Carlos Ruiz Zafón
4. Desejos dos Mortos - Kimberly Derting
5. A Princesinha - Frances Hodgson Burnett
6. Vinícius de Morais: Nova Antologia Poética
7. Sombra - Elena P. Melodia
8. A Abadia de Northanger - Jane Austen
9. O Código da Inteligência - Augusto Cury
10. A Hospedeira - Stephenie Meyer


Números
. Meta literária do ano era de: 53 livros!
Total de livros lidos no ano: 44!
Número de resenhas publicadas em 2013: 38! (A do livro Marina sairá em breve.)

É isso pessoal!

Feliz ano novo!
Que venha 2014 cheio de realizações, boas energias, pessoas e personagens inesquecíveis e, claro, leituras inspiradoras e mágicas para todos nós!

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo