28 de julho de 2016

Resenha Trama - Michael Jensen e David Powers King

Título: Trama | Autor: Michael Jensen e David Powers King | Editora: Arqueiro  Número de páginas: 2304 | Ano: 2016 | Leia um trecho
Hey pessoal, como vão? Hoje, falarei sobre um ótimo título de fantasia voltada ao público jovem, escrito em parceria por Michael Jensen e David Powers King, e lançado por aqui pela Editora Arqueiro: Trama.

O sonho de Nels era se tornar um cavaleiro do reino de Averänd. Todos em Vila das Pedras conheciam a vontade do garoto de 17 anos e o incentivavam a não desistir, já sua mãe, entretanto, era totalmente contra a Nels seguir esse caminho e insistia para que ele ficasse por perto.

Seu passado era um mistério para Nels, pois a mãe nunca havia lhe contado nada sobre o que aconteceu com seu pai e porque viviam, praticamente, escondidos na choupana, afastados dos moradores da vila. Até o dia anterior ao festival, em que Nels discute com a mãe e ela lhe revela que seu pai foi assassinado.

Nels estava decidido a ir ao festival e ser escolhido como novo escudeiro do reino, apesar da mãe ter lhe dito para consertar a cerca, trabalhar na plantação e cuidar dos animais enquanto ela estivesse fora. O garoto acaba indo, se envolve numa disputa por um beijo da princesa e, quando retorna para casa, acaba sendo assassinado! Quem fez isso e por quê? Nels precisa descobrir!

O fantasma de Nels fica vagando pela floresta até que uma garota se mostra ser a única capaz de vê-lo e ela é nada menos que a princesa de Averänd, Tyra, a garota que o recusou na frente de todos. Agora Tyra precisa ajudá-lo, senão Nels pretende assombrá-la pelo resto da vida!


       “Ela instigou a égua a galopar, mas o simplório correu à frente e abriu os braços. Tyra puxou as rédeas, mas não foi capaz de conter Brooklet a tempo. A égua passou por cima do estranho. Assustada, Brooklet empinou as patas e jogou Tyra da sela. A princesa soltou um grito agudo antes de cair na estrada. A égua partiu na direção de Vila das Pedras. Sem fôlego, Tyra rolou de lado e ofegou várias vezes antes de conseguir respirar direito. Não havia se machucado, mas sabia que seu traseiro estaria dolorido pela manhã. Ajoelhou-se. A faixa em volta da cintura havia se soltado e o capuz tinha caído da cabeça. O rapaz estava parado junto dela, o corpo e as roupas sem qualquer sinal do acidente.
        Como é que ele não está ferido?
      Brooklet tinha passado por cima dele. Não havia como o sujeito ter desviado a tempo. Mas então, para sua surpresa, com o cabelo cor de areia e os olhos de um verde intenso, ela reconheceu o rapaz.
       Era o camponês do festival.
       - Você! - As vozes dos dois soaram ao mesmo tempo.”

Me interessei por Trama enquanto lia a sinopse e logo imaginei que poderia gostar muito do livro, já que era um título de fantasia (e estou numa fase de literatura fantástica) e, principalmente, pela coisa toda do fantasma! Pelo que me lembro, desde A Mediadora não li mais nada envolvendo esses seres translúcidos, então, aproveitei a chance, rs.

O universo de Trama é muito bem construído e original, seu funcionamento está todo relacionado com linhas e à arte da costura! É em uma Urdidura, uma tapeçaria mágica criada num tear, onde a história do mundo é tecida e a vida de cada uma das pessoas está presente com seus próprios fios. Qualquer descuido do Urdidor, aquele cuja responsabilidade é a de proteger a história do mundo, pode gerar um rasgo na tapeçaria que destruirá tudo!

Nels foi meu personagem favorito do livro. Ele é aquele tipo de protagonista que tem muitos sonhos e que a vida não acontece como o planejado mas, mesmo assim, ele continua bem humorado. É muito divertido vê-lo atrapalhando Tyra no castelo e fazendo a princesa ficar com fama de louca, rs. A dinâmica de ser um fantasma também é muito interessante (já falei que gosto de história de fantasmas?), além do fato de só Tyra poder vê-lo e ouvi-lo gerar várias situações ora constrangedoras, ora engraçadas.

Apesar de Tyra ser meio chatinha e difícil de gostar no começo, ela foi a personagem mais bem trabalhada do livro. É possível perceber a transformação da princesa mimada, que não está nem aí para seu povo e se preocupa somente consigo própria, para uma garota mais sensível durante a aventura vivida com Nels que, claro, também teve seu papel em chamar a garota para a realidade e mudar seus valores.

Os diálogos entre a dupla de protagonista são ótimos e, por mim, deveriam ter mais espaço durante a busca pela Agulha. A aventura é muito boa, apesar dos poucos perigos que o casal enfrenta, realmente. Teria gostado ainda mais de Trama se a jornada de Nels e Tyra tivesse sido mais longa e aprofundada, pois, vocês sabem, adoro livros mais detalhados. Outro ponto que poderia ser mais trabalhado é o romance entre Nels e Tyra, que ficou numa esfera beeeem light.

No decorrer da história, muitos aspectos são explicados, como o fato de Tyra ser a única a ver Nels, a curiosa relação entre os dois, e o motivo do vilão vir atrás de Nels para matá-lo, mas os autores deixaram linhas soltas no enredo. Mesmo que não atrapalhem o entendimento dos acontecimentos, algumas perguntas ficaram sem resposta, o que pode ser um ponto negativo para Trama, se não existir um segundo livro.

Inicialmente, parece que Trama seria um livro único, sem uma continuação, entretanto, no dia em que terminei a leitura e dei uma olhada na página do título no Goodreads, me deparei com a resposta do próprio Michael Jensen a um leitor, dizendo que a história ainda não acabou! Assim, podemos esperar um próximo livro em breve. Com certeza, o que foi criado até agora para o universo do título mostra que há muito potencial para uma sequência, e eu adoraria ver algumas questões respondidas num próximo livro, rs. 

E o autor me respondeu no twitter e sim, vamos ter uma continuação!
Recomendado!

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo