26 de maio de 2016

Resenha Sejamos todos feministas - Chimamanda Ngozi Adichie


Título: Sejamos todos feministas | Autor: Chimamanda Ngozi Adichie  Editora: Companhia das Letras | Número de páginas: 64 | Ano: 2015 |
Sejamos todos feministas é um livro que traz uma mensagem simples e clara: precisamos falar sobre feminismo e sobre a igualdade entre os gêneros. O livro é uma adaptação do discurso que Chimamanda Ngozi Adichie fez no TEDxEuston, em 2012, e que já teve mais de um milhão de visualizações na internet.

Chimamanda vai direto ao ponto da questão e traz várias situações que ela própria vivenciou para exemplificar e justificar suas ideias. Uma delas aconteceu em um restaurante nigeriano, onde o garçom cumprimentou apenas seu amigo e a ignorou completamente. Ser mulher lhe tornava indigna do cumprimento? A verdade, ela diz, é que o garçom, assim como todos nós, é produto de uma sociedade que vê os homens como mais importantes do que as mulheres.

        “Hoje vivemos num mundo completamente diferente. A pessoa mais qualificada para liderar não é a pessoa fisicamente mais forte. É a mais inteligente, a mais culta, a mais criativa, a mais inovadora. E não existem hormônios para esses atributos. Tanto um homem como uma mulher podem ser inteligentes, inovadores, criativos. Nós evoluímos. Mas nossas ideias de gênero ainda deixam a desejar.” p. 21

Negar que isso acontece hoje, é negar o fato de que mulheres tem salários menores do que homens, mesmo desempenhando a mesma função; é negar que mulheres são culpabilizadas ao sofrerem assédio; é negar que mulheres são cobradas todos os dias pela sociedade a estarem sempre belas e, se não o são, é por desleixo; é negar que mulheres, mesmo trabalhando fora, ainda assumem a maior parte das tarefas domésticas, bem como o cuidado com os filhos, pois “nasceram” para essas atividades; Dentre muitas outras situações que nos passam despercebidas no dia a dia.

Sejamos todos feministas é um ótimo título para iniciar a discussão sobre um tema muito amplo que é o feminismo, pois aborda de forma fácil o que é realmente esse movimento, qual a sua luta e os fatores que geram muitos desentendimentos, até mesmo entre as mulheres que não entendem, ainda, que o feminismo não prega a inferioridade do homem, como faz o machismo em relação a mulher.

O feminismo prevê que as mulheres possuam os mesmos direitos que os homens já desfrutam há séculos e que foram negados às mulheres pelo simples fato de serem mulheres, como agir e se vestir como bem quiserem, sem a imposição social do que é adequado a elas ou não, de poderem trabalhar em funções que sempre foram destinadas apenas ao universo masculino, andar na rua sem medo de sofrer assédio e violência, enfim, ser o que são e o que quiserem ser em um mundo mais justo, de oportunidades para as pessoas, independente do seu gênero.

        “Se, por um lado, perdemos muito tempo dizendo às meninas que elas não podem sentir raiva ou ser agressivas ou duras, por outro elogiamos ou perdoamos os meninos pelas mesmas razões." p.27
         “Ensinamos as meninas a sentir vergonha. ‘Fecha as pernas, olha o decote.’ Nós as fazemos sentir vergonha da condição feminina; elas já nascem culpadas. Elas crescem e se transformam em mulheres que não podem externar seus desejos. Elas se calam, não podem dizer o que realmente pensam, fazem do fingimento uma arte.” p.36

Entretanto, Sejamos todos feministas não é um livro direcionado apenas ao público feminino pois, como o próprio título sugere ao trazer a palavra "todos" no lugar em que se espera encontrar "todas", o texto dialoga também com os homens, que deveriam, da mesma forma, se apropriar das discussões atuais sobre gênero e, também, o feminismo, nos ajudando a desconstruir os estereótipos e preconceitos que, ainda no século XXI, rondam o tema.

Só dialogando sobre o assunto e criando nossos filhos de maneira diferente é que vamos conseguir, na visão de Chimamanda, mudar a cultura e transformar o mundo em um lugar, onde poderemos viver de forma mais autêntica e feliz.

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo