15 de agosto de 2015

Leituras da semana e Na minha caixa postal [Agosto #1]

Hey pessoal! Hoje é sábado e é hora de mostrar as leituras da semana e as novidades literárias que chegaram na estante. Hoje temos um romance com cara de ser muito bacana, contos fantásticos e mangá!

  

Nessa semana, terminei a leitura da graphic novel que recebi na semana passada Retalhos, do mesmo autor de Habibi. Ler a história de Craig foi uma experiência bastante diferente da trama de Dodola e Zam, mas muito bacana também.

Também comecei a leitura de O Príncipe de Westeros e Outras Histórias, o livro de contos fantásticos organizado por George R. R. Martin e Gardner Dozois. Vou contar para vocês que não tive muita sorte com as duas primeiras histórias (rs), mas a terceira, finalmente, conseguiu me fisgar.

Na caixa postal chegou a novidade da Biblioteca Azul, enviado pela Globo Livros, A Amiga Genial é o primeiro livro da trilogia Napolitana de Elena Ferrante. Já li o primeiro capítulo e gostei muito, então, estou doida para ler o resto! Para terminar, finalmente, consegui colocar minhas mãos no  primeiro volume de um total de seis do shoujo Limit, que tem uma pegada bem séria, envolvendo violência e uma tragéda que irá mudar a vida de Mizuki Konno. 


A Série Napolitana, formada por quatro romances, conta a história de duas amigas ao longo de suas vidas. O primeiro, A amiga genial, é narrado por Elena Greco e cobre da infância aos 16 anos. As meninas se conhecem em uma vizinhança pobre de Nápoles, na década de 1950. Elena, a menina mais inteligente da turma, tem sua vida transformada quando a família do sapateiro Cerullo chega ao bairro e Raffaella, uma criança magra, mal comportada e selvagem, se torna o centro das atenções. Essa menina, tão diferente de Elena, exerce uma atração irresistível sobre ela.

As duas se unem, competem, brigam, fazem planos. Em um bairro marcado pela violência, pelos gritos e agressões dos adultos e pelo medo constante, as meninas sonham com um futuro melhor. Ir embora, conhecer o mundo, escrever livros. Os estudos parecem a melhor opção para que as duas não terminem como suas mães entristecidas pela pobreza, cansadas, cheias de filhos. No entanto, quando as duas terminam a quinta série, a família Greco decide apoiar os estudos de Elena, enquanto os Cerrulo não investem na educação de Raffaella. As duas seguem caminhos diferentes.

Mais que um romance sobre a intensidade e complexa dinâmica da amizade feminina, Ferrante aborda as mudanças na Itália no pós-guerra e as transformações pelas quais as vidas das mulheres passaram durante a segunda metade do século XX. Sua prosa clara e fluída evoca o sentimento de descoberta que povoa a infância e cria uma tensão que captura o leitor.

É isso aí pessoal, ótimas leituras e até o próximo post!

+ Clique aqui e leia o post da semana passada

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo