26 de janeiro de 2016

6+ Desafios Literários para participar em 2016!


Hey pessoal, como vão? Todo final de Dezembro e durante Janeiro costumo navegar pelos blogs em busca de desafios literários bacanas para participar. Uns são bem parecidos, outros trazem categorias muito difíceis ou com temas que não me agradam tanto, mas, sempre acabo gostando de alguns deles! Hoje trouxe uma lista com 7 que, acredito, podem interessar a vários leitores.

Projeto Tem que ler mesmo?


O Projeto “Tem que ler mesmo?”, do blog Ipsis Litteris, propõe uma viagem pelos continentes passando pela Oceania, Ásia, África, Europa, América do Sul, América Central e América do Norte. O mais legal de tudo é que você pode escolher, a cada bimestre, se fará a viagem como "Mochileiro", na "Classe Econômica" ou de "Primeira Classe", cada uma delas sugere um tipo de leitura, mas o título fica a escolha do leitor.


Sobre o Desafio do Alfabeto Literário, atualizado pela Camis do Leitora Compulsiva, eu já falei um pouco aqui no blog e estou participando. Consiste em completar todas as letras do alfabeto com livros nas três categorias, que são "título do livro", "nome do autor" e "personagem principal". Você pode escolher quais delas vai preencher ao longo do ano.



Foi no Proibido Ler, que descobri outro desafio para fazer uma viagem literária sem sair de casa, a versão 2016 do Desafio Literário Volta ao Mundo. Neste, diferente do "Projeto Tem Que Ler", há uma lista de 12 países, com mais alguns locais bônus, para que os próprios leitores possam escolher o título e o autor que mais se interessem para fazer a leitura. Os países já estão definidos para cada mês do ano, mas, o legal é que a rota sai um pouco do comum, incluindo, por exemplo, México, Finlândia, Nigéria, Índia e Japão.



O desafio literário 2016 da Cass Maffei, do blog Sobre Livros e Outras Coisas, foi um dos que mais gostei em questão de temas escolhidos para leituras. O bom é que são doze itens difersificados que podem ser completados na ordem que cada leitor quiser.

Um dos mais criativos que encontrei foi o Desafio do Olimpo, criado pelo Matheus do Vida de Leitor e pela Lívia do Wishing a Book em que cada mês do ano corresponde a uma divindade grega. O único porém são os prazos, que são mais restritos que nos outros desafios, como a obrigatoriedade de cumprir todos os itens, por exemplo. Então corre que Janeiro já está acabando!
O desafio Leia mais mulheres é bem bacana pois tem como objetivo ler só autoras mulheres completando doze categorias diferentes, incluindo poesia, HQ, não ficção, autoras de diversas etnias e mais! Foi criado pela Renata, do Prosa Espontânea, em parceria com Mikaelly, do Leia Mais Mulheres.


2016 Anne Rice Challenge

E para fechar, o Anne Rice Challenge da Lianne, que desafia a ler títulos escritos pela autora, tendo vários níveis de dificuldade que se encaixam para qualquer leitor de 1 a mais de 26 títulos. Já falei dele no OP e traduzi as regras para o português neste post aqui!

Qual vocês mais gostaram? Estão participando de algum? Me contem nos comentários e bons desafios!

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo