6 de outubro de 2016

Resenha O Livro de Memórias - Lara Avery

Título: O Livro de Memórias | Autor: Lara Avery | Editora: Seguinte | Número de Páginas: 352 | Ano: 2016
Samantha McCoy já tem tudo organizado para atingir seus objetivos nos próximos anos. Ela tira notas boas na escola, faz maratona de estudos junto com sua amiga Maggie para a competição de debate que acontecerá em alguns meses, e sabe que manter sua posição como oradora da turma será importante para, no fim do ano, conseguir uma vaga na universidade. Nada irá atrapalhar seu sonho de ir para a faculdade em Nova York, nem mesmo uma rara doença que, com o tempo, prejudicará sua memória e o controle corporal – entre outras coisas -, chamada Niemann-Pick, tipo C.

Apesar dos conselhos dos médicos e da preocupação dos pais, Sammie acredita que poderá se cuidar sozinha por um bom tempo e não desiste de continuar indo à escola. Afinal de contas, se é raro que esse tipo de demência se manifeste em uma garota da idade dela, e possível que a doença não fique tão ruim quanto dizem.

Determinada, a garota passa a escrever um Livro de Memórias em seu notebook para que no futuro se lembre do que aconteceu e seja uma versão melhor de si mesma, principalmente agora que sua antiga paixão, Stuart, voltou a cidade e os dois passaram a se conhecer melhor. Seus novos planos vão incluir ainda o vizinho e amigo de infância, Cooper, que logo se mostrará alguém com quem Sammie pode contar para os bons e maus momentos.

É o Livro de Memórias que temos em mãos ao começar a leitura, o (quase) diário que Sammie escreveu para ajudá-la a lidar com as progressivas lacunas em suas lembranças.

Gostei muito da trama ser contada pela visão da personagem em seu livro de memórias porque isso, além de trazer uma cara própria ao livro, dá a impressão de estarmos lendo algo escrito, mesmo, por uma garota da sua idade. No livro, encontramos um estilo todo particular de narrar os acontecimentos, que traz, junto com eles, comentários de Sammie sobre o passado, seus desejos, incertezas e previsões sobre o futuro.

Apesar de não curtir histórias muito tristes ou sick-lits – que são livros cujos protagonistas, geralmente, sofrem de alguma doença grave - , eu gostei da leitura. De alguma forma, o livro conseguiu chamar minha atenção e até já apareceu por aqui nas apostas dos lançamentos mais bacanas de agosto.

Logo após terminar a leitura, fiquei com a sensação de que não havia muito o que dizer, ou como fazê-lo... A verdade é que, apesar de ser uma história triste, como já podemos perceber pela sinopse, o foco não está na doença e ela não está ali só para impactar o leitor. A questão é como Sammie enfrenta esse desafio e como ela se relaciona com aqueles que estão a sua volta.

Além disso, O Livro de Memórias consegue dar um tapa de modo delicado na cara do leitor. Isso porque a trajetória de Sammie é inspiradora e ela, mesmo com o prognóstico mais desfavorável possível, não se deixa abater – o que seria bastante compreensível, dada a situação - e continua forte enfrentando cada problema e querendo viver do seu próprio modo.

A personagem de Sammie faz pensar em como, às vezes, desistimos fácil de certas coisas que queremos e nos lembra, também, que estando doentes ou não, o futuro, na verdade, é imprevisível. Nos chama atenção para aquilo que iremos querer recordar no futuro e, mais importante, traz que o mais especial são os momentos que compartilhamos com que amamos.

Não é uma trama cheia de reviravoltas, mas, mesmo assim, é engraçado como os livros assim mechem com a gente, não é verdade? Por isso mesmo, é melhor evitar ler O Livro de Memórias enquanto estiver passando por um um período mais sensível ou se você tiver dificuldade em se distanciar dos personagens, ok?! rs

"Muitas coisas não são prováveis. Tudo é possível."
173 p.

    

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo