28 de janeiro de 2016

Resenha O Príncipe de Westeros e Outras Histórias (contos fantásticos)

Título: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias | Número de páginas: 480 | Ano: 2015 | Editora: Saída de Emergência Brasil 
O Príncipe de Westeros e Outras Histórias é uma coleção de contos organizada por George R. R. Martin, autor dAs Crônicas de Gelo e Fogo, e Gardner Dozois, um editor premiado, e publicada pela Saída de Emergência Brasil no ano passado.

O livro inclui dez histórias, que enfocam os anti-heróis, ou aqueles personagens que não se parecem em nada com os mocinhos, como coloca Martin na introdução:

“Desavergonhados, vigaristas e malandros. Vagabundos, ladrões, trapaceiros e crápulas. Meninos e meninas maus. Ludibriadores, sedutores, enganadores, burladores, impostores, fraudadores, falsários, mentirosos, malvados, charlatões... eles têm muitos nomes, aparecem em histórias de todos os tipos, em todo e qualquer gênero, em mitos e lendas... Ah, e também em todos os lugares da História. São filhos de Loki, irmãos do Coiote. Às vezes são heróis. Outras, vilões. Mas costumam ficar num ponto intermediário, numa zona cinzenta... e cinza tem sido minha cor favorita há tempos. É muito mais interessante que o preto ou o branco.” p.11.

O que mais gostei no livro foi a diversidade de gêneros literários e o fato dos contos terem algumas protagonistas mulheres! Há algumas tramas totalmente fantásticas (com direito até a homens cogumelo! Quão louco é isso?!), outras recheadas de elementos de ficção científica, e ainda suspense, mistério e tramas voltadas ao sobrenatural.

Das dez histórias, destaco quatro que se tornaram minhas favoritas da coleção: “A árvore reluzente”, “Um ano e um dia na velha Theradane”, “Qual é a sua profissão?” e “Em cartaz”. Falarei um pouco de cada uma delas para vocês entenderem o porquê.

Em “A árvore reluzente” conhecemos como é o dia de um personagem bastante curioso dA Crônica do Matador do Rei, o Bast, que troca mentiras e ideias de vingança, com as crianças da vila que pedem seu auxílio, por comida ou segredos. O conto de Patrick Rothfuss nos dá uma ideia sobre o ambiente rico da série e o estilo do autor. E, não vou mentir, me despertou vontade de conhecer mais!

Amarelle Parathis, em “Um ano e um dia na velha Theradane”, conseguiu despertar a ira de uma das magas mais poderosas da região de uma forma nada educada, ela foi até a casa de Ivovandas lhe gritar xingamentos no meio da noite, rs! Agora, para não passar a eternidade como uma estátua de pedra enfeitando a paisagem, ela precisa descobrir, junto com seus amigos ladrões, como roubar uma rua! Isso porque essa determinada rua representa o poder de um mago rival de Ivovandas e influencia seu poder. Adorei o conto de Scott Lynch, pois apresenta uma história bem fora do comum e conta com um grupo de personagens muito interessantes. É bacana ver todas as tentativas da galera de Amarelle para “roubar” a rua e como, cada um, com suas próprias habilidades, ajuda de forma diferente a criar um plano infalível.

A protagonista do conto “Qual é a sua profissão?” tem um trabalho que está bem longe do convencional, mas, quando é promovida para trabalhar em outra área do estabelecimento da chefe, e consegue um cargo de intuitiva e leitora de auras, nem podia imaginar a situação em que iria se meter. Um dia, uma mulher chamada Susan procura sua ajuda para purificar a casa de energias negativas que estariam afetando seu enteado, que vive ameaçando matá-la. No lugar, entretanto, ela escuta a versão do próprio Miles e logo se vê envolvida num jogo psicológico sem saber em qual dos dois pode confiar. Digo para vocês que até agora tenho dúvidas sobre quem estava falando a verdade, rs, além disso adoraria saber o que acontece a seguir, já que o conto acaba na melhor parte! Por causa dele, já pedi um livro da Gillian Flynn para ler mais títulos da autora.

“Em cartaz” conseguiu o posto de meu conto favorito ao trazer a louca aventura de Lindsay para comprar um ingresso para o cinema! Era um filme que ela queria assistir há tempos, mas, toda hora algum fato absurdo atrapalha sua missão de enfrentar a fila gigantesca da bilheteria, rs. Tudo isso no dia em que Jack, um antigo rolo, resolve aparecer e tenta convencê-la de que há uma conspiração acontecendo. É uma história com um ritmo de tirar o fôlego com um quê de ficção científica, escrito por uma autora premiadíssima lá fora e que, infelizmente, não tem nenhum dos seus títulos publicados aqui no Brasil. Editoras, invistam em obras da Connie Willis, por favor!

O conto que dá nome ao título do livro e que traz o universo dAs Crônicas de Gelo e Fogo, “O Príncipe de Westeros ou O Irmão do Rei”, trata sobre os conflitos entre os Targaryen algumas décadas antes do início da famosa série. É interessante saber com mais detalhes o que ocorreu, já que, como nos livros essa é apenas uma de muitas histórias, a parte do Rei Louco ainda era bem confusa  para mim, rs. Apesar de tudo, ele não foi o meu conto favorito.

Contos que estão no livro:

. Como o Marquês recuperou seu casaco - Neil Gaiman;
. Proveniência - David W. Ball;
. Qual é a sua profissão? - Gillian Flynn;
. Um jeito melhor de morrer - Paul Cornell;
. Um ano e um dia na velha Theradane - Scott Lynch;
. A caravana para lugar nenhum - Phyllis Eisenstein;
. Galho envergado - Joe R. Lansdale;
. A árvore reluzente - Patrick Rothfuss;
. Em cartaz - Connie Willis;
. O príncipe de Westeros ou O irmão do rei - George R. R. Martin.


A capa do livro pode dar a atender que só há histórias de fantasia no estilo de Game Of Thrones, mas como vocês viram, ainda bem, ele tem potencial para agradar uma variedade de leitores com gostos diferentes. Além da diversidade de gêneros literários, outro ponto muito interessante de livros como O Príncipe de Westeros e Outras Histórias, é descobrir novos autores para a extensa e interminável lista de “quero ler”. E depois da leitura, vocês bem perceberam, já adicionei vários! rs

E vocês, já leram O Príncipe de Westeros e Outras Histórias? Quais foram seus contos favoritos? Não deixem de contar suas impressões nos comentários e até a próxima!

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo