2 de fevereiro de 2014

Resenha Enfeitiçadas - Jessica Spotswood

Título: Enfeitiçadas (As Crônicas das Irmãs Bruxas #1) | Autor: Jessica Spotswood | Nº de páginas: 272 | Ano: 2014 | Compre: Livraria Cultura | Leia um trecho
Hey pessoal! Hoje temos a resenha de um dos lançamentos mais legais de janeiro da Arqueiro: o primeiro livro da trilogia das bruxas, da autora Jessica Spotswood: Enfeitiçadas.

Cate Cahill é uma bruxa. Na verdade, ela e as duas irmãs mais novas, Maura e Tess, são bruxas. O problema é que onde elas vivem ser bruxa é a pior coisa que se poderia ser, caso você seja descoberta, pois a Fraternidade que controla toda a sociedade pune severamente mulheres e meninas que são acusadas de cometer o crime de bruxaria. Tudo começou quando as bruxas que governavam o lugar foram derrotadas e, desde então, os Irmãos pregam que as mulheres devem ser subservientes e castas. Além disso, elas não devem expressar suas opiniões e não devem estudar de mais, pois o conhecimento pode corromper a cabeça fraca das jovens.

Não bastasse o fato de serem bruxas, a mãe das meninas morreu há três anos deixando Cate, de apenas 13 anos na época, com a promessa de proteger suas irmãs a qualquer custo. Agora, ela descobre o diário da mãe contando que as três podem ser as irmãs de uma antiga profecia que diz que uma delas é a bruxa mais poderosa nascida em séculos, e que pode tanto fazer com que as bruxas recuperem seu lugar, quanto espalhar o terror na Terra. E com a chegada de uma das Irmãs da Irmandade como governanta na casa, Cate, Maura e Tess devem tomar ainda mais cuidado ao praticar magia. E Cate precisa achar logo um jeito de conseguir protegê-las agora que seu aniversário de 17 anos e também a escolha de sua intenção (casar-se ou se juntar a Irmandade) se aproximam.

Primeiras frases
"Nossa mãe também era bruxa, mas ela sabia esconder melhor do que eu. Sinto saudade dela. Nem um único dia se passa sem que eu deseje sua orientação. Principalmente em relação às minhas irmãs. Tess corre na minha frente, dirigindo-se para o roseiral - nosso santuário, o único lugar em que nos sentimos seguras. As sapatilhas dela escorregam nas pedras do calçamento, o capuz de sua capa cinza cai e revela os cachos louros. Olho para trás, na direção de casa. Uma menina sair de casa sem capa é contra as restrições dos Irmãos, e correr não é um comportamento digno de um dama. Mas não podemos ser vistas de casa por causa das cercas vivas altas. Tess está a salvo. Por enquanto.
Ela espera adiante, chutando as folhas mortas embaixo de um bordo."

Enfeitiçadas mescla fantasia com romance de época, o que é muito interessante já que a história se passa no início do século XX, e também tem uma pegada mais jovem adulto (ou YA, se vocês preferirem). A protagonista é Cate e vamos acompanhando os acontecimentos pelo ponto de vista dela.

Gostei bastante da leitura, embora tenha achado o início um pouco lento, tendo a personagem bastante focada na grande responsabilidade que a mãe lhe deixou ao pedir que Cate lhe fizesse a promessa de cuidar das irmãs e no medo de que alguém descubra que as três são bruxas. É compreensível já que ela tem apenas 16 anos e o pai não é lá muito de tomar atitude e também não sabe de seu segredo.

Achei os personagens bem marcantes e completos. Destaco Maura, com seu genio difícil, o novo jardineiro e filho da dona da livraria da cidade, Finn Balestra, o qual Cate quer manter longe de suas roseiras, e a irmã mais nova, Tess, que quando aparece rouba a cena com sua sensibilidade e maturidade pela pouca idade.

Para mim um dos pontos altos do livro foi, com certeza, o romance de Cate com seu primeiro amor. Os personagens têm química... se é que vocês me entendem, rs.

Além disso, acredito que a história tem bastante potencial para ser ainda melhor. Estou muito curiosa para saber para qual lado a autora decidirá levar a trama. As coisas complicaram bastante no final de Enfeiticadas e eu estou esperando por bastantes reviravoltas no próximo livro, que terá o título de Amaldiçoadas.

Eai, quem ficou com vontade ler?!

♥As Crônicas das Irmãs Bruxas

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo