3 de fevereiro de 2015

Resenha Um Lugar Chamado Liberdade - Ken Follett

Título: Um Lugar Chamado Liberdade | Autor: Ken Follett | Número de páginas: 400 | Ano: 2014 | Editora: Arqueiro | Leia um trecho
Quando você pega um romance histórico para ler, geralmente, já espera por uma narrativa com mais descrições e, até mesmo, com um ritmo mais lento por conta do objetivo de trazer o leitor para aquela época, conhecer os costumes e tudo o mais. Qual foi a minha surpresa, então, ao encontrar em Um Lugar Chamado Liberdade uma trama muito ágil e dinâmica onde não há partes arrastadas nem enrolação. Simplesmente adorei o estilo de Ken Follett, é até difícil parar de ler entre um capítulo e outro, pois você quer muito saber o que vai acontecer em seguida!

Primeiras frases
    "A neve coroava as montanhas ao redor do vale de High Glen e cobria as encostas de florestas com um tom perolado, como joias sobre o peitilho de um vestido de seda verde. No fundo do vale, um córrego veloz serpeava por entre pedras congeladas. O vento cruel que uivava pelo litoral adentro desde o mar do Norte impulsionava rajadas de chuva, neve e granizo.
    Naquela manhã, os gêmeos Malachi e Esther McAsh seguiam a pé para a igreja por uma trilha sinuosa ao longo da encosta ocidental do vale. Malachi, conhecido como Mack, usava uma capa de lã axadrezada e calças curtas de tweed, que deixavam expostas suas canelas; os pés, sem meias, congelavam nos tamancos de madeira. Mas ele era jovem, com sangue quente, e mal sentia frio."

A narrativa em terceira pessoa nos leva mais para perto de três personagens principais, Mack McAsh, Lizzie Hallim e Jay Jamisson, que têm suas vidas entrelaçadas. Ken Follett escreve de forma que, a medida em que a história se desenvolve, vamos conhecendo suas realidades, razões e opiniões sobre o que ocorre a sua volta, o que torna muito difícil não se afeiçoar a eles, até mesmo Jay, que depois acaba dificultando bastante a vida do casal.

No livro acompanhamos uma verdadeira longa jornada de Mack para conquistar sua liberdade. Quando parece que ele, enfim, atingiu seu objetivo e poderá agir por sua própria conta, sem dever nada a ninguém, algo acontece e muda tudo. O que parece nos levar a ideia de que a liberdade, mesmo, não existe, mas, é interessante que o personagem mostra que sempre pode haver esperança e determinação mesmo nas situações mais difíceis – Mack, simplesmente, se recusa a desistir.

Enquanto Mack está preso em uma realidade em que o dono das terras o tem como parte de sua propriedade e vive como um escravo trabalhando duro em uma mina de carvão, Lizzie se encontra presa ao papel de se casar com um homem de posses para que sua família deixe de viver endividada, além de ter que se encaixar num modelo de mulher que ela não é.

Lizzie é uma personagem que está a frente de seu tempo. Ela pensa e age diferente do que se espera de uma dama da sua época, se veste como um homem em certas situações, sabe atirar e caçar muito bem, e é doida por uma aventura! Além de tudo isso, Lizzie consegue ver a injustiça enquanto outros, pertencentes a mesma classe social que a sua, pensam apenas em seu próprio conforto.

Jay Jamisson é o segundo filho de George Jamisson, o proprietário das minas de Carvão. Ele sempre se sentiu menosprezado pelo pai, que favorece Robert, seu irmão mais velho, até hoje em todas as situações e para quem George pretende deixar todo seu legado. Ciúmes, desejo de poder, medo, Jay é um personagem que se encontra em grande conflito.

 

Enfim, Um Lugar Chamado Liberdade é um romance histórico envolvente, com uma ótima trama e personagens fortes lutando por seus ideais em meados de 1767, passando pela Escócia, Inglaterra e a recém colonizada América, o qual é impossível de largar antes de terminar. Vale a pena ler!

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo