16 de agosto de 2017

O Livro da Literatura - As Grandes Ideias de Todos os Tempos

Título: O Livro da Literatura | Autor: Vários | Editora: Globo Livros | Número de Páginas: 352 | Ano: 2016 |
Hoje trago minhas impressões sobre O Livro da Literatura, um título para quem quer aprender mais, como o próprio nome já diz, sobre o fascinante universo dos livros.

O Livro da Literatura proporciona uma leitura bastante interessante ao fazer um resumo das principais características que marcaram a literatura em cada época da história e suas transformações ao longo do tempo. O bacana é que os autores trazem títulos importantes para exemplificar as mudanças de cada período, desde 3000 A.C., passando pelo Renascimento, Iluminismo, Romantismo, Pós-Guerra até chegar aos dias atuais.

É importante lembrar, entretanto, como o próprio livro menciona no capítulo de introdução, que os mais de duzendo livros citados são apenas um recorte, e acrescenta ainda que, certamente, mais duzentos títulos importantes precisaram ficar de fora durante a organização do livro.

Para os leitores que estão iniciando no estudo da literatura ou possuem interesse pelo tema, é legal saber que a maioria dos clássicos estão presentes nO Livro da Literatura, como as famosas obras de Shakespeare, Tolstói, Jane Austen, Dickens, Homero, Goethe, entre outros.

Como já era de se esperar, a maioria das obras referenciadas fazem parte da literatura inglesa e norte-america, e são poucos os exemplos da literatura oriental (pela qual sou bastante curiosa), principalmente lá pelos últimos capítulos do livro, o que é uma pena. Além disso, o Brasil também aparece pouco e, infelizmente, não há menção de nenhuma obra na parte de literatura contemporânea. Machado de Assis e Guimarães Rosa são tratados com maiores detalhes em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Grande Sertão Veredas, já outros poucos são apenas mencionados na seção de "Leitura Adicional", como é o caso de Os Sertões.

Uma característica que pode ser um problema para os leitores mais desavisados é que o enredo de alguns títulos é revelado. Assim, é prudente pular as partes sobre livros que você pretende ler em breve para não correr o risco de se deparar com um baita spoiler.

Além de conhecer as principais mudanças pelas quais a Literatura passou durante todos esses séculos, O Livro da Literatura também é uma ótima fonte para as próximas escolhas literárias e para aumentar a lista de livros desejados. Eu, por exemplo, cheguei a marcar ao todo 158 títulos interessantes que gostaria de ler futuramente, rs.

E você já leu O Livro da Literatura? Gostou da experiência?

Compartilhe

  • Delicious

0 comentários:

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, você pode escrever para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Blogger Template by Clairvo