22 de maio de 2015

Resenha Freud: uma biografia em quadrinhos

Título: Freud: uma biografia em quadrinhos | Autor: Anne Simon e Corinne Maier| Número de páginas: 56 | Ano: 2012 | Editora: Quadrinhos na Cia | leia um trecho 
A biografia em quadrinhos de Freud traz os principais fatos da história do pai da Psicanálise, Sigmund Freud, de forma leve e bem humorada. Para aqueles que conhecem um pouco mais sobre o assunto, é fácil achar referências a polêmicas como o estudo da cocaína, o possível caso com sua cunhada e a rixa com Jung.


Freud: uma biografia em quadrinhos. Quadrinhos na Cia. 2012, p. 3

Obra da autora francesa e psicanalista Corinne Maier e da ilustradora Anne Simon, os quadrinhos coloridos com cores bem fortes trazem um pouco sobre a origem de Freud, o estudo da histeria, o método psicanalítico, suas ideias acerca do inconsciente e da interpretação dos sonhos, o complexo de Édipo com direito a tragédia grega escrita por Sófocles, os principais casos que foram importantes para o desenvolvimento da teoria psicanalítica, a propagação das ideias de Freud pelo mundo, o impacto do câncer e o final de sua vida.

É importante pensar na extensão e complexidade da obra freudiana e entender que esta biografia em quadrinhos faz apenas um recorte da história de Freud e da criação da Psicanálise. Essa foi justamente a ideia que quis passar na hora de fazer a foto que abre o post resenha. Para vocês terem uma ideia, a biografia escrita por Peter Gay, também da Companhia das Letras, compreende mais de 800 páginas. Então, se você quiser saber mais a fundo sobre a história de Freud precisará buscar outras referências além da HQ.

Uma ideia interessante sugerida num artigo sobre guia de estudo da teoria, é a de que os estudantes leitores poderiam utilizar o livro Freud: uma biografia em quadrinhos como um guia rápido de referência para os marcos e datas da obra de Freud na hora de pesquisar sobre certo tema numa biografia mais detalhada. 

Freud: uma biografia em quadrinhos. Quadrinhos na Cia. 2012, p. 22 e 23

Tenho que dizer que adorei o fato de ver Jofie, a cadela da raça chow-chow que era fiel companheira do autor, sendo retratada na HQ Freud, apesar de não haver menção a ela no texto. *_* Aqui podemos ver, numa entrevista, Freud falando sobre sua relação com os cães, e por que chegava até a preferir a companhia dos animais à de humanos.

Freud: uma biografia em quadrinhos é uma leitura leve e rápida para quem quer conhecer um pouco sobre esse autor a frente de seu tempo que foi Sigmund Freud, e que trouxe tantas contribuições importantes para o modo como vivemos hoje, embora nem sempre nos demos conta disso.

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo