5 de janeiro de 2015

Retrospectiva Literária 2014: as leituras marcantes do ano!

Depois de saberem como fui em relação as metas literárias e aos desafios escolhidos no início do ano, como sempre, na nossa Retrospectiva Literária, não poderiam faltar aqueles livros que fizeram 2014 um ano mais animado, rs. Hoje, trago para vocês aquelas leituras que mais me marcaram entre os 48 livros lidos!

. Os romances históricos que me emocionaram

 

A Invenção das Asas e A Menina Que roubava Livros foram dois romances que me chocaram e me deixaram pensando por horas. É impossível não sentir revolta pela realidade dos escravos retratada no primeiro livro, da violência em todas as direções lidas no segundo, e não sofrer junto com os personagens e torcer por eles. Ambos foram as primeiras obras lidas de Sue Monk Kidd e de Markus Zusak, autores que me surpreenderam muito!

. A série de época que me conquistou


Os Bridgertons! Somente em 2014 li os quatro primeiro volumes da série: O Duque e Eu, O Visconde Que Me Amava, Um Perfeito Cavalheiro e Os Segredos de Colin Bridgerton. Preciso dizer algo mais? A série de época da autora Julia Quinn é romântica, hot, divertida, leve e recheada de bons personagens, tendo como protagonistas os irmãos e irmãs da mesma família, cujo sobrenome deu título à coleção. Os leitores mais atentos já devem ter percebido que Os Bridgertons já havia entrado para a minha lista das queridinhas, rs.

. A querida trilogia finalizada e o melhor início de série

Em 2014 eu finalmente consegui por minhas mãos no último volume da trilogia de Hex Hall! Li o primeiro em 2011 e o segundo em 2012, e a série se tornou uma das minhas preferidas do tema "juvenil sobrenatural. Como ainda não fiz a resenha dele, me adianto que gostei bastante do encerramento da trama em O Sacrifício. 

Agora, depois do sucesso da série de tv Game Of Thrones, não poderia deixar de ler os livros, não é mesmo? Por conta do número de volumes e do tamanho de cada um, já podia até surgir um novo projeto literário, rs. De qualquer forma, a escrita e a trama dAs Crônicas de Gelo e Fogo são ótimas, então, a leitura vale muito a pena! E a Leya decide lançar capas novas justo agora? tsc tsc kkk

. O melhor chicklit e o livro que despertou + sentimentos ambivalentes


Não li muitos romances sem elementos sobrenaturais ou que não eram de época, então Desde o Primeiro Instante ficou bastante marcado na memória. Pensem num romance gostoso de ler e que tem direito a flashbacks da época em que os protagonistas se conheceram e eram jovens, quase uma mistura de chicklit e jovem adulto, rs.

Outlander - A Viajante do Tempo merece o título do livro que mais proporcionou sentimentos contraditórios pois apresenta tanto elementos ótimos, como uma narrativa envolvente, personagens interessantes e acontecimentos inesperados - porque a autora não tem dó nem piedade do leitor, rs - quanto alguns pontos negativos. Explico melhor na resenha, mas quem já leu deve entender o que quero dizer. :)

. O juvenil mais bacana e a distopia que me fisgou bem no fim do ano

O livro de E. Lockhart foi uma bela surpresa! O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks é divertido e traz uma garota lutando para "fazer parte" de uma sociedade secreta da escola da qual só podem participar homens. É cada uma que ela apronta! rs Em meio aos livros de temática mais sérias, sempre gosto de ler também esses mais juvenis, para relaxar! Outro juvenil, que tem uma realidade distópica que eu adoro, e que acabou ganhando uma menção neste post nos últimos minutos do segundo tempo (foi minha última leitura do ano!) foi o primeiro volume da trilogia Mundo Novo. Nessa trilogia, uma Doença dizimou a população da Terra, deixando vivos somente os adolescentes, que saem numa viagem perigosa na busca de uma cura.

Claro que outros livros também foram ótimas leituras, mas os que comentei especialmente aqui foram os mais marcantes. E vocês, quais foram os livros que mais gostaram de ler em 2014?

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo