6 de julho de 2017

O que andei lendo até agora e livros para o segundo semestre de 2017


Hey pessoal, como vão? Chegamos ao mês de julho e hoje farei uma retrospectiva do que eu andei lendo durante os primeiros seis meses de 2017 e contar sobre algumas das minhas metas de leitura para o segundo semestre do ano.

No início de 2017 acabei não fazendo posts de metas literárias porque queria que as minhas escolhas literárias fossem o mais espontâneas possível, então estou deixando espaço para ler aquilo que me der vontade ao longo do ano. Por esse motivo também, mudei o cronograma de posts, e isso tem funcionado bem para mim, principalmente nos últimos meses em que tenho conseguido programar com antecedência o conteúdo aqui do blog.

Mas vamos falar das leituras realizadas!

Leituras do primeiro semestre
Janeiro  •  Fevereiro e Março •  Abril  •  Maio  •  Junho



No começo do ano li os dois últimos volumes de Aoharaido, uma série shoujo de mangá que adorei e dois títulos de poesia bem legais, o Baladas da Hilda Hilst (autora pela qual estava super curiosa para conhecer) e Poesia Reunida da Martha Medeiros, que também foi uma boa leitura.

De autoras novas, li também o mais famoso livro de contos de uma autora da qual queria ler algo há tempos, Antes do Baile Verde da Lygia Fagundes Telles. As minhas impressões sobre ele estarão aqui no blog em breve.



De curioso, no início do ano li Propósito, um livro que tem temática espiritual e tenta responder o que viemos fazer neste mundo e Isso me traz alegria, um guia de organização bem famoso de uma autora japonesa que parte do princípio de manter em nossa vida apenas objetos que são úteis ou trazem sentimentos positivos. Além deles, uma leitura que poderia ser mais interessante foi 101 Brasileiros que fizeram história.

Finalmente terminei a leitura que comecei no terceiro ano da faculdade e por algum motivo misterioso ainda não tinha finalizado, rs, que é o Bioenergética, do Lowen. Na época me fez muito sentido e acabei curtindo mais os primeiros capítulos do que dos últimos, mas ainda quero ler mais obras sobre a teoria.



Consegui colocar em prática a leitura dO Livro da Literatura (um guia cheio de clássicos literários que contextualiza obras desde o período a idade antiga até o presente), que estava já há um bom tempo na estante e tudo isso graças a uma das várias mudanças que a leitura de Mutações da Literatura no Século XXI, da Leyla Perrone-Moisés, vem me proporcionando como leitora desde então. Mutações, um título de teoria e crítica literária, foi uma das melhores leituras do primeiro semestre, e com certeza será, também, do ano!

E seguindo a linha das melhores leituras estão os dois últimos volumes de uma das minhas séries favoritas, Os Sete Reinos, O Trono Lobo Gris e A Coroa Escarlate, títulos que não poderia dar menos de 5 estrelas, rs. Estou fazendo planos para ler também os demais livros que se passam no mesmo universo, cerca de 20 anos depois. Terá que ser em inglês mesmo, já que não há previsão que eles sejam lançados por aqui tão cedo, infelizmente.



Na categorias de YAs, li dois títulos com tramas muito boas. A Traidora do Trono, é o segundo volume de A Rebelde do Deserto, e embora apresentando um ritmo mais lento que o primeiro, acrescenta uma nova visão acerca do vilão da história. Já O Ceifador é o volume um da série Scythe, que traz uma sociedade em que as pessoas não morrem a não ser quando coletadas pelos ceifadores.

Outros dois livros que foram boas leituras mas que não agradaram TANTO assim foram Apenas um garoto, que traz um garoto gay que se muda para um novo colégio para recomeçar, e O Sol também é uma estrela, um romance envolvendo questões como acaso, destino e sonhos. Os dois foram respectivamente a primeira e a última leitura do semestre.


E as minhas decepções do semestre foram: Nova Era, o título que encerra uma trilogia que curti muito mas que não chegou a ser tão bom quanto os dois primeiros livros; A Rainha de Tearling, que parecia ser mais um título que entraria para a lista dos meus favoritos mas foi uma leitura mais ou menos; e por último O primeiro dia do resto da nossa vida, que foi, digamos, bem chato, rs.

Livros para o segundo semestre
Estou bastante animada com as leituras do segundo semestre e já separei alguns títulos que gostaria de ler até o final do ano. Vamos ver se consigo concluir a maioria, rs.


 •  Retrato de uma senhora - Henry James
Já tenho esse livro há uns bons anos e ficava esperando ter um tempo legal para me dedicar a leitura. Como sempre, isso nunca acontece, rs, então, coloquei ele numa organização diferente. Dividi a leitura dele em 12 dias, e pretendo finalizar o livro em setembro, outubro. Dando certo, outro título vai entrar nesse "projeto de leitura".

 •  O Vampiro Lestat - Anne Rice
Tenho até vergonha de falar de Lestat aqui. Isso porque estou pra lê-lo há anos! Aliás, conheci As Crônicas Vampirescas em 2006 e li apenas um volume até agora. Estou super animada para me aventurar pela obra da Anne Rice o quanto antes, inclusive a série das Bruxas Mayfair, e ler pelo menos os dois primeiros livros (Entrevista com o vampiro e O vampiro Lestat) ainda em 2017. Agora vai!

 •  História da Vida Privada vol. 1
Nos últimos meses fiquei muito afim de ler livros históricos então aproveitei para colocar o primeiro livro da série dA História da Vida Privada na minha lista do segundo semestre. Leitores que curtem esse tipo de obra sempre indicam e falam super bem dessa coleção. 

 •  A Amiga Genial - Elena Ferrante
Elena Ferrante é autora bestseller com a sua série Napolitana e eu já deveria ter lido o primeiro volume há um tempinho, rs. Tentando diversificar minhas leituras, essa é minha opção de romance contemporâneo para o segundo semestre.

 •  Amantes e rainhas - Benedetta Craveri
Ainda na vibe histórica, fiquei simplesmente super curiosa (para não dizer obcecada) com histórias de rainhas, principalmente por causa da série Reing, que infelizmente foi cancelada. Pesquisando sobre obras históricas de referência, achei finalmente um título que tratava, entre outras, de Catarina de Médici e a história dessa época na França. Tive que caçá-lo nos sebos virtuais porque o bendito está esgotado, rs. Depois de todo o trabalho e empolgação merece muito a leitura ainda este ano!

 • A Senhora do Império - Raymond E. Feist e Janny Wurts
Mais uma série favorita que vou finalizar em 2017. Quero muito saber o que acontece no último volume da trilogia da Saga do Império porque os dois primeiros foram ótimos! O maior desafio é que o livro é bem gordinho.

 • A Sociedade do Anel - J. R. R. Tolkien
Este ano adquiri a minha edição de O Senhor dos Anéis e pretendo fazer a leitura do primeiro livro lá para o finalzinho do ano, se tudo der certo, rs.

Se conseguir ler quatro dessa lista já ficarei contente, até porque sempre aparecerem novos títulos no decorrer do ano. E vocês, programaram leituras para o segundo semestre? Quais livros vocês mais querem ler?

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo