12 de abril de 2014

Resenha A Cidade dos Segredos - Sasha Gould

Título: A Cidade dos Segredos | Autor: Sasha Gould | Nº de páginas: 254 | Ano: 2013 | Compre: LC (físico/ebook), Amazon (ebook) | Leia um trecho
O livro conta a história de Laura della Scala, uma garota que viveu a maior parte de sua vida em um convento. Filha orfã de mãe e pai pouco afetuoso, seu único contato com o mundo fora do convento eram as cartas escritas por sua irmã mais velha, Beatrice, que pararam de chegar há algum tempo, sem aviso.

A rotina de Laura no convento é interrompida quando a abadessa a chama em sua sala para mandar que a garota faça suas malas para ir embora. Indo de volta para casa, em Veneza, Laura só pensava em finalmente ver a irmã, mas ela acaba descobrindo, ao chegar lá, que Beatrice está morta. Além de ter de lidar com o luto pela perda da irmã, o pai de Laura espera que ela se case com o pretendente e noivo de Beatrice para reestabelecer a situação financeira da família, porém Vicenzo é um velho de aspecto repugnante, a última escolha possível de uma jovem para futuro marido.

A única saída de Laura é falar com a Segreta, um grupo (secreto) de mulheres que ajudam outras mulheres em troca de segredos, mas ela logo começa a desconfiar que elas sabem alguma coisa sobre a morte misteriosa de Beatrice.

Primeiras frases
"Aqui, nenhuma de nós é conhecida por seu nome verdadeiro. Você mal chega e é rebatizada: La Grossa, La Cadavara, La Lunatica, La Trista, La Puera, La Pungenta - Gorda, Cadavérica, Lunática, Tristonha, Medrosa e Fedida. Dentro dos muros do convento, cedo ou tarde, os adjetivos se transformaram em nomes próprios. Elas me chamam de La Muta - A Muda. Não que eu não tenha muito a dizer; o fato é que, na maior parte do tempo, guardo as coisas comigo. As filhas aprendem isso desde cedo. As caçulas, mais cedo ainda. A abadessa vivia me dizendo que percebia algo de selvagem em minha alma - que havia algo de animal em mim. Um cachorro, talvez ou então um rato. As criaturas que se esqueiram para dentro do convento à noite, em busca de ossos de frango e de comida putrefata. Esta é uma característica minha que ela está determinada a eliminar."

A Cidade dos Segredos foi um livro ótimo para que eu pudesse relaxar com tantos trabalhos da faculdade, rs. É leve e dá para ler bem rápido. A história tem narrativa em primeira pessoa, característica que eu estava sentindo falta nas minhas últimas leituras, então nem preciso dizer que me empolguei logo de cara. (Primeiramente eu me encantei com a máscara da capa, #prontofalei).

O livro tem um mistério ótimo em torno da morte da irmã de Laura que conduz a trama. Além de não saber exatamente o que aconteceu naquela fatídica noite, Laura não sabe também se realmente pode confiar nas mulheres da Segreta, afinal de contas, será que elas não tiveram alguma coisa a ver com a morte de Beatrice? Segundo, ela só sabe que a senhora Allegreza é uma das integrantes do grupo, quem são as outras e o que mais irão querer dela? Achei bastante interessante o fato de mulheres estarem governando uma cidade por, digamos, debaixo dos panos em uma época que elas, decididamente, não tinham voz e precisavam abaixar a cabeça e acatar as ordens dos homens da família.

O romance surge no ar quando um charmoso pintor, Giacomo, entra em cena despertando sentimentos em nossa protagonista que passou os últimos anos se dedicando a orar e se conformando com a ideia de ter de abdicar de uma vida com casamento e filhos. Para os românticos de plantão, o possível relacionamento fica mais em 2º plano. 

Pasmém, apesar de a história ter tido um encerramento legal, o livro terá uma continuação cujo nome em inglês é Heart of Glass ("Coração de Vidro" *tradução livre) que se passa três meses após os últimos acontecimentos de A Cidade dos Segredos.

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo