15 de abril de 2014

Resenha Desde o Primeiro Instante - Mhairi McFarlane

Título: Desde o Primeiro Instante | Autor: Mhairi McFarlane | Número de páginas: 464 | Ano: 2014 | Editora: Novo Conceito | Compre: Livraria Cultura (físico/ebook), Amazon (ebook) | Leia um trecho
Rachel é uma jornalista de 31 anos que trabalha cobrindo casos no tribunal, nada muito interessante, porém, ela acredita que isso é melhor do que ter mais responsabilidades. Ela está prestes a se casar com Rhys, seu namorado já há 13 anos, mas ambos começam a divergir em pequenos detalhes e não conseguem concordar com a música do casamento. Uma briga começa por causa desse assunto e acaba sendo o estopim para Rachel, que decide terminar tudo e sair de casa. Ela, então, aluga um apartamente chique no centro de Manchester, indicado por Mindy, para morar até as coisas se acertarem.

Em meio a mudança de casa, de estilo de vida e novos planejamentos para o futuro, Rachel fica sabendo por Caroline, uma de suas melhores amigas, que Ben, seu amigo da época da faculdade está pela cidade. Em uma manobra quase desesperada, ela consegue encontrá-lo "por acaso" em uma biblioteca e descobre que ele se casou. Mesmo sabendo que não deveria procurá-lo, Rachel está louca para vê-lo de novo.

Primeiras frases
"Chego em casa ligeiramente tarde e, na porta, a chuva especial de Manchester, vertical e horizontal simultaneamente, me deixa ensopada. Levo tanta água para dentro que parece que a maré transbordou e me deixou encharcada na base da escada como um pedaço de alga marinha. É um lugar simpático e despretensioso, na minha opinião. Em um passeio de dois minutos no local, poderíamos passar como ‘profissionais’ na faixa dos 30 anos, sem filhos. Gravuras emolduradas de ídolos musicais de Rhys. Chique e pobre, um pouco mais este do que aquele. E tinta azul-escuro nos rodapés que faz minha mãe fungar: ‘Parece um pequeno projeto de centro comunitário’.
A casa está com o cheiro do jantar, apimentado e quente, mas, ainda assim, a tensão permeia o clima. Percebo o mau humor de Rhys antes mesmo de vê-lo. Assim que entro na cozinha, o retesamento nos ombros dele quando se aproxima do fogão confirma minha percepção."

Gostei muito mais de Desde o Primeiro Instante do que espera e cheguei a lê-lo em apenas 2 dias (o livro é enorme! rs). Ok! Confesso que tive bastante tempo nesse último final de semana. :) Não esperava me envolver tanto com a história, mas os flashbacks de Rachel sobre acontecimentos envolvendo Ben na época da faculdade me motivaram de mais a continuar a leitura. Além da curiosidade em saber o que aconteceria no presente, havia também, claro, o fato de querer descobrir o que levou Ben e Rachel se afastarem e cortarem contato por cerca de 10 anos. A autora vai contado aos poucos (são as melhores partes em minha opinião!) e a gente só fica sabendo, mesmo, lá pelos últimos capítulos do livro.

Há uma cena de discussão no livro que achei bem interessante. Ela acontece durante um jantar na casa de Ben e Olívia (sua esposa), onde cada uma das personagens parece ter uma visão diferente sobre o casamento. Enquanto o casal de amigos dos anfitriões se mostra muito rígido em discutir seu ponto de vista, Ben coloca que o importante é cumprir o compromisso feito com a outra pessoa. Por outro lado, Rachel, a recém ex-noiva, acredita que o casamento só é valido quando o relacionamento faz ambos conjûges felizes, e Simon, amigo solteiro do casal, comenta, a partir de uma consideração mais matemática, que existem cerca de 6 pessoas "certas" para cada um no mundo todo, com quem pode se dar bem, e que não existe somente uma metade da laranja.

Acabei gostando da Rachel. Apesar dela ter, na maior parte da vida, deixado que os outros tomassem importantes decisões por ela (o que causou muito de sua infelicidade) ela parece começar a se colocar mais e mudar a partir do momento em que se dá conta de que o relacionamento com Rhys não é mais tão legal quanto foi e que só continuava com ele por conta de um comodismo, de facilidade pelo que já era conhecido. Tanto que ela pensa em alguns momentos, e até chega a surgir o comentário de outros, sobre quanto tempo ela demorará, agora, para conseguir um marido e para ter filhos "você já está com 31 anos!".

Desde o Primeiro Instante é um romance-drama, narrado em primeira pessoa, muito bacana e recomendado! 

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo