5 de abril de 2016

7 livros clássicos de ficção científica que você deveria ler!

Hey pessoal, recentemente o TecMundo publicou um video comentando sete títulos clássicos de ficção científica que todo mundo deveria ler. Assista ao video abaixo, continue lendo o post para conhecer a sinopse de todos os livros presentes na lista, e escolha sua opção favorita!

Você é um verdadeiro apaixonado por ficção científica? Então você precisa conhecer alguns dos livros mais importantes neste gênero. Confira a lista com alguns dos maiores clássicos agora mesmo. (TecMundo)

1. Eu, Robô - Isaac Asimov


Sinopse: Sensíveis, divertidos e instigantes, os contos de Eu, robô são um marco na história da ficção científica, seja pela introdução das célebres Leis da Robótica, pelos personagens inesquecíveis ou por seu olhar completamente novo a respeito das máquinas. Vivam eles na Terra ou no espaço sideral; sejam domésticos ou especializados, submissos ou rebeldes, meramente mecânicos ou humanizados, os robôs de Asimov conquistaram a cabeça e a alma de gerações de escritores, cineastas e cientistas, sendo até hoje fonte de inspiração de tudo o que lemos e assistimos sobre essas criaturas mecânicas. Verdadeiro marco na história da ficção científica, Eu, robô reúne os primeiros textos de Isaac Asimov sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela primeira vez, as célebres Três Leis da Robótica: os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na literatura e na própria ciência.

2. O Guia dos Mochileiros das Galáxias - Douglas Adam


Sinopse: Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

3. 1984 - George Orwell


Sinopse: 1984 é uma das obras mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Publicado em 1949, quando o ano de 1984 pertencia a um futuro relativamente distante, tem como herói o angustiado Winston Smith, refém de um mundo feito de opressão absoluta. Em Oceânia, ter uma mente livre é considerado crime gravíssimo, pois o Grande Irmão, líder simbólico do Partido que controla a tudo e todos, "está de olho em você". No íntimo, porém, Winston se rebela contra a sociedade totalitária na qual vive: em seu anseio por verdade e liberdade, ele arrisca a vida ao se envolver amorosamente com uma colega de trabalho, Júlia, e com uma organização revolucionária secreta.
+ Leia um trecho

4. 2001: Uma Odisséia no Espaço - Arthur C. Clarke


Sinopse: No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial HAL 9000, penetre a visão de um futuro que poderia ter sido, uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas do cinema por Stanley Kubrick.

5. Neuromancer - William Gibson


Sinopse: No futuro, existe a matrix. Uma espécie de alucinação coletiva digital na qual a humanidade se conecta para, virtualmente, saber de tudo sobre tudo. Mas há uma elite que navega por essa grande rede de informação - os cowboys. Case era um deles, até o dia em que tentou ser mais esperto do que os seus patrões que fritaram suas conexões com o ciberespaço, tornando-o um pária entre os seus iguais. Ele vaga pelos subúrbios de Tóquio, mais envolvido do que nunca em destruir a si próprio, até ser contatado por Molly, uma bela e perigosa mulher que, assim como ele, desconfia de tudo e de todos. Os dois acabam se envolvendo numa missão cheia de mistérios e perigos, da qual depende toda a existência da rede. O romance de estre ia de Gibson é o primeiro volume da chamada Trilogia do Sprawl, que ainda inclui os livros Count Zero e Mona Lisa Overdrive.

6. O Planeta dos Macacos - Pierre Boulle


Sinopse: Em pouco tempo, os desbravadores do espaço descobrem a terrível verdade: nesse mundo, seus pares humanos não passam de bestas selvagens a serviço da espécie dominante... os macacos. Desde as primeiras páginas até o surpreendente final – ainda mais impactante que a famosa cena final do filme de 1968 –, O planeta dos macacos é um romance de tirar o fôlego, temperado com boa dose de sátira. Nele, Boulle revisita algumas das questões mais antigas da humanidade: O que define o homem? O que nos diferencia dos animais? Quem são os verdadeiros inimigos de nossa espécie? Publicado pela primeira vez em 1963, O planeta dos macacos, de Pierre Boulle, inspirou uma das mais bem-sucedidas franquias da história do cinema, tendo início no clássico de 1968, estrelado por Charlton Heston, passando por diversas sequências e chegando às adaptações cinematográficas mais recentes. Com milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, O planeta dos macacos é um dos maiores clássicos da ficção científica, imprescindível aos fãs de cultura pop.

7. Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley


Sinopse: Uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Um universo que louva o avanço da técnica, a linha de montagem, a produção em série, a uniformidade, e que idolatra Henry Ford. Essa é a visão desenvolvida no clarividente romance distópico de Aldous Huxley, que ao lado de 1984, de George Orwell, constituem os exemplos mais marcantes, na esfera literária, da tematização de estados autoritários.

Comentando a lista:
Acho interessante que não li, ainda, nenhum dos títulos mencionados, então a lista acabou sendo uma boa para adicionar mais livros à interminável lista de "lerei", rs.

1. Eu, O Robô parece ser uma boa opção por ser referência para muitas histórias e, também por ser composto por contos, mas não chega a ficar em primeiro lugar dos livros que escolheria para "ler primeiro" do autor.

2. Já ouvi várias pessoas recomendando O Guia do Mochileiro das Galáxias e a trama me agrada bastante, mas, tenho a impressão que a série é mais direcionada ao público infanto-juvenil, o que me deixa um pouco em dúvida em embarcar na aventura de Douglas Adam.

3. Quando penso em um título clássico de ficção científica, logo me vem a mente o famoso 1984. Infelizmente, a adaptação cinematográfica que assisti recentemente, em preto e branco, me tirou boa parte da empolgação para ler a história. Ainda tenho esperanças de que a narrativa do livro consiga me fisgar a voltar a ler, apesar de já saber o que acontece.

4. 2001: Uma Odisséia no Espaço sempre figura entre as listas de títulos sci-fi, e tem uma trama interessantíssima, principalmente, em relação a ideia do computador autoconsciente junto com a equipe de humanos, fato que me chamou bastante a atenção (Por que eu sempre lembro de Mass Effect? rs).

5. Um título que já foi para a minha lista de desejados desde que assisti a uma review super positiva é Neuromancer! Gosto muito da questão da rede e da matrix e tenho muita curiosidade em ler a trilogia. Aliás, se alguém quiser me mandar de presente, eu aceito! rs

6. Planeta dos Macacos talvez seja o título que menos me agrada na lista, não que já tenho tido contato com o livro, mas um dos filmes clássicos baseados na história me deixou uma má impressão que perdura até hoje! rs Apesar de tudo, a crítica presente na 'inversão' do poder nessa nova realidade é muito interessante.

7. Como gosto de distopias, um livro que poderia ler da lista também é Admirável Mundo Novo. Já ouvi falar muito bem da trama e, diferentemente de 1984, não sei como a história se desenrola, então, ponto positivo para ele! rs

É isso pessoal, o que acharam da lista? Gostaram dos títulos, se interessaram, ou mesmo, já leram algum deles? Qual título ficou faltando, na opinião de vocês?

Obrigada por lerem o Open Page, deixem nos comentários suas impressões e até o próximo post.

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo