7 de fevereiro de 2017

Resenha 101 Brasileiros que Fizeram História - Jorge Caldeira

Título: 101 Brasileiros que Fizeram História | Autor: Jorge Caldeira | Editora: Estação Brasil / Sextante | Num. de Páginas: 232 | Ano: 2016 | Leia um trecho
101 Brasileiros Que Fizeram História é um livro que reúne informações sobre as personagens que marcaram a nossa história e, segundo o idealizador do título, ajudaram a fazer do Brasil aquilo que é o país é hoje.

Passando pela época do descobrimento até os dias atuais, somos apresentados aos 101 personagens escolhidos por Jorge Caldeira, de forma leve e, também, sucinta. Se por um lado isso facilita a leitura, pois o autor resume e destaca os aspectos mais importantes de cada um deles, não podemos nos esquecer de que uma ou duas páginas são apenas um recorte da vida dessas pessoas, e dessa forma, vários detalhes acabam ficando de fora.

Confesso que não me empolguei muito com a leitura no começo, pois as histórias da primeira parte me pareceram um pouco repetitivas, tendo sempre foco em alianças matrimoniais com os índios que eram comuns nesse período da história. Mas as coisas ficam interessantes quando começam a aparecer nomes mais conhecidos como Antônio Vieira, Zumbi, Xica da Silva e Tiradentes. Em meios às personalidades relacionadas a política – Dom Pedro, Dom João VI, Rui Barbosa, Vargas, Kubitschek, etc. -, temos também Frei Caneca, Anita Garibaldi, escritores como Machado de Assis e Guimarães Rosa e inventores como Santos Dumont.

Não poderia deixar de falar que o projeto gráfico de 101 Brasileiros Que Fizeram História é muito bonito! O livro é recheado de ilustrações e fotos que nos aproximam um pouco mais dessas personagens históricas, tendo ainda, em um caso ou outro, como o de Tarsila do Amaral e Aleijadinho, páginas dedicadas a mostrar uma parte de suas obras.
A proposta do livro de contar a história do Brasil através da vida dessas figuras é muito bacana, bem como o desafio de fazer esse panorama de forma acessível para o leitor despretensioso, que não conhece ou pretende se aprofundar na História, mas, deseja conhecê-la. Se esse é seu caso, leitor, não deixe de dar uma olhada em 101 Brasileiros Que Fizeram História. Afinal, só podemos mudar o futuro se conhecermos o passado, rs.

Da coleção Brasil 101, já foi lançado também o livro 101 Canções que tocaram o Brasil, por Nélson Motta.

   

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo