23 de julho de 2015

Resenha Essencial Franz Kafka

Título: Essencial Franz Kafka | Autor: Franz Kafka | Número de páginas: 304 | Ano: 2011 | Editora: Penguin Companhia | Leia um trecho
Essencial Franz Kafka é uma coletânea de textos traduzidos diretamente do alemão e organizada por Modesto Carone, contendo vários contos, 109 aforismos e o romance A metamorfose (1915).


Além da produção de Kafka, Essencial traz uma introdução geral a obra kafkaniana e, também, comentários feitos por Carone que introduzem todos os textos, auxiliando no entendimento, principalmente, daqueles que ainda não têm familiaridade com o autor.

Sobre os outros textos

Esse foi o meu primeiro contato com a obra de Kafka. Passei, durante a leitura, procurando entender seu estilo característico e, por exemplo, a forma de narrar realista e que não revela nada ao leitor além do que o próprio personagem sabe, como é o caso de A metamorfose. Não vou negar que foi uma leitura um tanto desafiante.

Acabei gostando mais de histórias como Um artista da fome, que é bastante impactante, trazendo a “exibição” de um artista que permanece em jejum frente a todos que, por sua vez, assistem sem intervir, apreciando a situação como um verdadeiro “show”, a parábola Desista!, que é enigmática e deixa espaço para o leitor elaborar se próprio entendimento do texto, os 109 aforismos, afirmações sobre questões da vida que são bastante interessantes (uma delas você pode lá no meu Instagram), mas, uma das minhas preferidas foi a Pequena fábula (texto abaixo).

"Ah", disse o rato, "o mundo torna-se a cada dia mais estreito. A princípio era tão vasto que me dava medo, eu continuava correndo e me sentia feliz com o fato de que finalmente via à distância, à direita e à esquerda, as paredes, mas essas longas paredes convergem tão depressa uma para a outra, que já estou no último quarto e lá no canto fica a ratoeira para a qual eu corro." - "Você só precisa mudar de direção", disse o gato e devorou-o.

Gregor e o inseto gigante...

Bem, o fato é que não achei nada de mais em relação A metamorfose. O elemento interessante já é dado logo no início, com a transformação do personagem Gregor em um grande inseto e depois disso o desenvolvimento é, digamos, morno. Pelo que coloca o próprio Carone, talvez isso tenha sido mesmo a intenção de Kafka.

A última coisa que quero aqui é desmerecer a obra de um autor tão importante e aclamado pelos críticos de literatura, como Kafka, e talvez, a dificuldade em “apreciar” mais a trama seja mesmo por conta da minha própria formação literária. Minhas expectativas também eram altas em relação A metamorfose, já que havia escutado muitos elogios em relação ao romance.

É interessante, porém, pensar sobre a ideia presente no enredo, e como o significado do próprio Gregor muda perante a família – a mãe, o pai e a irmã -, antes sendo aquele que a sustentava com seu trabalho de caixeiro e, depois de transmutado em inseto, apenas um fardo e, posteriormente, uma “coisa” qualquer que deve ser eliminada para o bem de todos.

Além disso, fica uma sensação de incoerência ou absurdo para o leitor, já que mesmo ao perceber que não é mais ele mesmo de manhã (rs) Gregor ainda se preocupa em como fará para chegar ao trabalho, como se isso não passasse de um pequeno contratempo. E depois, há também a família que mantém o inseto no quarto e continua a alimentá-lo. Resumindo minha impressão, o "pensar sobre" acabou sendo mais bacana do que propriamente a leitura do romance em si.

Os textos de Kafka, de um modo geral são ricos, a ponto de que o leitor pode interpretá-los de diversas formas, seja simbolicamente ou, como tentam alguns estudiosos, trazendo uma crítica a sociedade em que viveu o autor. Assim, há diversas possíveis leituras.

E você, como foi a sua experiência lendo Kafka? Parecida ou, então, mais empolgante? Se tiver alguma indicação, mande, por favor. :D

+ Guia de leitura

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo