30 de junho de 2015

Resenha Terras Metálicas - Renato C. Nonato

Título: Terras Metálicas | Autor: Renato C. Nonato | Número de páginas: 616 | Ano: 2012 | Editora: Novo Século | leia um trecho 
Prepare-se para embarcar numa aventura! Há muitos anos, desde a Última Guerra, a humanidade precisou criar uma estrutura para continuar a sobreviver, eles a denominaram Esfera. Desde então, muita coisa aconteceu, novas tecnologias foram criadas, chips garantiram habilidades para os seres humanos e uma hierarquia de poderes foi instituída para manter a paz e a Esfera funcionando.

Agora, a cerimônia de implante está chegando e Raquel mal pode esperar par ser uma túnel, assim como seus pais. Seus amigos, Ângelo, Camila e Tales, também, estudantes da Academia, estão igualmente ansiosos para receberem seus chips e estudarem as matérias específicas e desenvolverem novas habilidades no próximo ano. Mas nem tudo ocorre com o planejado e um dos seus maiores temores se concretiza. O pior de tudo é que, além de terem que lidar com um futuro não planejado, precisam descobrir a verdade sobre um problema no mainframe, o sistema que assegura toda a vida dentro da Esfera.

Primeiras frases
      "Ela passeava por um vasto pasto, o céu azul sobre a cabeça. A luz cegante do sol forçando-a a apertar um pouco os olhos, tão verdes quanto a grama. O vento a acariciava e balançava seu cabelo dourado, esticando as mechas até se tornarem fios de espaguete. No entanto, havia algo psicodélico na paisagem. O verde sobre o qual caminhava tinha textura de piso, isso sem falar nas grandes colunas cobertas por lençóis verde-escuros, como lonas de circo, que surgiam aqui e ali. Ela caminhava pelo piso, atravessando as colunas, sem destino; a mente vazia e distante, a paz preenchendo-a dos dedos dos pés aos cabelos...
       Pelo menos até ela sentir batidas na cabeça. Uma, duas, três... Olhou para cima e, para sua surpresa, havia uma nuvem sobre ela, um punhado de algodão que cabia na palma de sua mão. A nuvem voou rumo à sua cabeça atingindo-a com a mesma potência de uma raquetada." p.10

Terras Metálicas tem uma história envolvente, bem escrita, que retoma aquela atmosfera de juvenil com um toque de ficção-científica – uma mistura que eu adoro!

O autor consegue transportar o leitor para dentro da Esfera com a narrativa em terceira pessoa e, junto com os personagens, vamos pouco a pouco, conhecendo o funcionamento de tudo – suas estruturas, cerimônias, a sociedade e suas contradições. As descrições são bem colocadas e ajudam a imaginarmos os locais que aparecem na história. Ouso dizer que adoraria ler uma edição especial de Terras Metálicas com direito a ilustrações. Seria demais!

E olhem a minha surpresa quando entrei no site oficial e me deparei com a galeria, onde há ilustrações dos personagens exatamente como os imaginei! Convido vocês a conhecerem, também, a fanpage do livro.

O legal das personagens é que Raquel, Camila, Tales, Angelo (e outros), são tipicamente adolescentes, com suas brincadeiras e implicâncias, teimosia e sonhos sobre quem querem ser e como imaginam o seu futuro. Não podemos esquecer da curiosidade e empenho na busca pela verdade sobre a real situação da Esfera e suas tentativas de ajudar, em meio a toda uma confusão que se estabelece no desenrolar da trama.

Além das personagens humanas, temos os carismáticos tashis, que são espécies de mascotes no formato de esferas flutuantes que possuem inteligência artificial, capazes de estabelecer verdadeiras conversas, além de cumprir suas funções básicas programadas, como servir de despertador, por exemplo (rs).

A história de Terras Metálicas é longa – com mais de 600 páginas! – e consegue surpreender muito! E com todo esse imersivo e envolvente universo criado por Renato Nonato, com tantos detalhes e personagens interessantes, e mais, com aquele final, preciso perguntar ao autor: Será que teremos uma continuação com direito a uma nova aventura? :D

Só digo mais uma coisa: Eu quero um tashi para mim!





Habilidades - imagem do site oficial de Terras Metálicas

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo