20 de março de 2015

Resenha Um Sorriso ou Dois - Frederico Elboni

Título: Um Sorriso ou Dois | Autor: Frederico Elboni | Número de páginas: 218 | Ano: 2014 | Editora: Benvirá | 
Um Sorriso ou Dois é um compilado de textos de Frederico Elboni, também autor do blog “Entenda os Homens”. Quando recebi o livro e me deparei com sua sinopse já fiquei receosa, e vocês devem entender o porquê. Um rapaz de 23 anos se propondo a trazer uma mensagem “para mulheres que querem mais”. Bom, pode estar aí um preconceito da minha parte ao pensar SE o autor, uma pessoa tão jovem, seria mesmo capaz de colocar um sorriso no rosto das leitoras e “ajudar a compreender a si mesmas e seus parceiros”. Decidi ler para crer.

É complicado falar sobre um livro assim, pois não gosto nada do estilo do “faça assim, pare de pensar assado e vá viver sua vida” e outros blábláblás que lemos por aí em títulos que se dizem inovadores. A verdade é que falar é muito fácil, principalmente quando os ditos conselhos são dados de modo bastante geral.

Mas voltando a falar especificamente de Um Sorriso ou Dois, é importante levar em consideração que os textos que o compõe são resultado das vivências de um jovem e de suas reflexões, e que apesar de não se propor a ser um guia, se contradiz ao trazer certos “ideais”. Por isso, é importante, antes de ler, compreender que não existe uma regra, ou verdade absoluta.

"Deixe que a sua vontade de viver te leve de ombros leves e pés firmes."

Acredito que se o livro enfocasse mais os textos em que ele narra suas experiências, em vez daqueles nos quais ele dá sua opinião sobre diversos temas que envolvem as relações e os sentimentos, teria curtido mais a leitura.

Há textos realmente excelentes, como a crônica Mude Seus Hábitos, Depois o Mundo, mas há outros complicados de se engolir, que reproduzem alguns estereótipos e generalizações. Como se fosse possível avaliar que mulheres sofrem mais com o término do relacionamento e que homens são mais racionais, por exemplo. Já passou da hora de mudarmos esse discurso que determinadas características e/ou comportamentos são exclusivos de certo gênero.

O que quero deixar bem claro com esta resenha é que Um Sorriso ou Dois é um livro que contém a visão e opinião de um autor, e não deve ser tido como um guia de comportamento, seja você leitor ou leitora. Afinal de contas, se existisse uma receita pronta de como agir e que funcionasse para todos, não haveriam tantas pessoas em sofrimento por aí.

E você, já leu? Me conta se gostou nos comentários. :)

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo