2 de março de 2017

Resenha Propósito - Sri Prem Baba

Título: Propósito: A coragem de ser quem somos | Autor: Sri Prem Baba | Editora: Sextante | Número de Páginas: 160 | Ano: 2016 |
Oi pessoal, como passaram o carnaval? rs Na resenha de hoje trago para vocês algumas das minhas impressões sobre o livro Propósito: A coragem de ser quem somos do líder humanitário e mestre espiritual Sri Prem Baba, lançamento da Sextante.

Em Propósito, Sri Prem Baba tem como objetivo mostrar como podemos encontrar ou alinhar nossos caminhos à nossa missão de vida. Mas, afinal, por que existimos e o que viemos fazer aqui? São essas perguntas às quais o autor busca responder, percorrendo, em sete capítulos, uma jornada partindo do autoconhecimento até o despertar do amor.

“Nossa inteligência nos proporcionou muitas conquistas. Conseguimos um certo domínio sobre a matéria e com isso passamos a agir como se a natureza existisse somente para nos servir. (...) E hoje sofremos de uma profunda doença chamada egoísmo, que nos leva a manifestar um grau insustentável de desrespeito à natureza e aos outros seres humanos, além de uma profunda ignorância em relação ao significado da vida.” p.12

Apesar do livro ser escrito por um mestre espiritual, não há muitas informações ou explicações do que seria o Propósito de cada um de nós a partir de uma perspectiva, digamos, mais religiosa. Prem Baba faz algumas menções sobre conceitos como mahamaya (a grande ilusão), e discorre um pouco sobre o karma e a Yoga, mas não há um aprofundamento nesses temas.

Na maior parte dos capítulos em que o autor fala sobre assuntos e dificuldades comuns aos seres humanos - como medo, negação, identidade, talentos, dinheiro e relacionamentos - e como estes se relacionam à caminhada para “descobrir o nosso propósito”, podemos perceber ideias de várias correntes da Psicologia e, também, da própria Psicanálise. Um fato interessante encontrado na contracapa e que deve ter contribuído muito para isso é que Prem Baba também estudou Psicologia, rs.

Esses aspectos acabaram tornando minha leitura bem diferente do que imaginava! Ela foi boa, já que muitas reflexões que Prem Baba traz são interessantes e relevantes para a maior parte dos leitores, apesar disso, gostaria de ter aprendido mais sobre a espiritualidade na visão do autor, que foi discípulo de um mestre da linhagem indiana Sachcha e conhece, também, bastante sobre a Yoga.

Ao final do livro há o capítulo “Chaves Práticas” que traz algumas dicas e atividades para que o leitor coloque em prática e aprofunde os conceitos falados durante o livro. O bacana é que em cada um dos exercícios há uma indicação do capítulo correspondente, o que torna mais fácil reler sobre o assunto.

“O amor é a semente e ao mesmo tempo o fruto maduro da árvore da consciência. Ele é a própria seiva da vida, é a nossa essência. Assim como o perfume da rosa é inseparável da rosa, o amor é inseparável do Ser. Quando amamos de verdade, estamos exalando a fragrância do Ser. Assim como o propósito do Sol é iluminar e aquecer, o propósito do ser humano é amar. Por isso eu sempre digo que tudo se resume ao amor.” p.123

Gostou do livro? Aproveite para ler o primeiro capítulo de Propósito disponibilizado pela Sextante, clicando aqui!

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo